dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Sete candidatos disputam prefeitura de Natal sem apoio do governador potiguar

22/09/2016 12h24
Recife
Sumaia Villela – Correspondente da Agência Brasil
A eleição para prefeito de Natal deixou de fora do jogo político um dos maiores cabos eleitorais presentes tradicionalmente na disputa das capitais brasileiras: o governador do estado. Robison Faria (PSD), no comando do Rio Grande do Norte, não apoia oficialmente nenhum dos sete candidatos ao Executivo Municipal.

O Partido Social Democrático não entrou nas coligações que lançaram candidato a prefeito. O deputado estadual Jacó Jácome, filiado à legenda, seria o escolhido para disputar a prefeitura de Natal, mas ele desistiu da missão em julho deste ano.

Robison Faria cogitou apoiar o candidato Fernando Mineiro (PT), visto que nas eleições de 2014 para governador PT e PSD foram aliados. No entanto, o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff os colocou em lados opostos. A orientação do PSD foi favorável ao afastamento de Dilma e o filho do governador, o deputado federal Fabio Faria, votou sim pela continuidade do processo de impeachment na Câmara Federal.

Mineiro concorreu à prefeitura em 2012 e ficou em terceiro lugar, com 22,63% dos votos válidos, perdendo por pouco para o segundo lugar, que teve 23,01%. Ele está em seu quarto mandato como deputado estadual. Neste pleito, disputando na coligação com o PCdoB, Mineiro ainda não chegou a 10% das intenções de voto dos eleitores. Sua vice é a advogada Carla Tatiane (PCdoB).

Enquanto isso, o atual prefeito de Natal e rival do governador, Carlos Eduardo (PDT), se fortalece no Rio Grande do Norte. Sua chapa Coligação Natal Melhor de Novo reúne seis partidos. A última pesquisa divulgada no estado aponta sua liderança nas intenções de voto. A diferença é de mais de 40% entre ele e o segundo colocado.

Na última eleição para governador, o candidato à reeleição Carlos Eduardo apoiou seu primo, o então presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB), que perdeu para Robison Faria no segundo turno. Agora, o candidato a vice da chapa do chefe do Executivo municipal é o deputado estadual Álvaro Dias, também do PDMB.

Este ano, o prefeito e o governador trocaram críticas em meio à crise de segurança, iniciada em julho, com a revolta de presidiários contra a instalação de bloqueadores de celulares nas penitenciárias do estado. Enquanto o Robison Faria concedeu entrevista à imprensa local questionando a “indiferença” do prefeito em relação ao problema, o prefeito Carlos Eduardo rebateu a afirmação pelo Twitter. A prefeitura também divulgou nota citando medidas adotadas para auxiliar no controle de novos ataques.

Para se reeleger, o atual prefeito também enfrenta a candidata apoiada por sua atual vice-prefeita, Wilma de Faria (PTdoB), que também é ex-governadora do Rio Grande do Norte e concorre a uma cadeira na Câmara de Vereadores de Natal neste ano. Wilma aposta na candidatura da própria filha para prefeita. Márcia Maia (PSDB) é deputada estadual por cinco mandatos e a primeira mulher a ocupar a presidência da Assembleia Legislativa do estado. A coligação A favor de Natal reúne cinco partidos e tem o advogado Luiz Gomes (PEN) como vice.

Pelo Solidariedade (SD) concorre o deputado estadual Kelps Lima, que já disputou eleição, mas nunca de um cargo do Executivo. Seis partidos apoiam Lima na coligação É Possível Fazer Mais por Natal. O advogado concorreu a deputado estadual em 2010, mas ficou na suplência. Assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa em 2012 e foi reeleito em 2014. A candidata a vice-prefeita, também do SD, é Magnólia Figueiredo, ex-atleta olímpica de atletismo.

Um dos candidatos com menor tempo de campanha na TV e rádio (14 segundos) concorre pelo PSOL, em chapa puro-sangue. O professor universitário Robério Paulino disputa sua terceira candidatura. Em 2012 concorreu à prefeitura de Natal, e em 2014 tentou o cargo de governador do Rio Grande do Norte – uma das surpresas do pleito, já que ficou em terceiro lugar com 8,74% dos votos no primeiro turno, mesmo com uma campanha orçada em R$ 30 mil. A vice de Paulino é a correligionária Ingrid Andrade.

Também no campo da esquerda e com oito segundos de campanha televisiva, o PSTU lançou a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do estado, a assistente social Rosália Fernandes, para concorrer ao cargo. Ela é estreante na disputa por um cargo no Poder Executivo. Em 2010 tentou ser eleita deputada estadual. Sua companheira de chapa que concorrendo a vice é a professora Luciana Lima.

A Rede Sustentabilidade apostou em um novato nas eleições: Freitas Júnior é educador da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac). Ele começou a vida pública no movimento estudantil. O candidato a vice-prefeito na chapa é o servidor público municipal José Petronilo, também da REDE. Eles têm 13 segundos na mídia para apresentar suas propostas à sociedade.

Câmara de Vereadores

Nesta eleição, 592 candidatos de 31 partidos concorrem às 29 vagas da Câmara Municipal de Natal. A maioria (67,49%) é homem e branca (54,35%), contra 32,35% de pardos e 10,84% de negros. O grupo etário mais numeroso é o que vai de 45 a 49 anos, com 17,24% dos pleiteantes ao Legislativo municipal. Quanto ao grau de escolaridade, 41,87% possuem ensino médio completo, enquanto 32,84% já concluíram um curso superior.

Eleitorado

Dos 534.582 cidadãos aptos a votar em Natal, 55% são mulheres, e as faixas de idade mais numerosas (33,86%) vão de 25 a 39 anos. Idosos são 17,01% do eleitorado. Pessoas com acesso ao ensino superior (completo e incompleto) são 26,65% do total. Na outra ponta, analfabetos totais e funcionais são 6,86% da população votante. O grupo que terminou ou chegou ao ensino médio é o mais numeroso: 41,65%. Já o nível fundamental, concluído ou não, tem 24,85% dos cidadãos registrados como eleitores.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente