dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Noite de dramas e memória

Publicação: Segunda-feira, 23/09/2013 às 08:00:00
Camila Maxi
camila.maxi@jornaldebrasilia.com.br



A sexta noite de Mostra Competitiva do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é marcada pela nostalgia. Paula Gaitán emplaca seu primeiro longa-metragem de ficção, Exilados do Vulcão, às 21h, direto do Rio.

A trama narra a história de um fotógrafo que perde a memória e passa a viver de fragmentos recuperados por sua amada, que tenta refazer os passos dele. O elenco é composto por Simone Spoladore, Clara Choveaux, Bruno Cezario, Romeu Andrade e Bel Garcia.

O filme nasceu a partir da leitura do romance Sobre a Neblina, de Christiane Tassis. E se tornou uma livre adaptação do livro, que passou por uma metamorfose.  "Fiquei encantada com o livro. Comecei a escrever o roteiro há cinco anos. Ele passou por oito versões diferentes, e quando partiu para as filmagens, ele se transformou novamente", explica a diretora Paula Gaitán.

Paula tem uma história com o Festival de Cinema de Brasília. Ela participou por duas vezes, uma com seu primeiro longa-metragem Uaka, em 1988. Anos depois, em 1991, como jurada. "Minhas participações foram positivas. Tenho uma relação forte com Brasília, meu filho Eryk nasceu aí durante as filmagens de Idade da Terra, de Glauber Rocha, enquanto eu fazia a direção de arte do filme", lembra Paula.

Curtas

Passando pela terrinha mineira, o curta Tremor, de Ricardo Alves Jr., representa uma descida ao inferno. Um homem, vivido por Elon Rabin, vai até o Instituto Médico Legal (IML) para identificar o corpo de sua mulher. "É uma história simples, mas que tem toda uma atmosfera", destaca o diretor. As locações escolhidas foram prédios construídos na década de 1970.

A Mostra Competitiva também conta com a animação Quinto Andar, de Marco Nick. O filme mostra o encontro entre a morte e um homem por trás de seus segredos.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente