Eixo
viário de 145 quilômetros passará por oito municípios, conectando o Porto de
Itaguaí ao Comperj. Rodovia atuará como indutor de crescimento de toda a região
POR AURÉLIO GIMENEZ
Vista
área do entroncamento da BR-040 em direção ao Porto de Itaguaí | Foto:
Divulgação
Ao custo de R$ 1, 1 bilhão e
dividida em quatro segmentos, a obra teve início em junho de 2008. O objetivo
da construção é interligar os principais eixos rodoviários que convergem para a
cidade do Rio de Jameiro e atravessam a Baixada Fluminense: BR-101 Sul
(Rio-Santos), BR-116 Sul (Rodovia Presidente Dutra), BR-040 (Rio-Juiz de Fora),
BR-116 Norte (Rio-Bahia) e BR-101 Norte (Rio-Espírito Santo).
Área
vai se tornar em um novo polo logístico
Vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão diz que o Arco Metropolitano vai consolidar o Rio de Janeiro como um dos principais centros logísticos do país e gerar milhares de emprego na região. Antes mesmo da sua conclusão, municípios como Queimados, Japeri, Paracambi e Seropédica contabilizam a chegada de indústrias.
Vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão diz que o Arco Metropolitano vai consolidar o Rio de Janeiro como um dos principais centros logísticos do país e gerar milhares de emprego na região. Antes mesmo da sua conclusão, municípios como Queimados, Japeri, Paracambi e Seropédica contabilizam a chegada de indústrias.
No distrito industrial de
Queimados, 21 empresas já estão atuando e outras se instalando: a RHI,
investimento de R$ 300 milhões e a Deca, mais R$ 120 milhões, por exemplo. Já a
Procter & Gamble optou por nova unidade em Seropédica, assim como a
instalação da térmica da Petrobras e da Coquepar. Investimentos de R$ 2,2
bilhões.
Municípios
devem ter planos diretores
Secretário de Desenvolvimento
Econômico do Estado do Rio, Julio Bueno destaca que os municípios devem
elaborar os planos diretores para que a ocupação da região ocorra de forma
ordenada. Ele lembra que municípios carentes têm o benefício de redução do ICMS
de 19% para 2% para atração de empresas. “Para os municípios que não são
beneficiados pela Lei 5.636 temos outros incentivos fiscais”, diz.
O economista da UFRJ, professor
Mauro Osório, especialista em desenvolvimento regional, lembra que a região
ainda é muito carente de empregos de boa qualidade e, por isso, alerta que a
rodovia deve se transformar em um eixo de transporte de cargas, “tornando-se um
elo com o terminal de contêineres de Itaguaí”.
O município, por sinal, é um
dos que mais absorvem o impacto com a construção do Arco. Ali estão os
terminais portuários da Petrobras, Gerdau, CSN e Usiminas, além do porto da LLX
e o estaleiro da Marinha.
Uma segunda zona de impacto
ocorrerá com a consolidação do polo gás-químico em torno da Reduc, em Caxias.
Isso, sem falar na expansão do polo tecnológico na Ilha do Fundão, e o complexo
de cosméticos, em Nova Iguaçu.
CHANCES
PARA PRESTADOR DE SERVIÇO
Especialista em Competitividade
Industrial e Investimentos do Sistema Firjan, Júlia Nicolau Butter afirma que
são inúmeras as oportunidades de negócios e setores que podem se beneficiar com
a implantação do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. Ele alerta, no entanto,
que os investidores não se instalam apenas por conta dos benefícios fiscais,
que são importantes para atrair novas empresas.
“É importante preservar áreas
para os grandes empreendimentos, mas também investir em infraestrutura de água,
esgoto, energia, acesso à internet, destinação do lixo químico e industrial”,
destaca a economista.
Júlia lembra que a Firjan
finalizou o estudo “Visões de Futuro: potencialidades e desafios para o Estado
do Rio”, que prevê que a população deve saltar dos atuais 1,6 milhão para quase
4 milhões, no horizonte de 5 a 15 anos.
Assim, além das grandes
indústrias, haverá expansão dos pequenos negócios como restaurantes, hotéis,
supermercados, hospitais, escolas e oficinas, entre outros prestadores de
serviços. Atento a essa movimentação, o Sebrae/RJ também prepara os pequenos
empreendedores para tornarem-se fornecedores locais.
Fonte: O Dia Online
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