Apesar do sistema público de transportes operar normalmente em São Paulo e no Rio, motoristas de ônibus cruzaram os braços em cidades como Porto Alegre, Vitória, Belo Horizonte, Salvador, Manaus e Santos
O DIA
São Paulo - A jornada de protestos e paralisações convocada para esta quinta-feira em todo o Brasil pelas centrais sindicais tem bloqueios em pelo menos 11 importantes estradas e deixa algumas cidades sem transporte público.
Os manifestantes, em sua maioria carregando bandeiras de sindicatos e partidos políticos de esquerda, bloquearam desde o começo do dia pelo menos 11 estradas em cinco estados, incluindo a Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo.

Trabalhadores protestam em rodovia de São Paulo
Foto: Divulgação
Entre as vias bloqueadas também se destacam a que liga São Paulo às cidades do interior paulista e a que dá acesso ao porto de Santos, o maior terminal marítimo da América Latina.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou a sede nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Brasília. Segundo os organizadores do ato, o objetivo da mobilização é exigir a retomada da reforma agrária pelo governo no país.
Eles também alegam que a reforma está praticamente paralisada em todo o país devido a questões burocráticas. Para o MST, é preciso assentar 150 mil famílias acampadas, com a concessão de novo crédito.
Segundo os organizadores, outra ação do movimento ocorre com o bloqueio da BR-020, no quilômetro 103, próximo ao município goiano de Vila Boa, desde as 6h.
O Dia » Notícias » Brasil » Jornada de protestos bloqueia estradas e afeta o trânsito em vários estados
11/07/2013 10:29:02 - Atualizada às 11/07/2013 16:20:27
Jornada de protestos bloqueia estradas e afeta o trânsito em vários estados

Manifestantes fecham a Avenida Amazonas em Contagem
Alex Jesus / O Tempo / Agência O Dia
Ampla adesão em São José dos Campos
O Dia Nacional de Lutas foi convocado pelos sindicatos para aderir aos protestos por melhores serviços públicos que ocorreram no país nas três últimas semanas de junho e para apresentar as reivindicações dos trabalhadores.
A jornada de protestos desta quinta-feira teve uma ampla adesão em São José dos Campos, onde funcionários de empresas como General Motors bloquearam a Via Dutra e devem marchar pela rodovia.
Apesar dos protestos e das paralisações parciais em todo o país, as próprias centrais sindicais descartaram uma greve geral, por considerar que a atual conjuntura laboral, com baixo desemprego, não a justifica.
No entanto devem acontecer manifestações e passeatas na maioria dos estados do país, paralisações de fábricas e bloqueio de estradas.
Os bancários atrasarão a abertura das agências e os operários do setor de petróleo interromperão suas atividades, mas sem paralisar a produção.
A jornada de protestos foi convocada no final de junho pelas principais centrais sindicais do Brasil, incluindo Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).
Fonte O Dia Online

Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente