O presidente do Instituto
Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, disse hoje (26), em
Brasília, que ainda espera um pedido de desculpas da empresa Adidas,
responsável pelo lançamento de uma linha de camisetas
alusivas à Copa do Mundo que apresentam imagens com apelo sexual. A
empresa é uma das patrocinadoras oficiais do torneio de futebol.
“Acho que ainda falta alguma coisa, um pedido de desculpas da empresa
para o Brasil. Na verdade houve [apenas] um comunicado, dizendo
'retiramos a campanha'. Infelizmente, a Adidas não pediu desculpas
formalmente, mas esperamos que o faça”. Presente no lançamento de uma
campanha da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
(SDH) contra violência a crianças e adolescentes, Dino se referiu à
linha de camisetas como um “desrespeito à sociedade e, especialmente, à
dignidade da mulher brasileira”.
Dino informou que enviou à Federação Internacional de Futebol (Fifa) e
aos patrocinadores da Copa do Mundo um pedido para que mensagens como
as veiculadas pela Adidas sejam evitadas. Além disso, solicitou que as
entidades façam a divulgação do Disque 100, serviço brasileiro de
denúncia contra maus-tratos a crianças e adolescentes.
A ministra da SDH, Maria do Rosário, parabenizou a ação do Ministério
do Turismo e da Embratur no caso, repudiando publicamente as camisetas
lançadas pela empresa. “O Brasil não é destino de turismo sexual, não
aceita a exploração sexual e essa atitude que o ministério e a Embratur
tiveram foi justa com as mulheres e meninas do Brasil”.
Fonte: Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil
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