dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

domingo, 14 de outubro de 2012

Informações importantes extraídas do sítio da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil


À DHN, na qualidade de Serviço Hidrográfico Brasileiro, cabe manter, por meio do do Centro de Hidrografia da Marinha, todas as Cartas Náuticas em Águas Jurisdicionais Brasileiras atualizadas.

   As Normas Técnicas para construção das cartas náuticas correspondem às Especificações de Cartas Internacionais da OHI. Essas Especificações foram aprovadas na XII Conferência Hidrográfica Internacional, em 1982 e funcionam como guia básico para a construção de todas as cartas náuticas, pelos países membros da OHI.

   Além das cartas convencionais (em papel), o CHM produz, também, Cartas  Digitais, raster e vetoriais.
Produzir e manter atualizadas as Cartas Náuticas Eletrônicas, que venham a integrar os sistemas de navegação em tempo real dos navios e os sistemas computacionais de apoio ao planejamento e à condução das operações navais, constituem o esforço principal desenvolvido pelo CHM na área da cartografia.
As Cartas Náuticas
   
   São os documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação; são geralmente construídas na Projeção de Mercator e representam os acidentes terrestres e submarinos, fornecendo informações sobre profundidades, perigos à navegação (bancos, pedras submersas, cascos soçobrados ou qualquer outro obstáculo à navegação), natureza do fundo, fundeadouros e áreas de fundeio, auxílios à navegação (faróis, faroletes, bóias, balizas, luzes de alinhamento, radiofaróis, etc.), altitudes e pontos notáveis aos navegantes, linha de costa e decontorno das ilhas, elementos de marés, correntes e magnetismo e outras indicações necessárias à segurança da navegação.
Construção da Carta Náutica 

   As Cartas Náuticas são produzidas a partir de um documento denominado "Elementos para Construção da Carta Náutica (ECCN)". Este documento é elaborado a partir da análise e validação dos documentos provenientes de um Levantamento Hidrográfico e do recebimento de diversas informações de segurança da navegação. Os ECCN devem conter todas as informações necessárias para a confecção de uma Nova Edição de uma Carta Náutica, tais como plantas batimétricas (Folhas de Bordo), plantas topográficas, imagens de radar, de aerofotogrametria e de satélites, quadros de maré, tipos de fundo, informações de sinalização náutica, entre outros.
   A primeira fase do processo de confecção de uma carta náutica consiste na elaboração do original vetorizado. Em seguida esse original é verificado, revisado e feitas as correções necessárias.
   Na fase seguinte é feito o fechamento dos polígonos, para fechamento das cores da carta náutica. Essa etapa também passa pela verificação e revisão.


Após efetuar todas as correções o original vetorizado é convertido do formato DGN para o formato RLE. O formato RLE é utilizado para gerar os positivos, que servirão para a impressão da carta convencional (em papel) e também para gerar as cartas digitais por meio do software CARIS. 

PILARES DA CARTOGRAFIA MODERNA:
- LEVANTAMENTO COM TECNOLOGIA MULTIFEIXE
- PRODUÇÃO CARTOGRÁFICA BASEADA EM BANCO DE DADOS
- DISTRIBUIÇÃO PELA INTERNET 


Fonte: Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente