dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Secretário-geral da Fifa vistoria Itaquerão e se diz confiante no cumprimento dos prazos


Camila Maciel - Agência Brasil20.01.2014 - 15h13 | Atualizado em 20.01.2014 - 15h16


São Paulo – Com 97% das obras do estádio do Corinthians concluídas, o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérome Valcke, disse hoje (20) que está confiante na conclusão dos trabalhos para a abertura da Copa do Mundo em junho deste ano. “Há trabalhos a serem feitos na parte em que o acidente ocorreu, mas sabemos que tudo está sendo feito”, declarou, após vistoriar o Itaquerão, como o estádio é conhecido.


Confira vídeo da TV Brasil: 



















O dirigente destacou ainda que a Fifa registra números recordes de solicitação de ingressos, com 10 milhões de pedidos. “É demonstração que Brasil é uma superatração”, complementou.
O estádio paulista, que sediará a abertura da Copa do Mundo, tinha previsão de entrega para dezembro do ano passado. A queda de um guindaste no final de novembro, no entanto, provocou danos na obra e matou dois operários. O novo prazo para entrega da obra é a segunda quinzena de abril. A Fifa espera fazer eventos testes em abril e maio.
Além da comitiva da Fifa, participaram da vistoria membros do Comitê Organizador Local (COL) e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Ele avaliou que houve uma evolução no andamento das obras, a partir do relato da prefeitura e do governo estadual. “[As estruturas] estarão prontas para serem entregues à população no início da Copa do Mundo, em uma região que tem o mais baixo IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] de São Paulo”, destacou. Ele reforçou o legado que será deixado para a área, com investimentos em equipamentos de lazer e moradia.
A vice-prefeita Nádia Campeão, que coordena a Secretaria da Copa (SPCopa), informou que a prefeitura assinou recentemente lei de incentivos fiscais para a zona leste que vão gerar cerca de 50 mil empregos para a região. Antes da visita ao estádio, a comitiva se reuniu na sede da prefeitura paulistana para traçar cronogramas de atuação conjunta.
Ela citou, entre os pontos discutidos pela Fifa, os itens que deveriam ser melhorados, considerando as dificuldades encontradas na Copa das Confederações. “Questões como um bom atendimento na área de lanchonete, que as cozinhas estejam prontas, que áreas de circulação estejam bem situadas. Passamos em revista o problema dos pontos de distribuição dos ingressos”, enumerou. Nádia Campeão confirmou que a Fun Fest, local que vai abrigar a exibição pública oficial da Copa do Mundo em São Paulo, será no Vale do Anhangabaú, no centro.
A coordenadora da SPCopa falou ainda sobre a responsabilidade dos gastos com estruturas provisórias para os jogos. “Nós temos contratos muito claros e definidores de quem responde pelo quê. Nós temos contrato como cidade-sede que define bem quais são as responsabilidades”, declarou. Ela destacou, no entanto, que o governo municipal será solidário ao compromisso assumido por todos os envolvidos. “Aquilo que pudermos disponibilizar que já seja público e implique menos gastos, nós vamos fazer, independente se está no nosso contrato ou no contrato do estádio [do Corinthians]”, apontou.
Entre as estruturas provisórias que devem ser providenciadas para os jogos, ela citou as vagas extras para estacionamento e um espaço para os voluntários. “Fizemos um convênio com Shopping Itaquera, então não vai ser necessário um estacionamento provisório. E vamos usar a Fatec [Faculdade de Tecnologia de São Paulo] e Etec [Escola Técnica Estadual] como centros de voluntariado, que também seria uma estrutura temporária. São muitas estruturas que estamos compartilhando com a Arena Corinthians para tentar minimizar custos que seriam só para esses jogos”, informou.
Edição: Davi Oliveira
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente