dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Avião pilotado por brasileiros É abatido na Venezuela


Na aeronave havia 616 pacotes de cocaína; tios lamentam mortes
Breno Boechat

Dois brasileiros morreram na Venezuela depois que o avião em que estavam foi abatido pela Força Aérea daquele país na cidade de Ricaurte. De acordo com o governo local, os amazonenses Klender Hideo de Paula Ida, de 24 anos, e Fernando César Silva da Graça, de 29 anos, transportavam 616 pacotes de cocaína procedentes da Colômbia.

O caso aconteceu na madrugada do último domingo. Segundo o governo venezuelano, a aeronave, modelo Embraer EMB-820C Navajo, foi detectada pelo sistema de inteligência das forças armadas ainda na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia e foi abatida por ser considerada "invasora". De acordo com a Força Aérea venezuelana, dois caças decolaram para abordar os tripulantes brasileiros e orientá-los a desistir do voo. Os dois, no entanto, teriam tentado fugir dos militares, que abriram fogo e abateram a aeronave. Autoridades venezuelanas informaram ainda que, antes da abordagem, os brasileiros tentaram esconder o prefixo da aeronave, a fim de despistar a fiscalização.

Piloto queria parar de voar
Ida trabalhava há cerca de três anos como piloto da companhia aérea Jamil Tur, mas já não mostrava muito interesse em continuar na carreira. Segundo seu tio João Marcos Silva, num almoço realizado na última sexta-feira, o piloto contou que queria parar de voar e que pensava em voltar à faculdade de Engenharia Mecatrônica, que havia trancado. Silva acredita que o sobrinho pode ter sido vítima de uma emboscada.

- Ele era um menino muito querido e de caráter irretocável. Acredito que ele tenha sido vítima de uma sabotagem, que foi contratado para fazer uma viagem e, chegando lá, não teve outra alternativa. A gente sabe como funcionam esses comandos de organizações criminosas. Era um menino incrível. Não há nada a dizer da conduta dele.

Tio de Graça, Anselmo Silva contou que a família não tinha notícias do rapaz há cerca de três meses e que, no último contato, ele teria dito que estava trabalhando com transporte de cargas.

- Nunca imaginamos que ele pudesse estar metido numa coisa dessas - lamentou.

Segundo o parente, a família encontra dificuldade para liberar o corpo e pensa ir à Venezuela para agilizar o processo.

Com os brasileiros, foram encontrados US$ 500 dólares, 1.700 pesos colombianos e apenas R$ 3, em moedas. O Itamaraty informou que foi notificado sobre o abatimento pelo governo venezuelano. Os corpos dos dois brasileiros ainda aguardam liberação, no Hospital Central de Valência, na Venezuela, e devem seguir para o Brasil nos próximos dias. O Ministério de Relações Exteriores informou ainda que um representante do Brasil acompanhará as investigações da polícia venezuelana e estará em contato com as famílias para prestar apoio consular.


Fonte: Sinopse da Marinha/O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente