dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CPI VAI SUGERIR BÔNUS PARA QUEM CONSUMIR MENOS ÁGUA NO ESTADO







A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que investiga a crise hídrica no Estado e a transposição do Rio Paraíba do Sul vai sugerir, em seu relatório final, que os consumidores fluminenses recebam um bônus na conta de água quando gastarem abaixo da média e sejam penalizados quando o consumo for acima da média. A informação foi dada, nesta quinta-feira (27/08), pelo presidente da CPI, deputado Luiz Paulo (PSDB), logo após ouvir o superintendente de Planejamento Integrado da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), Dante Ragazzi Pauli, em reunião na Alerj.

“Apesar de a crise hídrica ser maior no Estado de São Paulo, a empresa (Sabesp) apresentou dois bons projetos para diminuir o consumo de água”, declarou Luiz Paulo, acrescentando que, no caso na penalização, o poder aquisitivo do consumidor tem que ser levado em conta. O superintendente da Sabesp disse que a companhia também tem trabalhado na redução da pressão da água, o que diminuiu as perdas físicas. Segundo o presidente da CPI, essa é uma outra saída que pode ser adotada pelo Estado do Rio. A Sabesp acumula, hoje, 19% de perda física de água, menor do que os 36,3% de 2012 e os 20,3% do início de 2014.

De acordo com Pauli, 80% da população paulista aderiram à proposta de redução no consumo de água e chegaram a ter 30% de abatimento no valor da conta. “O primeiro passo da Sabesp foi desenvolver um trabalho de conscientização junto à população, que tem ajudado muito e dado um resultado espetacular em termos de redução no consumo”, explicou. Atualmente, a empresa continua com as campanhas para a redução do consumo e atua com outras ações para manter o abastecimento no Estado de São Paulo. “Fazemos também ações menores, com pequenas obras, para permitir que um sistema produtor de água ajude o outro. Temos trabalhado muito na redução da pressão, principalmente à noite, para diminuir perdas e consumo”, explicou.

Segundo o superintendente, a situação do Estado está controlada, mas ainda não é “a normalidade”. “Não há conforto, pois estamos muito preocupados e continuamos buscando água para aumentar a nossa segurança hídrica. Achamos que, mantendo todas as operações que temos feito, chegaremos ao fim do ano sem ter que implantar o rodízio”, afirmou Pauli. A Sabesp é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de 364 municípios de São Paulo. São 28,2 milhões de pessoas abastecidas com água e 22,1 milhões de pessoas com coleta de esgoto. Os deputados Edson Albertassi (PMDB), Luiz Martins (PDT) e Dr. Julianelli e Paulo Ramos, ambos do PSol, também participaram da reunião.

(Texto de Vanessa Schumacker)

Fonte: http://www.alerj.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente