dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Faturamento de pequenos empresários paulistas caiu 10,2% em maio

20/07/2015 16h00
São Paulo

Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil

O faturamento real das micro e pequenas empresas paulistas caiu pela quinta vez consecutiva e recuou 10,2% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2014, diz a pesquisa mensal Indicadores Sebrae-SP. A queda do poder de compra da população tem reduzido o nível de consumo interno e, em maio deste ano ante maio de 2014, os reflexos foram sentidos pela indústria (-17,4%), comércio (-4,5%) e serviços (-13,6%).

Segundo o Sebrae-SP, o fraco desempenho da economia brasileira causa impacto negativo em todos os setores. “É um cenário preocupante, porque o ambiente permanece desfavorável às micro e pequenas empresas, que têm menor margem para contornar as adversidades”, diz o Sebrae-SP.

Entre os fatores que prejudicaram o setor estão o aumento do desemprego e da inflação e a piora na confiança. Com isso, a receita em maio foi R$ 45,6 bilhões, o que significa R$ 5,2 bilhões a menos do que em maio do ano passado.

Analistas do Sebrae-SP ressaltam que há mais gente sem emprego e que os preços não param de subir, corroendo o poder de compra. “Com menos [dinheiro] para gastar ou medo de gastar porque o que vem pela frente é incerto, o consumidor se retrai e toda a cadeia [produtiva] é afetada.”

A expectativa para o segundo semestre é de estabilidade no faturamento para 60% dos proprietários. Quanto à economia brasileira, 45% deles esperam manutenção no nível de atividade, ante 49% em junho do ano passado. E 38% acreditam em piora no nível de atividade econômica no segundo semestre. Em junho de 2014, o percentual que esperava piora era 22%.

Edição: Beto Coura

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente