dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

“O Auditor”

CENTRO DE CONTROLE INTERNO DA MARINHA
                                            “O Auditor” - pintura à óleo de Álvaro Martins.
DIA DO AUDITOR –Em 20 de novembro, é comemorado o Dia do Auditor. A origem do nome“auditor” está na palavra “audire”, que significa ouvir. Os primeiros auditores eram os representantes do governo que ouviam as informações prestadas pelos coletores de impostos e davam seu parecer.
Auditar, em síntese, é verificar e avaliar os controles internos, os sistemas e os processos implantados nas empresas e no serviço público. A auditoria nos moldes atuais deve atuar como elemento de assessoramento e de auxílio à administração dos gestores, levando à alta administração dados e sobre todas as atividades da organização, sejam de natureza administrativa, operacional ou de gestão.
A auditoria pode ser exercida por pessoas com diversas formações acadêmicas, como, por exemplo, contadores, administradores, engenheiros, advogados e médicos. Em comum, devem ter competências comportamentais e características pessoais essenciais, tais como conhecimento, honestidade, independência, sigilo, postura profissional, lealdade, iniciativa e habilidades de comunicação verbal e escrita.
No setor público, é dever expresso na Constituição Federal a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, tendo como referência a retidão dos atos e a consequente melhoria dos serviços à população. Nessa atuação, o auditor tem papel fundamental, cumprindo programas de acompanhamento e de crítica do controle interno de cada segmento envolvido, utilizando-se de modernas ferramentas de trabalho e, ainda, emitindo relatórios, de forma conclusiva, com recomendações e sugestões que corrijam rumos e apontem as melhores condutas.
Na Marinha do Brasil, o Centro de Controle Interno da Marinha (CCIMAR) planeja e executa os procedimentos de auditoria, fazendo parte do Sistema de Controle Interno da Marinha (SCIMB), sob a supervisão da Secretaria-Geral da Marinha (SGM), e está, desde outubro de 2012, subordinado ao Comandante da Marinha.
Aos militares e servidores civis da Marinha, que labutam na área do controle interno, nos serviços pertinentes à auditoria, releva cumprimentar pela significativa data, concitando a continuarem bem realizando as suas tarefas, para que a auditoria da Marinha contribua, cada vez mais, para a missão da Força e para os anseios da Sociedade Brasileira.
Auditores, parabéns!

Fonte: Extrato do Bono 834/2013 da DCTIM/MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente