dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

domingo, 25 de maio de 2014

Minha indignação - Precisamos da Intervenção das Autoridades para que o processo ande!

 - com as empresas que não empregam os marítimos recém-formados, e exigem experiências.


O Big Brother do mercado marítimo

Sempre achei esse programa fútil. Preconceituosamente falando, coisa para gente burra assistir. No duro, coisa para gente burra. Mas ontem, mudei completamente de idéia. Pensei naquela casa, na relação entre as pessoas e em como elas conseguem ser tão falsas umas com as outras e como fazem da vida um verdadeiro jogo competitivo e selvagem.
O mercado marítimo vive fazendo poses frente às emissoras de TV, dizendo que está precisando de gente, que o Brasil está crescendo, que o raio que o parta, mas a grande realidade é que tudo isso é apenas um conjunto de impressões. O mercado marítimo se comporta exatamente como o Big Brother Brasil, da Rede Globo, só que pior, porque ninguém espia, nem vota.
Quantos casos já fiquei sabendo de pessoas que entregaram seus currículos cheios de cursos e qualificações e que foram sumariamente amassados pelos próprios seguranças da empresa. Quantos pedidos não passam da portaria?
Quantas pessoas já te falaram que iriam te ajudar, que iriam levar seu contato para um amigo aqui, ali, e quando menos você percebe essa pessoa já não te atende mais, te evita?
Quantas vezes você mudou o rumo da sua vida confiando num mercado ou em profissionais do mercado, se formou, ralou, suou, mandou currículo para Deus e o mundo e nada?
O mercado marítimo está cheio dessas pessoas, que falam bem do mercado porque elas estão bem, porque o mercado para elas está bom.
Deixe-me esclarecer uma coisa para você, que deseja ser marítimo: O mercado está ótimo para quem é oficial. Ponto. Para quem não é, ou seja, 99,99999999% do todo, o mercado está tão fechado quanto qualquer um.
Dizem que necessitam de mão de obra qualificada, mas é mentira, porque conheço nkpi! (Gostou dessa, Cintra?) pessoas qualificadas que vivem mandando seus currículos e não são chamados para nada.
Assim como o Big Brother, todos sabem a verdade dos fatos e como as pessoas são falsas. No entanto, queremos sempre dar uma chance ao acaso e deixar o programa rolar para ver o que acontece. Estamos sempre dando uma chance à vida, que sempre prova que os resultados serão os mesmos.
Sim, os resultados são sempre os mesmos. Para que você entre numa empresa via processo seletivo, sem que ninguém te conheça, num mercado extremamente fechado, competitivo e mafioso como é o offshore, é muitíssimo difícil. Eu mesmo, não conheço ninguém.
Caso você conheça alguém, tenha qualificações, cursos e esteja disposto a ir para a guerra, talvez consiga algo, para começar, bem abaixo do seu valor.
A esta altura do texto, vocês já viram que eu não estou aqui para repetir a mentira da mídia e falar bem do mercado. O mercado está bom para quem já está empregado. Esse papo de mercado aberto é uma mentira.
Portanto, a conjuntura é a seguinte: O mercado é a casa do BBB, os profissionais empregados são os participantes e os desempregados são o público. Os profissionais empregados despejam milhões de conjecturas a respeito, dentre as quais, meia-dúzia realmente condiz com a realidade. Os desempregados todos ouvem e votam no que elas pensam ser o mercado offshore. No final das contas, quem ganha o prêmio geralmente já está empregado, e quem está desempregado, bem, continua desempregado, mas alimentando a esperança de algo mudar no próximo ano.
Um forte abraço, perdoem a franqueza e até o BBB13.
Por Marcus Lotfi

Rodrigo Cintra | 23/01/2012 às 16:23 | Responder
nkPi! é minha fala, Lotfi…
rs
Pois é.
É mais ou menos por aí mesmo.
Oficiais são bem absorvidos pelo Mercado, assim como os Sondadores Cyber, Toolpushers e os pouquíssimos brasileiros que são Subsea Engineer.
Os demais profissionais estão numa verdadeira guerra.
Não tem vaga, mas estão jogando cada vez mais profissionais no Mercado.
Vamos ver aonde isso vai parar.
Por outro lado, Lotfi, essa questão do “profisisonal qualificado” é meio relativa. Qualificado para o quê?
Vou dar um exemplo clássico:
Currículo do cara que é Técnico em alguma coisa pela Escola Técnica da Tia Loló e que tem curso de motorista, embalador, pedreiro e padeiro. Até “técnico a distância” eu já vi.
As empresas têm ido buscar seus técnicos diretamente na CEFET e no SENAI, essa é a realidade hoje. Outro dia me perguntaram porque tem tanta gente de Volta Redonda e Resende embarcado. Precisa explicar? Com uma CSN e um monte de montadoras, fora os SENAIs que funcionam de verdade, formando os melhores profissionais que já vi na área técnica, eu vou buscar aonde?
Agora, é óbvio que tem o apadrinhamento, principalmente na Perfuração e nas atividades que não são exercidas por Marítimos, onde oficialmente só te é exigido os cursos de Salvatagem.
Eu já recebi um meio oficial de caldeiraria como Motorman e o ccara não sabia nem aonde estava. Culpa da empresa, que na hora da seleção (eu perguntei depois á ass de RH porquê de ter me mandado aquele profissional) coloca profisisonais que pelo visto possuem uma cartola d eonde puxam todo tipo de coisa. a menina me disse que ele foi contratado porque o navio tinha caldeira e se eu era um Oficial de Máquinas e ele um meio oficial de caldeiraria, então ele podia ser meu auxiliar.
Essas pérolas acontecem com freqüência.
O pior de tudo é que, depois que a coisa está feita, a bordo a rotina fica complicada, mas a gente dá o jeito. Pior mesmo é o cara que tá ali querendo trabalhar, não tem a ménima condição de estar ali e não teve culpa nenhuma de ter caído de pára quedas.

