dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Aproximação de frente fria provoca ventania e falta de energia no Rio

21/07/2015 18h07
Rio de Janeiro
Da Agência Brasil

A aproximação de uma frente fria foi precedida hoje (21) de ventos fortes em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, que chegaram a 82 km/h no Forte de Copacabana, zona sul da capital do estado, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, provocando falta de energia em alguns bairros.

A Light informou, em nota, que restabeleceu o fornecimento de energia em trechos dos bairros da Tijuca, de Madureira e Bangu, interrompido devido à ventania na cidade. Técnicos seguem trabalhando para normalizar trechos de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, de Campo Grande e Santa Cruz. Segundo a concessionária Supervia, as sete estações do teleférico do Complexo do Alemão, na zona norte da cidade, ficaram fechadas, por medida de segurança, por cerca de duas horas, desde as 14h16, devido às condições climáticas.

O Centro de Operações da prefeitura do Rio informou que os ventos permanecem de moderados a fortes durante todo o dia. A temperatura terá uma queda acentuada a partir de amanhã (22).  A temperatura  máxima prevista é de 26º e a mínima, de 15º. A prefeitura informou ainda que a cidade pode registrar pancadas de chuvas isoladas na noite de hoje, depois de 15 dias sem chover.

O meteorologista do Alerta Rio, Nilton Moraes, explicou que há uma frente fria se deslocando desde ontem (20), da região Sul para o Sudeste: “Ela está atuando entre São Paulo e o litoral sul do estado. Os fortes ventos ocorrem devido a essa aproximação”. Segundo Moraes, amanhã a intensidade dos ventos diminuirá: ”O vento diminui e o céu fica nublado a encoberto, com chuvas fracas e isoladas em qualquer ponto da cidade”.
O Centro de Hidrografia da Marinha informou que ondas de 2,5 metros (m) a 3m devem atingir a orla da capital do estado às 15h desta quarta-feira e permanecer até às 15h de quinta-feira (23). A prefeitura do Rio lançou hoje um aplicativo do Alerta Rio, que vai oferecer informações, em tempo real, sobre clima, chuvas, ventos e até sobre o risco de deslizamentos de terra.
Para receber essas informações, é preciso baixar o novo aplicativo para celular e tablets, que funciona nas plataformas Android e iOS. O serviço da Prefeitura do Rio é atualizado por meio dos dados extraídos dos 33 pluviômetros espalhados pela cidade. Além disso, o Alerta Rio já conta com sete sensores de umidade e temperatura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, o aplicativo ajuda a preparar operacionalmente a cidade em casos de chuvas intensas, além de promover  melhorias nas condições de transmissão de informações e de manutenção da aparelhagem.



Edição: Jorge Wamburg

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente