dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pedro Dallari é eleito coordenador da Comissão Nacional da Verdade

25/11/2013 - 20h08
Cidadania

Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O advogado e professor universitário Pedro Dallari foi eleito hoje (25) coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV). A coordenação da CNV é ocupada de forma rotativa por seus membros a cada três meses. Sexto coordenador do colegiado, Dallari substitui o advogado e ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, que exerceu a função entre agosto e novembro deste ano.

O primeiro coordenador da comissão, Gilson Dipp, deveria permanecer no cargo por seis meses, mas, por motivos de saúde, licenciou-se em setembro de 2012 e foi substituído pelo ex-procurador-geral da República, Claudio Fonteles, que, em seguida, exerceu mandato efetivo até fevereiro deste ano.

Dallari foi nomeado membro do colegiado em setembro deste ano pela presidenta Dilma Rousseff, após a saída de Fonteles, que renunciou ao cargo no dia 18 de junho, alegando motivos pessoais. Na CNV, Dallari exerce a função de coordenador do relatório da Comissão da Verdade.

Criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012, a CNV tem por finalidade apurar violações de direitos humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.


Edição: Nádia Franco
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente