Delegacia do Consumidor aperta cerco a condições de higiene em praças de alimentação
POR Alessandra Horto
Rio -
A Delegacia do Consumidor (Decon) vai intensificar na virada do ano as ações para reprimir a venda
de alimentos mal conservados, fora de validade ou com outras
irregularidades em praça de alimentação de shopping centers e
restaurantes. O cerco será feito a partir de denúncias e a ação não é
anunciada para pegar de surpresa os infratores. Foi assim que há três
semanas a Decon flagrou na praça de alimentação de um shopping da Zona
Norte, alimentos vendidos com o prazo de validade vencido e três
gerentes foram autuados.
Delegado titular da Decon, Paulo Roberto Freitas explica a O DIA
que os donos ou gerentes de restaurantes, que praticam crimes contra os
clientes, podem pegar de 2 a 5 anos de detenção. Ele diz que os
clientes de restaurantes estão mais vulneráveis ao risco porque não têm a
facilidade de checar antes de comer se o alimento está no prazo, como
ocorre quando se compra um produto em supermercado.
DINHEIRO DE VOLTA
Se o cliente tiver dúvida sobre a qualidade
do alimento, após ter ingerido parte do prato, tem o direito de pedir o
dinheiro de volta, aconselha o delegado. Os consumidores também têm o
direito de visitar as cozinhas, mesmo sem serem convidados.
“Os locais que têm a placa já mantêm a rotina de visita. Mas é
importante visitar aquelas cozinhas que não têm a placa. O cliente não
pode ser proibido de visitar”.
Outra dica é não se deixar levar pela aparência: “Certa vez fizemos
blitz em restaurante de um famoso hotel. Se os hóspedes conhecessem a
cozinha jamais teriam feito refeições naquele local”.
Fonte: O Dia Online
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