27/12/2012 - 16h14
Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil vão poder
financiar os projetos de investimentos em rodovias federais que serão
concedidas à iniciativa privada. Anteriormente, o governo havia
anunciado o financiamento apenas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social (BNDES).
As condições de financiamento pelos bancos públicos serão as mesmas
anunciadas para o BNDES em agosto, no lançamento do Programa de
Investimentos em Logística. Os juros serão definidos pela Taxa de Juros
de Longo Prazo (TJLP) mais até 1,5%, com carência de até três anos e
amortização de até 20 anos, com grau de alavancagem entre 65% e 80%.
Segundo o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a entrada
de novos agentes financiadores vai agilizar as negociações com os grupos
interessados em participar dos leilões das rodovias. “Isso diversifica,
porque, em vez de ter um agente, tem mais de um, dá mais velocidade às
negociações. Tenho certeza de que o fato de termos três agentes é algo
que vai ser recebido muito positivamente pelos grupos interessados”,
disse Passos, em entrevista coletiva hoje (27).
Outra novidade no programa de concessão de rodovias será a
possibilidade de participação de fundos no capital das futuras
concessionárias. Esses fundos, que poderão ser de pensão, investidores
institucionais, private equity (investimento em participação)
ou de previdência, entrarão como um sócio estratégico, depois do anúncio
do vencedor do leilão. “Será como uma noiva disposta a casar depois do
leilão”, explicou Passos.
O fundo não vai participar do processo licitatório, irá emitir uma
carta com as condições de participar do capital das concessionárias e,
após o anúncio dos vencedores do leilão, entrará na sociedade. Ainda não
há uma limitação pré-estabelecida de participação, mas o fundo não
poderá ser majoritário. Segundo Passos, o Ministério da Fazenda ainda
vai fazer o detalhamento operacional sobre a constituição e participação
desse fundo nas concessões de rodovias. “Isso é muito bom, muito
positivo para os grupos que irão participar.”
As duas medidas valem para os nove trechos rodoviários que serão
concedidos à iniciativa privada. O leilão para a concessão da BR-116, em
Minas Gerais, e da BR-040, entre o Distrito Federal e Juiz de Fora
(MG), está previsto para 30 de janeiro. Os outros sete trechos
anunciados pelo governo devem ser leiloados em abril do ano que vem. O
governo vai conceder 7,5 mil quilômetros de rodovias federais, que
exigirão investimento total de R$ 42 bilhões em até 20 anos.
Ao anunciar as medidas, o ministro dos Transportes também criticou
as análises de especialistas sobre a taxa de retorno do programa de
concessão de rodovias federais. Segundo ele, essas taxas não podem ser
avaliadas isoladamente, mas sim em conjunto com as condições de
financiamento oferecidas pelo governo. “Quando se conciliam as duas
coisas, fica evidente que o governo trabalha com condições bastante
razoáveis”, concluiu.
Edição: Nádia Franco
Fonte: Agência Brasil
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