Fabio Andre | 23/01/2012 às 17:44 | Responder
Infelizmente ouvindo estas noticias começo agreditar nisto que esta falando.Sou Técnico de Enfermagem possuo a CIR pela Capitania dos Portos de Porto Alegre, Todos os curso exigidos ,vacinação feita, e varios cursos de expecialização na aréa de emergências e mais o curso Técnico de Segurança do Trabalho.Passei 10 dias em Macaé no Rio de Janeiro largando varios curriculos na verdade foi 370 curriculos todas as empresas de navegação, quantas entraram em contato nenhuma.È extremamente frustrante você gasta e não a retorno.
azevedoseguranca@hotmail.com

HELIO GENILSON BRAZ | 24/01/2012 às 11:03 | Responder
Marítimos mesmo, com CIR e tudo, mas infelizmente, poucas chances ou até nenhuma para entrar neste mercado de trabalho. falam de experiências, que se adquire ao longo do exercício da função, falam de Ingles Fluente, que se adquire na prática e no interesse de se aprender, porém, vejo que, a cada dia, sem o QI, é praticamente impossível!!!!!!!!!!!

Marcus Lotfi | 24/01/2012 às 14:45 | Responder
Isso aí, amigos, comentem, porque essa verdade não é contada por ninguém. Só aqui no Portal Marítimo.

julio cesar | 24/01/2012 às 20:48 | Responder
Sr Marcus Lotfi gostaria de elogiar seu trabalho mas venho lembrar ao senhor que brilhantemente deu voz aos concursados da Guarda Portuaria do RJque nada adiantou pois ainda estamos sendo enrrolados pela Cia das Docas..o Certame continua na messma..ou seja parado..o senhor poderia voltar a falar sobre o assunto por favor..alguem tem que explicar alguma coisa merecemos respeito…o senhor e nossa esperanca.

REGINALDO | 25/01/2012 às 3:13 | Responder
Eu sou leitor diario deste portal porque acho as pessoas que fazem as materias MUITO COMPETENTES e de uma opinião sólida.
Prova disso é esta materia, a coisa se comporta exatamente assim.
Infelizmente, os estrangeiros têm mais chances que nòs. Eu sou MNC, estou me sustentando em uma companhia aos trancos e barrancos, me viro a todo custo para falar um outro idioma, as empresa exigem que nós, os BRASILEIROS falemos outro idioma em nosso país, ou não temos oportunidade.
È LAMENTÀVEL, mais essa é a dura realidade que vivemos aqui. As oportunidades continuam exatamente como antes, às vezes tendo de pagar um e outro para chegar em algum lugar.
Mas nòs podemos mudar esta imagem no dia em que nos unirmos e pararmos os navios, sairmos as ruas e falar o que sentimos, enquanto estivermos calados como vaquinhas de presèpio sò balancando a cabeca, a coisa vai ficar assim e atè pior.

Antonio S.Lins | 21/02/2014 às 12:14 | Responder
O BBB.da marinha.e suas exigencias de experiencias,mas parece com a sindrome da produçao.pra dentro.”onde nada sai da ilha”

William Fraga | 16/04/2014 às 8:21 | Responder
Bom dia a todos. Dando continuidade aos comentários aqui colocado, passo pela mesma situação citada a cima. Sou MCB, Técnico em Segurança do trabalho, faço faculdade de Logística, tenho experiência em Manobras de rebocadores, Comando de Rebocadores, Vários cursos da profissão, inclusive os de Salvatagem e Huet para embarque em Plataformas. Porém estou desembarcado desde março de 2013, e não é por falta de qualificação. Os únicos embarques que consegui foram os Free Lance que fiz por uma empresa terceirizada, mas só recebemos no período embarcado. Quero dizer com isso que, é verdade sim o mercado está fechado para quem não é oficial, e cada vez mais eles estão colocando gente no mercado, colocando falsas esperanças no coração desses pais de família em busca de um sustento para seus filhos. Fico triste com esse nossa situação. É muito constrangedor o cara ficar mais de 1 ano em busca de uma oportunidade, perseverando cheio de esperanças de que vai conseguir uma vaga, mas no final acaba decepcionado com tudo a sua volta.

(Não estou mais aguentando isso, estou fazendo novos planos. Vou embora para a Legião Estrangeira da França, sim é loucura para alguns, mas é uma solução para quem aqui não tem mais nada a fazer, tarde para recomeçar devido a família formada. Mas pelo menos lá eu sei que tenho uma oportunidade de ser alguém e ser útil. É melhor Morrer por alguma coisa, do que viver por nada.) fraga.mcb@gmail.com

ADEILSON | 28/04/2014 às 8:00 | Responder
Fico muito triste com essa situação..estou na luta e na busca de uma oportunidade faz tempo
Sou Tecnólogo em segurança no trabalho,sou técnico em segurança,inglês,Huet,salvatagem, NR10, Espanhol..mando vários currículos e nada…
Estou me dedicando as madrugadas,sábados e domingos para estudar para os concursos públicos…(divido meu tempo em trabalho e estudo)..pra não passar necessidades,trabalho em uma empresa de guindaste que me paga R$1300,00…não estou me desvalorizando ao ganhar esse salário….é que eu não posso passar fome e nem deixar as contas atrasarem…ainda bem que sou sozinho….se tivesse família,já teria enlouquecido
Desculpas pelo desabafo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente