dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

IRPF: o que o contribuinte deve fazer se cair na malha fina?

Portal EBC - 09.12.2014 - 13h30
A Receita Federal divulgou ontem (8), o último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014. O contribuinte cujo nome não constou em nenhum dos lotes pagos ao longo do ano caiu na malha fina. Para consultar as pendências e resolver a situação irregular, o contribuinte deve acessar o extrato do IRPF,  no site da Receita.

De acordo com os dados divulgados hoje (9) pela Receita Federal, constam nos sistemas um total de 937.939 declarações retidas em malha fiscal. O maior motivo de retenção (52% dos casos) foi omissão de rendimentos.

Identificado algum erro, uma declaração retificadora deve ser enviada para que se tenha chances de entrar no próximo lote residual. Os serviços para retificação estão disponibilizados no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).  O serviço é acessível por certificado digital válido ou código de acesso, que pode ser gerado seguindo instruções na própria página.

Pendências na declaração

A omissão de rendimentos acontece quando o valor do rendimento declarado é menor do que o informado pela fonte pagadora na Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf). Outro motivo frequente de retenção são problemas na declaração de despesas médicas, que correspondem a 20% do total.

Constatando erros na declaração apresentada, o contribuinte pode corrigi-los por meio de uma declaração retificadora. Se não houver erro e o contribuinte tiver todos os documentos que possam comprovar os valores declarados e apontados como pendências, ele deve agendar uma data para comparecer à Receita e apresentar a documentação. O  agendamento para DIRPF exercício 2014 começa a partir de 2 de janeiro de 2015.

Fonte: EBC.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente