dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

domingo, 29 de setembro de 2013

Naufrágio na Indonésia deixa pelo menos 22 mortos e 33 desaparecidos

28/09/2013 - 16h01
Sydney – Pelo menos 22 pessoas morreram, 33 continuam desaparecidas e 25 sobreviveram ao naufrágio de um barco na Indonésia, com o qual tentavam alcançar a costa australiana para pedir asilo.
Quatro crianças morreram no acidente, que ocorreu nessa sexta-feira (27) ao Sul da Ilha de Java. As operações de busca e salvamento eram dificultadas, às primeiras horas de hoje, pelo estado do mar, de acordo com a rádio australiana ABC.
A bordo da embarcação seguiam cerca de 80 imigrantes ilegais procedentes do Líbano, Iraque e Paquistão, segundo dados das autoridades indonésias, apesar de a imprensa local informar que eram 120 passageiros.
“Para se salvar, os sobreviventes nadaram até a costa de Agrabinta, a cerca de 200 metros de distância de onde naufragou a embarcação”, explicou Haris Bahtiar, representante das autoridades locais, citado pela agência de notícias da Indonésia.
O naufrágio ocorreu um dia depois de outra embarcação, com 44 pessoas, ter sido resgatada pelas autoridades marítimas australianas.
Entre janeiro e agosto, 218 embarcações com 15.182 refugiados a bordo, a maioria imigrantes do Afeganistão, de Bangladesh, do Iraque, Irã e Sri Lanka, tentaram entrar ilegalmente na Austrália para pedir asilo, o que provocou um debate no país sobre políticas a serem adotadas para responder aos crescentes fluxos migratórios.
O novo primeiro-ministro, o conservador Tony Abbott, anunciou recentemente que os imigrantes ilegais que chegassem de barco não seriam mais aceitos no país.
O chefe do governo australiano viaja segunda-feira (30) para a Indonésia. Ele vai pedir, entre outras coisas, maior cooperação entre os países na área de imigração. É a primeira viagem oficial ao estrangeiro desde que assumiu a chefia do governo de Canberra.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente