dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Brasil condena ataque na Turquia que causou 30 mortes

20/07/2015 16h12
Brasília
Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil*
O governo brasileiro condenou “veementemente o ataque ocorrido em 20 de julho na localidade de Suruç, na Turquia, classificado pelas autoridades locais como atentado terrorista”, que causou a morte de 30 pessoas e deixou mais de 100 feridos, informou o Ministério das Relações Exteriores.

“Ao manifestar sua solidariedade ao governo e ao povo da Turquia e, em especial, aos familiares das vítimas, o Brasil reitera seu repúdio a todos os atos de terrorismo praticados sob quaisquer motivações”, diz, em nota, o Itamaraty.

O primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu disse que a investigação do ataque suicida de hoje de manhã aponta para a autoria do grupo extremista Estado Islâmico. "As primeiras evidências dizem que a explosão foi um ataque suicida perpetrado pelo Daesh (sigla em árabe para Estado Islâmico)", disse Davutoglu, em entrevista coletiva em Ancara."Ainda não chegamos a uma conclusão”, acrescentou Davutoglu. Segundo ele, o autor do atentado suicida ainda não foi identificado. A imprensa turca informa que o atentado foi praticado por uma mulher jovem, com pouco mais de 20 anos.

Davutoglu acrescentou que o envio de reforços militares para a fronteira com a Síria, que começou há várias semanas, vai continuar. A cidade turca de Suruç fica perto da fronteira com a Síria.

O ataque teve como alvo o jardim de um centro cultural onde mora um grupo de jovens ativistas pró-curdos ou ligados a grupos políticos de esquerda, que queriam atravessar a fronteira para participar da reconstrução da cidade síria de Kobane, destruída durante a batalha que, em setembro do ano passado, colocou frente a frente combatentes do Estado Islâmico e milícias curdas.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Marcos Chagas

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente