dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ministro diz que invasão de ativistas ao Instituto Royal foi “um crime”

23/10/2013 - 17h44
Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, condenou hoje (23), na Câmara dos Deputados, a invasão do Instituto Royal, em São Paulo, por ativistas de direitos dos animais. Para o ministro, o episódio, ocorrido na sexta-feira (18) passada, foi um “crime”. No incidente, os militantes retiraram do local 178 cachorros da raça beagle que eram usados em pesquisa científica.
"Essa invasão é um crime. Foi feita à revelia da lei. Quando se discutiu a legislação, discutiu-se também a necessidade que a comunidade científica tem - tanto as agências públicas, as universidades como as empresas - de fazer testes com relação a novos medicamentos. Em todo o mundo é assim. Não é só no Brasil não."
Raupp foi à Câmara dos Deputados para participar de audiência pública conjunta de comissões temáticas da Casa sobre o Projeto de Lei do Código Nacional de Ciência e Tecnologia (PL 2.177/2011) que teve parecer apresentado hoje pelo relator, deputado Sibá Machado (PT-AC). Segundo o ministro, pela sua importância, trata-se de uma “miniconstituinte da Ciência e Tecnologia”, que vai dar um grande impulso ao setor no país.
Ficou decidido que a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados vai pedir ao colégio de líderes, na próxima semana, para colocar em votação no plenário o projeto de lei. A votação na comissão também ficou para a próxima semana, mas antes o relator vai se reunir com representantes de ministérios que participaram da audiência – Educação; Ciência, Tecnologia e Informação; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Defesa - para discutir alterações no substitutivo que apresentou, acolhendo pontos considerados importantes por esses setores.
Edição: Davi Oliveira


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente