dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Queda de preço do minério chinês é transitória, diz presidente da Vale

  • Publicação: 21/01/2014 20h13
  • Localização: Brasília
Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco

Brasília – A queda nos preços do minério de ferro na China é transitória, disse hoje (21) Murilo Ferreira, presidente da Vale, maior mineradora do Brasil e exportadora da commodity. Ferreira falou sobre o assunto ao sair de audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Para Ferreira, os fundamentos da economia chinesa continuam sólidos, e o recuo no valor do produto deve-se a mudanças na política de concessão de crédito daquele país. “Houve, recentemente, uma política de concessão de crédito mais dura e certamente as siderúrgicas foram atingidas. Essa é uma decisão de política monetária. Como as posições de crédito não estão disponíveis como estavam antes, as siderúrgicas acabam trabalhando com níveis de estoques mais baixos, mas é uma posição transitória”, avaliou.
O minério de ferro faz parte da pauta de exportações brasileiras, e a China é o maior importador da commodity no mercado global. Os preços do minério de ferro têm apresentado queda no mercado  internacional, o que tem prejudicado o desempenho do produto na balança comercial brasileira.




Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente