dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

domingo, 9 de dezembro de 2012

Mandela é internado para exames na África do Sul

08/12/2012 - 15h34
Da BBC Brasil
Brasília - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, 94 anos, foi internado hoje (8) em um hospital em Pretória, capital executiva da África do Sul (Cidade do Cabo é a capital legislativa e Bloemfontein, a capital judiciária).
Segundo um porta-voz do atual presidente, Jacob Zuma, Mandela foi internado somente para exames e está em boa condição de saúde, sem razão para alarme.
Mandela havia sido internado pela última vez em fevereiro, para tratar de um problema estomacal de longa data.
O ex-presidente sul-africano, cuja saúde nos últimos anos tem sido motivo de preocupação entre os sul-africanos, deixou a vida pública há oito anos.
Fonte: Agência Brasil

Brasileiros não devem descuidar da defesa do país, diz Celso Amorim em formatura de guardas-marinha

08/12/2012 - 16h05
Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Mensagem da presidenta Dilma Rousseff, lida hoje (08) na Escola Naval, no Rio de Janeiro, durante a formatura  de 204 novos guardas-marinha, ressaltou que “o mar sempre esteve vinculado ao nosso progresso” e que os formandos, integrantes da turma Almirante Graça Aranha, “contribuirão diuturnamente” para a proteção naval e das populações ribeirinhas. A presidenta lembrou que  97% do comércio exterior do país passam pelo mar.
Presente à cerimônia de formatura, o ministro da Defesa, Celso Amorim,  destacou a característica de pacifismo do Brasil, assegurando que, apesar disso,  os brasileiros não devem descuidar da defesa do país. “Essa é uma atribuição dos novos guardas-marinha, que se formaram hoje após quatro anos de estudos, iniciados em 2009”, disse  o ministro.
Em 2013,  os guardas-marinha realizarão o Ciclo Pós-Escolar da Escola Naval, com duração de um ano, que será encerrado com viagem de instrução a bordo do Navio-Escola Brasil, onde irão complementar sua formação profissional-naval.
Com os novos formandos, sobe para 851 o efetivo de guardas-marinha da Escola Naval.
Edição: Fábio Massalli
Fonte: Agência Brasil

sábado, 8 de dezembro de 2012

Frutas de cemitério

José de Souza Martins - O Estado de S.Paulo
De quem são as frutas de cemitério? Você chuparia uma laranja de uma laranjeira que há no Cemitério São Paulo? Pois, eu não! E uma pitanga da pitangueira que frutifica todos os anos sobre um dos túmulos do Cemitério dos Protestantes, anexo ao Cemitério da Consolação? Eu, nem pensando! E uma amora de uma amoreira do Araçá? Nem morto! No São Paulo, os coveiros, hoje denominados, se não me engano, técnicos de sepultamento, quando podem, colhem as frutas e as dão a moradores de rua, que sempre os há ali por perto.
Historicamente, os pobres, em nossa sociedade, são herdeiros do que sobrou dos defuntos. E isso não é apenas por caridade. De um lado, é por repulsa e medo. De outro lado, para demonstrar ao Juiz Supremo, que o falecido "era assim com os pobres", "era um pai da pobreza", testemunho em favor do alívio dos pecados cometidos. Vai, que pega.
Esta sociedade tem altíssimo preconceito contra tudo que foi de defunto. Menos seu dinheiro ou o que de seu em dinheiro possa ser convertido. É compreensível que se queira descartar tudo aquilo que lhe esteve ligado ao corpo, principalmente roupas e calçados. Às vezes, outros objetos relacionados com o corpo do defunto são estigmatizados. Já me tocou dormir, num convento em que era hóspede, em Goiânia, na mesma cama em que dormira, na noite anterior, um padre ali residente e que naquele dia falecera em desastre de automóvel. Tudo porque os parentes, vindos do interior para o velório na capela da casa e para o enterro, se recusaram a dormir no mesmo leito em que dormira tão recentemente o falecido. Ora, o defunto era deles, não meu! Pois, mudaram-me para lá, quase à força, sob argumento de que fora ele, durante a vida, um santo homem, o que eu não duvido. Mas, por sim ou por não, dormi de luz acesa e com um olho aberto. Nunca se sabe. Vai que ele voltasse para reclamar a cama que fora dele? Eu, hein?
O que era do morto ao morto pertence, já ouvi um coveiro dizer à beira de um túmulo, numa disputa para saber se a morta podia ou não levar para a cova o rosário que lhe enrolaram nas mãos. Há tribos indígenas, no Brasil, que ainda hoje sepultam com o morto tudo que foi dele, até máquina de costura. O que era do morto se torna intocável para evitar a contaminação da morte: a morte chama a morte, dizem os entendidos.
Os pomares de cemitério são formados pelos pássaros, que distribuem indiscriminadamente as sementes das frutas que comeram por aí, regenerando, em proveito próprio, espontâneas plantações frutíferas. Intocáveis, as frutas de cemitério pertencem, na verdade, aos passarinhos. No Cemitério do Redemptor, protestante, em frente ao Araçá, não só fruteiras, mas também bebedouros estão espalhados pelas árvores para atrair os pássaros e restabelecer um nexo de alegria entre quem foi e quem ficou.

Aprovada reestruturação de carreira e reajuste para magistério federal

O Plenário aprovou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 4368/12, do Executivo, que reestrutura a carreira de professores das instituições federais de ensino e reajusta a remuneração ao longo de três anos, a partir de 1º de março de 2013. Os aumentos variam conforme o estágio da carreira, podendo chegar a 45% até 2015.
O projeto ainda será votado pelo Senado.
A matéria foi aprovada com emendas da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, de autoria do deputado Alex Canziani (PTB-PR). Entre as novidades está a previsão de recebimento de uma retribuição por trabalho eventual em projetos de pesquisa e extensão no âmbito de convênios das instituições com as fundações de apoio.
O projeto permite o recebimento de outras remunerações, como já ocorre atualmente com bolsas, direitos autorais, pró-labore por palestras ou retribuição por participar de comissões julgadoras (da qualidade do ensino privado).
Professor titular-livre
Tanto para o magistério superior quanto para o ensino básico, técnico e tecnológico, o projeto cria o cargo isolado de professor titular-livre, para melhorar o acesso ao último nível da carreira. O cargo de titular continua existindo, mas os acessos serão diferentes.
Para atingir o cargo de titular, o professor associado precisa possuir o título de doutor, ser aprovado em processo de avaliação de desempenho e ter aprovado memorial sobre suas atividades ou defender tese acadêmica inédita.
Já o cargo de titular-livre será preenchido por meio de concurso público de provas e títulos, com exigência de 20 anos de obtenção do título de doutor ou de experiência. A prova será escrita, oral e com defesa de memorial.
Brizza Cavalcante
Alex Canziani incluiu no texto a possibilidade de professor aposentado exercer cargo de direção.
As vagas serão abertas conforme disponibilidade orçamentária. Para as universidades, estão previstos 1,2 mil cargos. Para o ensino básico e técnico, 880 cargos.
Progressão acelerada
Os professores das universidades aprovados em estágio probatório e que atenderem a requisitos de titulação poderão concorrer a processo de aceleração da promoção. Normalmente, ela ocorre a cada dois anos.
Se possuir o título de mestre, o professor em qualquer nível da classe auxiliar poderá passar à classe de assistente. Com o doutorado, professores assistentes poderão passar a adjuntos.
Critério semelhante será aplicado aos docentes do ensino básico e técnico, envolvendo os títulos de especialista, mestre e doutor.
No caso dos professores da classe “associado”, nas universidades, haverá um reposicionamento antes da aplicação da nova tabela de remuneração.
Aqueles do nível 1 passarão ao nível 2 se forem doutores há 17 anos. Para os níveis sucessivos (até o 4), serão necessários 19 (do 2 para o 3) e 21 anos (do 3 para o 4) de doutorado.
Aposentados
O Plenário aceitou emenda do relator que permite o exercício de cargos de direção nas instituições federais de ensino pelos professores já aposentados.
O relator também excluiu do texto a exclusividade dos docentes na ocupação de funções relacionadas à administração acadêmica.
Professor visitante
Alguns requisitos para a admissão de professor visitante, estrangeiro ou não, são disciplinados pelo projeto, como ser doutor por dois anos, no mínimo; ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área; e ter produção científica relevante, preferencialmente nos últimos cinco anos.
Comissão permanente
Em cada instituição federal de ensino deverá ser instituída uma Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) para assessorar a instituição na formulação e no acompanhamento da execução da política de pessoal.
A comissão poderá se manifestar sobre a contratação de professores efetivos e substitutos e também sobre a avaliação de desempenho para fins de progressão funcional e a liberação de professores para programas de cooperação com outras instituições, universitárias ou não.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CCR BARCAS E GRUPO CCR

No dia 2 de julho de 2012, o Grupo CCR assumiu o controle acionário da concessionária Barcas S/A, adquirindo 80% das ações da empresa. Com a chegada da CCR, um dos maiores grupos privados de concessões de infraestrutura da América Latina, a concessionária passa a se chamar CCR Barcas, marcando o início de uma nova fase para esse transporte de massa que tem 177 anos de existência.
A CCR Barcas é a única concessionária de serviços públicos dedicada à operação de transporte de massa no modal aquaviário, com direito de atuação no Estado do Rio de Janeiro.

EMBARCAÇÕES

A frota de 19 embarcações é composta de seis catamarãs seletivos, quatro catamarãs sociais e nove barcas tradicionais.
As embarcações transportam 29 milhões de passageiros por ano, nas seis linhas oferecidas pela empresa.

ESTAÇÕES E ESTALEIRO

A CCR Barcas opera com cinco estações: Praça XV, Praça Araribóia, Cocotá, Paquetá e Charitas. Na Divisão Sul, 3 pontos de atracação fazem parte da operação nas linhas que servem à Ilha Grande (Abraão), Mangaratiba e Angra dos Reis.
Localizado em Niterói, o estaleiro da CCR Barcas realiza a manutenção de todas as embarcações da frota.

Sobre o Grupo CCR: O Grupo CCR é um dos maiores grupos de concessão de infraestrutura da América Latina. Controla 2.437 quilômetros de rodovias sob a gestão das concessionárias CCR Ponte (RJ), CCR NovaDutra (SP-RJ), CCR ViaLagos (RJ), CCR RodoNorte (PR), CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP) e CCR RodoAnel (SP), CCR SPVias (SP) e Renovias (SP). Também faz parte do controle acionário da concessionária Transolímpica, que irá construir e operar o Corredor Expresso Transolímpica, no Rio de
Janeiro. O Grupo CCR atua ainda em negócios correlatos, tendo participação de 38,25% na STP, que opera o serviço de cobrança automática de pedágios e estacionamentos, e de 45% no capital social da Controlar, concessionária que realiza o programa de inspeção veicular da cidade de São Paulo. Além disso, o Grupo CCR está presente no segmento de transporte de passageiros por meio das concessionárias ViaQuatro e CCR Barcas, responsáveis, respectivamente, pela operação da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e pelo transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro. Este ano, ingressou no setor aeroportuário com a aquisição de 45,5% da Quiport, operadora do Aeroporto Internacional de Quito, no Equador. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a CCR assinou o Pacto Global da ONU, além de voltar para a carteira teórica do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa. Emprega, atualmente, cerca de 10 mil colaboradores e está listada no ranking das 100 melhores empresas para Trabalhar.
São Paulo, 27 de agosto de 2012.
Assessoria de imprensa – Grupo CCR:
Edvaldo Chequetti – edvaldochequetti@rp1.com.br
Rafaela Prieto – rafaelaprieto@rp1.com.br
Marcia Glogowski – marciaglogowski@rp1.com.br

Previdência divulga datas de pagamentos para o ano que vem

POR Aline Salgado
Rio -  Aposentados e pensionistas do INSS já podem conferir os dias da semana em que vão receber os benefícios ao longo de 2013. A Previdência Social divulgou oficialmente, ontem, o calendário do próximo ano.
Para benefícios de até um salário mínimo (R$ 622), a agenda de depósitos começa no dia 21 de dezembro (para cartão de final 1) e termina em 8 de janeiro, para matrícula com final zero. Já para os segurados que ganham acima do mínimo, os depósitos começam em 2 de janeiro e também terminam dia 8.
 A partir de 1º de janeiro o mínimo sobe para R$674,95 — aumento de R$52,95. Quem ganha o piso previdenciário receberá o novo valor no contracheque do mês que vem, pago a partir de 25 de janeiro. Já os segurados que ganham acima do mínimo terão reajuste de apenas 5,63%, equivalente à inflação de 2012. 
Fonte: O Dia Online

Senado aprova criação de 789 cargos de defensor público federal

05/12/2012 - 20h30 Plenário - Votações - Atualizado em 06/12/2012 - 19h22
O Plenário aprovou, nesta quarta-feira (5), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 116/2012, que cria 789 cargos de defensor público no quadro de pessoal da Defensoria Pública da União (DPU).
Na justificativa da matéria, o Executivo destaca que a DPU presta serviços relevantes à sociedade, sobretudo aos mais necessitados, entre os quais orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e defesa judicial e extrajudicial dos direitos individuais e coletivos. No entanto, a instituição estaria com quantitativo de servidores defasado, se comparado ao número de atendimentos realizados em todo o país.
Os defensores públicos federais atuam nas causas de competência da Justiça Federal, bem como das justiças do Trabalho, Eleitoral e Militar, além de tribunais superiores. O atendimento é restrito a quem não tem condições de pagar por um advogado, tomando-se como referência o limite de isenção do imposto de renda, mas outras pessoas podem se qualificar, desde que demonstrem que os gastos com um advogado comprometeriam o sustento próprio ou de sua família.
Após a votação da matéria, que segue para sanção presidencial, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) cumprimentou os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que havia aprovado a matéria pela manhã, enviando-a em regime de urgência para apreciação em Plenário.
- Este é um projeto que defende o povo brasileiro. A maioria esmagadora do povo ainda não tem os meios adequados de defesa, especialmente em relação à defensoria pública federal - disse.
No mesmo sentido, o senador Wellington Dias (PT-PI) louvou a aprovação do projeto, destacando sua importância para o aprimoramento da prestação jurisdicional no país.
Fonte: Agência Senado

Governo lança pacote com investimentos para modernização dos portos

06/12/2012 - Infraestrutura
O presidente do Senado, José Sarney, participou ontem, no Palácio do Planalto, de cerimônia de anúncio do novo marco regulatório para os portos, com ações e investimentos para aumentar a eficiência e reduzir os custos do setor.
Sarney participa do anúncio do marco regulatório, entre
a presidente Dilma Rousseff e a ministra da Casa Civil,
Gleisi Hoffmann
Pela expectativa do governo, serão aplicados R$ 54,2 bilhões em medidas para estimular a modernização da infraestrutura portuária e promover a competitividade da economia brasileira. Os recursos fazem parte do Programa de Investimento em Logística: Portos.
O pacote é mais uma etapa da série de medidas para aprimorar a logística. As primeiras anunciadas foram para rodovias e ferrovias (com investimentos de R$ 133 bilhões nos próximos 25 anos). O governo pretende ainda anunciar medidas para os aeroportos.
Na solenidade, a presidente Dilma Rousseff defendeu a parceria entre os setores público e privado como chave para o crescimento sustentável.
— Queremos expandir os investimentos, em parceria com o setor privado, pelo aumento da movimentação de cargas. Nosso objetivo é a maior ­movimentação de cargas com o menor custo possível — disse.
Os portos beneficiados na Região Sudeste são: Vitória, Rio de Janeiro, Itaguaí (RJ) e Santos (SP). No Nordeste: Cabedelo (PB), Itaqui (MA), Pecém (CE), Suape (PE), Aratu (BA) e Porto Sul/Ilhéus (BA).No Norte: Porto Velho, Santana (AP), Manaus/Itacoatiara (AM), Santarém (PA), Vila do Conde (PA) e Belém/Miramar/Outeiro (PA). E no Sul: Porto Alegre, Paranaguá/Antonina (PR), São Francisco do Sul (SC), Itajaí/Imbituba (SC) e Rio Grande (RS).
Fonte: Jornal do Senado

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Governo pede e TCU adia decisão sobre portos

Autor(es): MÔNICA CIARELLI , MARIANA DURÃO

Por pressão do governo, o Tribunal de Contas da União (TCU) retirou da pauta de investigação um processo contra quatro terminais privativos

Às vésperas do anúncio pelo governo das medidas de estímulo ao setor portuário, o Tribunal de Contas da União (TCU) retirou da pauta um processo que aponta irregularidades na atuação de quatro terminais privativos no País. O adiamento, segundo apurou a "Agência Estado", foi uma determinação do governo para evitar ruídos que tumultuassem a divulgação do pacote.
Uma fonte no gabinete do relator admite a intervenção do governo no julgamento do TCU. O adiamento foi decidido após um telefonema da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT-PR), ao relator do processo, o ministro do TCU Raimundo Carreiro. "É uma questão de não perder tempo. Imagina se o TCU faz uma série de recomendações e a MP já as contempla? É técnico. Perde o objeto. Por isso o ministro atendeu o pedido", diz a fonte.
Na quarta-feira da semana passada, logo após a sessão do TCU, Ary Braga, a chefe de gabinete do ministro Raimundo Carreiro, revelou a um interlocutor a orientação do governo para que o caso saísse do circuito até que as novas regras do setor viessem a público. O ministro já havia preparado o seu voto. Procurada pela Agência Estado, a assessoria da Casa Civil não se manifestou.
Na prática, a recomendação seria que a Antaq tomasse providências para regularizar a situação desses terminais. Entre elas, estabelecer os volumes mínimos de carga própria a ser movimentada por eles e como solucionar a questão para aqueles autorizados antes da Resolução 517/2005, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e o decreto 6.620/08, que criou essa restrição aos terminais privativos. A decisão do TCU seria embasada no marco regulatório pré-pacote, o que poderia abrir brecha para questionamentos.
Em nota, o TCU confirmou que foi informado pelo ministério sobre o pacote e diante de uma possível alternação no desfecho do processo, optou por aguardar o novo marco regulatório. Essa foi a segunda vez que o caso foi retirado de pauta pelo relator desde setembro, quando a área técnica do TCU concluiu o parecer sobre a ilegalidade das atividades nesses portos. Fontes no setor argumentam que o relatório técnico está bem completo e não haveria motivos para a demora no julgamento.
Os alvos do TCU são os terminais de Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport, SP),Portonave (SC), Cotegipe (BA) e Itapoá (SC).
O assunto foi encaminhado ao TCU pela Federação Nacional dos Portuários (FNP), em 2009. A briga de entidades como a Associação Brasileira dos Terminais de Conteineres Públicos (Abratec) contra esses terminais privativos de uso misto (TUPM) é antiga. Elas pedem isonomia, alegando que apesar de autorizados pela Antaq como privativos, eles operam carga de terceiros, prestando um serviço público.
Mesmo sem comprovar a operação de carga própria relevante, esses terminais de uso misto operam sob regras mais flexíveis, enquanto os terminais públicos arrendados à iniciativa privada têm ônus, como pagar arrendamento à União.
A interferência da ministra do julgamento do TCU ocorreu algumas semanas após o escândalo da máfia dos pareceres, desvendado pela Operação Porto Seguro, ter vindo à tona. Um dos maiores negócios flagrados na investigação foi o complexo portuário da Ilha de Bagres (São Paulo) do ex-senador Gilberto Miranda. No cargo de advogado geral adjunto da União, José Weber Holanda, teria ajudado o ex-senador na aprovação do projeto de um complexo portuário de R$ 2 bilhões na ilha de Bagres, área de proteção permanente ao lado do porto de Santos.
Fonte: O Estado de S. Paulo - 06/12/2012

Novas medidas do governo determinam baixa de juros e dólar

Autor(es): MÁRCIO RODRIGUES 
Cenário:
O governo federal voltou à carga para impulsionar os investimentos e a economia no Brasil. No fim da tarde de ontem, o ministro da Fazenda,Guido Mantega, anunciou detalhes da extensão do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) para 2013, com taxas de juros menores, e a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), de 5,5% para 5,0% ao ano a partir de janeiro. A queda da TJLP, aliás, vale tanto para os novos contratos firmados com o Banco Nacional de Desnvolvimento Econômico e Social (BNDES) quanto para aqueles que estão em andamento. As medidas provocaram queda dos juros futuros no fim do pregão. As taxas, que estavam perto da estabilidade, passaram a cair durante a entrevista de Mantega, em especial nos contratos com vencimentos curtos e intermediários.
Por trás do movimento está a percepção dos investidores de que o governo está bastante preocupado com o crescimento em 2013, cenário que não comportatia um processo de aperto monetário. Assim, a curva de juros encerrou o dia traduzindo a perspectiva de que a Selic ficará, de fato, estacionada em 7,25% no ano que vem. Ao mesmo tempo, começam a aparecer, de forma ainda tímida, apostas de que a Selic pode voltar a recuar, possibilidade que já vinha sendo citada por alguns economistas. A taxa do contrato de juro para outubro de 2013 cedeu para a mínima de 6,99%, de 7,05% na véspera. O juro projetado pelo contrato para janeiro de 2014 terminou em 7,05%, ante 7,09%.
No câmbio, o movimento também foi de baixa. Pela manhã, o Ministério da Fazenda alterou, por meio de decreto no Diário Oficial da União, o prazo para cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6% em empréstimos externos. A alíquota, que incidia em operações de até 720 dias, passou a atingir um prazo menor, de até 360 dias. A medida, conforme o governo, serve para abrir mais espaço para empresas e instituições financeiras adequarem melhor seu fluxo de caixa interno em relação a captações externas. O efeito prático no câmbio foi a queda de 0,85% do dólar no mercado à vista de balcão, a R$ 2,0990.
Na Bovespa, os investidores permaneceram mais ligados ao exterior, onde cresceu o otimismo com um possível acordo nos Estados Unidos para evitar o abismo fiscal. O Ibovespa fechou em alta de 0,20%, aos 57.678 pontos, após uma sessão marcada pela volatilidade. Em Nova York, os índices Dow Jones e S&P-500 avançavam 0,64% e 0,16%, respectivamente.
Fonte: O Estado de S. Paulo - 06/12/2012

Mercado já admite Selic abaixo de 7,25% em 2013

Autor(es): Por Lucinda Pinto e João José Oliveira | De São Paulo

A possibilidade de o Banco Central voltar a cortar os juros em 2013 entrou no radar do mercado e começa a ser incorporada às projeções dos economistas. Ainda não há revisão generalizada de cenários, mas é consenso que a possibilidade de mais queda da Selic cresceu após os dados recentes da economia.
Mas essa mudança de visão não vem acompanhada de ajustes para baixo nas expectativas de inflação. A maioria dos especialistas ainda trabalha com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) acima de 5,50% em 2013, mesmo considerando uma lenta recuperação da atividade.
Dos 19 profissionais ouvidos pelo Valor, o ajuste mais intenso foi feito pelo Santander, que agora vê a Selic cair até 6,25% ao longo de 2013 e permanecer nesse nível até o fim de 2014. O Nomura mudou a estimativa para o juro de 9% para 8,5% no fim de 2013. Já Lecca e Icap passaram a trabalhar com estabilidade da taxa no próximo ano, ante projeções anteriores de 8% e 8,25%, respectivamente. Mesmo caso do J.Safra, que agora enxerga estabilidade da Selic em 7,25% até o fim de 2014; antes o economista-chefe Carlos Kawall projetava aumento de um ponto percentual da Selic após o fim de 2013.
Segundo o economista do Santander, Cristiano Souza, os dados da indústria ainda fracos mostram que o Banco Central precisaria fazer mais cortes de juros. "Deve haver uma recuperação, mas em ritmo mais lento do que se esperava". No novo cenário do banco espanhol, o alívio monetário deve ser retomado em março, quando já estiverem disponíveis dados do PIB referentes ao quarto trimestre de 2012 e os números da indústria do início de 2013.
O que ainda não está claro para o especialista é se esse quadro de atividade mais lenta permitirá um alívio na inflação. Assim, as estimativas para o IPCA estão em processo de revisão: para 2013, a projeção atual está em 6% e, para 2014, em 6,5% - teto da meta de inflação. "Estamos discutindo o que deve acontecer, porque a inflação sentirá o efeito da atividade mais fraca, mas também do câmbio desvalorizado", disse, lembrando que há ainda dúvidas sobre o tamanho da redução da tarifa de energia elétrica esperada para o próximo ano.
Os demais analistas que mantiveram as previsões admitem que a política monetária passou a ter um "viés de baixa", depois que os últimos dados de atividade foram revelados, por meio do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre e da produção industrial de outubro. "Parece que a preferência do Banco Central é por manter o juro estável mais tempo, mas claro que o risco de novos cortes dos juros aumentará à medida que outros dados de atividade ruins forem divulgados", afirma David Becker, do BofA Merrill Lynch.
Ele diz que, mesmo com a possibilidade de um PIB mais baixo, o mais provável é a Selic não ser alterada no ano que vem, mas voltar a subir em 2014, até atingir o patamar de 8,75%. O economista cortou de 1,7% para 1,1% a previsão do PIB em 2013 e de 4,2% para 3,6% no ano seguinte.
Para a economista da Icap Brasil, Inês Filipa, dados fracos da atividade têm efeito negativo sobre a confiança de empresários e consumidores, o que afasta a perspectiva de juro mais alto. Já o economista do Standard Chartered, Italo Lombardi, mantém a previsão de Selic a 7,25% até o fim do ano que vem, mas admite que a chance de um corte aumentou.
O que pode afetar o cenário é o risco de inflação, que pode ganhar contornos mais preocupantes nos próximos meses. Becker, do BofA, lembra que há pontos de atenção: piora na margem dos preços dos alimentos, possibilidade de a redução da energia elétrica não vir na magnitude esperada e risco de reajuste dos combustíveis em 2013, ainda não contemplado no cenário do BC.
A evolução do câmbio, nesse contexto, amplia as incertezas. Inês Filipa, do Icap Brasil, estima que a desvalorização de cerca de 10% do real tem um impacto sobre o IPCA de 0,35 a 0,45 ponto percentual em um prazo de 12 meses. "A desvalorização este ano está ao redor de 15%, portanto o câmbio tem impacto relevante sobre o IPCA de 2012". E Ítalo Lombardi avalia que o câmbio mais desvalorizado pode influenciar esse cenário, mas marginalmente. "Podemos dizer que o BC estaria menos disposto a cortar os juros se o câmbio desvaloriza muito mais", acredita.
Na contramão da maioria, o sócio da Troster & Associados, Roberto Troster, que comandou a equipe econômica da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) por vários anos, avalia que os agentes de mercado vão rever os cenários de juros baixos por causa da inflação nos próximos meses. Para ele, os índices de preços não vão ceder, as pressões vão aumentar, e o governo terá que elevar juros ano que vem. "Todo mundo errou nas projeções de atividade por causa do problema da defasagem, que é difícil calcular", diz sobre o ritmo da reação da economia aos estímulos monetários, tributários e fiscais já lançados pelo governo.
Troster diz que o problema da retomada de crescimento econômico não é a falta de estímulos. "A cada rodada, eles perdem força", aponta. O gargalo, diz o economista, está na política focada no curto prazo e intervencionista que tem gerado incertezas e, assim, afetado a decisão de investimentos dos empresários e executivos. "Não está vindo dinheiro para projetos novos".
Segundo os dados divulgados ontem pelo IBGE, a produção de bens de capital - termômetro do investimento agregado na economia - recuou 0,6% entre setembro e outubro, já com ajustes sazonais, a terceira queda mensal consecutiva. Em relação a outubro de 2011, a produção de bens de capital caiu 5,8%.
 Fonte: Valor Econômico - 06/12/2012

Despedida a Niemeyer leva milhares de pessoas ao Palácio do Planalto

Polícia Militar do Distrito Federal estima que o número de visitantes chegou a 5 mil até o final do velório, às 20h (Foto: Raphael Ribeiro)
Marcado por aplausos de brasilienses emocionados, o cortejo com o corpo de Oscar Niemeyer chegou na tarde desta quinta-feira (6) para ser velado no Palácio do Planalto, monumento projetado pelo próprio arquiteto. Mais de 2,5 mil pessoas aguardavam há mais de duas horas para ter a oportunidade de se despedir do mestre das linhas curvas. A Polícia Militar do Distrito Federal estima que o número de visitantes chegou a 5 mil até o final do velório, às 20h. A previsão é de que o corpo volte para o Rio de Janeiro ainda hoje, por volta das 21h.


"Brasília chora por Niemeyer o mesmo choro sentido e saudoso dos órfão", diz Agnelo (Foto: Josemar Gonçalves)
Coberto pela Bandeira Nacional, o caixão foi levado pela rampa do Palácio do Planalto por cadetes da Guarda Fúnebre da Polícia Militar e acompanhado pelos Dragões da Independência, guarnição responsável pela guarda do palácio presidencial. Ele foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff e a viúva do arquiteto, Vera Lúcia Niemeyer. As duas se emocionaram ao ver o corpo.
O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Hugo Swire, também lamentou a perda (Foto: Marcelo Sayão/EFE)
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, a primeira-dama, Ilza Queiroz, e o vice-governador, Tadeu Filippelli, estiveram presentes ao velório para cumprimentar a viúva de Niemeyer, assim como os demais familiares.

"Brasília tem uma identidade muito forte com Niemeyer e as inúmeras obras deixadas por ele. A melhor forma de homenageá-lo é preservar esse patrimônio e oferecer qualidade de vida à população de Brasília", afirmou Agnelo Queiroz. O governador decretou luto oficial de sete dias, no Distrito Federal, em memória de Oscar Niemeyer.

Assim que o caixão chegou, o cerimonial do Palácio do Planalto pediu um minuto de silêncio em homenagem ao famoso arquiteto. Por mais de 40 minutos, o velório foi restrito aos familiares e amigos mais próximos de Niemeyer. Depois das 16h40, a população foi liberada para prestar as últimas homenagens ao arquiteto. Enquanto isso, uma fila quilométrica se estendeu à frente do Palácio do Planalto e pela Praça dos Três Poderes, esperando para se despedir de Niemeyer.
Ana Lúcia, neta do arquiteto, dá o último adeus ao avó na tarde desta quinta-feira (6) no Palácio do Planalto (Foto: Andressa Anholete)
 Para a neta do arquiteto, Ana Lúcia Niemeyer, a quantidade de pessoas presentes no Palácio foi surpreendente. "Nós, da família, estamos gratos pela homenagem. Foi uma surpresa esse número de pessoas, o que mostra o quanto ele era querido", disse Ana Lúcia, comovida.

Rio de Janeiro – Na capital fluminense, o corpo será velado no Palácio da Cidade. A cerimônia será aberta ao público apenas a partir das 8h desta sexta-feira (7). Às 16h de amanhã, está previsto um ato ecumênico no mesmo local. A previsão é de que o sepultamento ocorra por volta das 17h30, no Cemitério São João Batista.

Autoridades dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo também estiveram na cerimônia. O vice-presidente Michel Temer; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; o presidente do Senado, José Sarney; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, compareceram entre outras autoridades.
Fonte: Agência Brasília/clicabrasília

Plano de ação para 2013 mostra evolução do Conselho de Defesa Sul-Americano, diz Amorim

04/12/2012
O ministro da Defesa, Celso Amorim, avaliou como bastante positivo o resultado da IV Reunião do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS/Unasul), realizada na última semana em Lima, no Peru. “O Conselho evoluiu em seus objetivos de dirimir desconfianças, criar entendimentos e facilitar o diálogo entre seus integrantes”, disse Amorim.
No encontro, o CDS aprovou seu Plano de Ação para 2013, que inclui uma série de iniciativas conjuntas entre os países da região (veja a relação ao final do texto). Todas as propostas apresentadas pela delegação brasileira foram aprovadas pelo organismo, considerado um dos mais importantes e dinâmicos fóruns de ampliação da confiança e de desenvolvimento de ações multilaterais no âmbito da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).
Entre as propostas brasileiras aprovadas pelo Conselho figuram iniciativas relevantes, como a criação de um grupo de especialistas, ao qual caberá a elaboração de um projeto de fabricação de um sistema de veículos aéreos não tripulados. A partir de requisitos comuns definidos pelos países participantes, a ideia é produzir um vant regional.
Outra iniciativa aprovada deverá ter impacto direto no objetivo de fortalecer a indústria sul-americana de defesa . Trata-se da instituição de um fórum com o intuito de estabelecer mecanismos e normas especiais para compras e desenvolvimento de produtos e sistemas militares na região. Um seminário sobre o tema foi marcado para o terceiro trimestre de 2013. Na ocasião, deverá ser discutido o estabelecimento de um regime preferencial para aquisição de material militar entre as nações da Unasul.
Na reunião ocorrida em Lima, as nações amigas manifestaram amplo apoio a outra proposta apresentada pela delegação brasileira. Ela consistiu no estabelecimento de um sistema sul-americano de gestão e monitoramento das chamadas áreas especiais, a exemplo de reservas indígenas e de unidades de proteção ambiental. O Brasil já possui expertise no assunto, adquirida com o trabalho desenvolvido pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão do Ministério da Defesa.
O CDS aprovou a constituição de um grupo de trabalho para estudar a criação desse sistema, que deverá prestar importante auxílio no mapeamento e monitoramento de áreas isoladas em zonas geográficas como os Andes, o Chaco e a Amazônia.
A expectativa é a de que, com base nos recursos humanos e tecnológicos do Censipam, seja possível auxiliar os países membros da Unasul a combater, por exemplo, o narcotráfico na região . Para isso, serão utilizadas tecnologias como o sensoriamento remoto para monitoramento da superfície terrestre, mecanismo que permite “enxergar” áreas de cultivo de plantas usadas na fabricação de entorpecentes.
Colégio Sul-Americano de Defesa
Numa declaração veiculada ao final do encontro, os onze países membros do CDS manifestaram seu compromisso em ampliar a cooperação em defesa, fortalecendo a América do Sul como zona de paz . A declaração também faz referência à bem-sucedida iniciativa de realização do Curso Avançado de Defesa Sul-Americano, projeto que tem o objetivo de contribuir para a construção de um pensamento regional de defesa.
Iniciativa pioneira, a primeira edição foi organizada este ano pelo Brasil, na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro (RJ). Contou com a participação de 28 alunos, civis e militares, dos onze países integrantes do CDS. O Conselho aprovou a realização de segunda edição do curso, que deverá novamente ocorrer no Rio de Janeiro, entre setembro e novembro do ano que vem.
Além de ter aprovadas suas propostas para o Plano de Ação 2013 do CDS, o Brasil assumiu a corresponsabilidade em outras importantes iniciativas apresentadas pelas nações vizinhas. Um das mais importantes refere-se à criação da Escola Sul-Americana de Defesa.
O assunto foi objeto de uma intervenção do ministro da defesa brasileiro logo no início dos trabalhos da reunião plenária do Conselho. Celso Amorim chamou a atenção de seus pares para a necessidade da adoção de medidas concretas para tirar do papel a escola. “Acho que chegou o momento de pensarmos seriamente nisso. Se queremos formar uma identidade regional, temos que ter um colégio sul-americano de defesa”, disse.
O ministro brasileiro propôs uma medida pragmática para o alcance desse objetivo. Ao invés de montar uma estrutura com sede fixa, ponderou Amorim, os países da Unasul deveriam aproveitar iniciativas já existentes – como o Centro de Estudos Estratégicos em Buenos Aires e o CAD – SUL no Rio de Janeiro –, além de outras futuras que vierem a ocorrer nos demais países. “Nós estaríamos inovando na América do Sul, sem pretensões de hegemonia”, pontuou.
Para Amorim, essas iniciativas descentralizadas nos diversos países poderiam ser acompanhadas pela sede da Unasul, que teria sua Secretaria reforçada por integrantes, civis e militares, cedidos pelas nações do continente . “Uma das nossas grandes riquezas é a pluralidade, e ela deve ser mantida”, afirmou. “Temos ideias diferentes sobre vários assuntos, mas queremos procurar nisso uma identidade, uma unidade”.
Segundo Amorim, o Colégio teria, entre outros aspectos, o papel de preencher lacuna hoje existente de um espaço para discussão das percepções, preocupações, estratégias e políticas de defesa na região. Para o representante brasileiro, os países sul-americanos deveriam ter menos preocupação de traçar uma estratégia para o conjunto da região, e mais capacidade de ouvir as estratégias individuais que cada nação sul-americana está desenvolvendo. “Com base no que formos capazes de ouvir e entender, e utilizando o que existir de comum, aí, sim, chegaríamos a uma estratégia sul-americana formadora da nossa identidade”, afirmou.
O CDS foi criado em 2008 no âmbito da Unasul, a partir de uma proposta apresentada pelo Brasil, para ser uma instância de consulta, cooperação e coordenação em matéria de defesa. Seus objetivos principais são a incremento da cooperação entre os países-membros para promoção da paz e para o fortalecimento de ações de ampliação da estabilidade regional.
Em Lima, a delegação brasileira teve a participação do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi, do diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores brasileiro .


 

Fonte: Sinopse do Comando da Marinha Ministério da Defesa

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Pescadores são suspeitos de canibalismo após 3 meses na Sibéria

A polícia da Sibéria, na Rússia, está investigando um suposto caso de canibalismo após encontrar um corpo em pedaços junto com dois pescadores que foram resgatados depois de passarem três meses isolados. Quatro amigos iniciaram uma expedição de pesca em agosto passado na região do Rio Sutam, na região da Iacútia, mas três meses depois apenas dois deles foram localizados por um helicóptero do ministério russo de Emergências. As informações são do jornal Siberian Times.
Alexander Abdullaev é um dos pescadores que foi resgatado com vida após passar três meses isolado na Sibéria
Alexander Abdullaev, 37 anos, e Alexei Gradulenko, 35, foram encontrados extremamente enfraquecidos após enfrentarem temperaturas de até -30°C. Dois homens identificados como Viktor Komarov, 47 anos, e Andrei Kurochkin, 44 anos, também faziam parte da expedição, mas apenas um corpo, que não foi identificado, foi encontrado.
As autoridades encontraram cortes junto ao corpo descoberto que sugerem que este foi canibalizado, segundo o Siberian Times. Também foi encontrada uma jaqueta coberta de sangue. O outro integrante da expedição foi dado como desaparecido.
"Nós suspeitamos que os dois sobreviventes mataram e comeram seus amigos por causa da fome, mas os dois negam ligação com a morte", disse uma fonte anônima ao tabloide russo Life News. "Olhando para as partes do corpo encontrado, nós claramente vimos cortes. Isso significa que ele foi picado em pedaços".
O grupo iniciou a expedição no extremo oriente da Rússia no dia 8 de agosto. O último contato que fez, por celular, ocorreu no final de setembro. No início de novembro, Faina Mukhina, irmã de Abdullaev, foi à polícia registrar o desaparecimento dos pescadores. A operação de resgate só foi oficialmente iniciada em 23 de novembro, e eles foram resgatados uma semana mais tarde.
Apesar da suspeita de que os sobreviventes assassinaram seus companheiros, nenhum dos dois foi preso nem indiciado. Contudo, eles fugiram do hospital para o qual foram levados antes que a polícia pudesse interrogá-los.
Fonte: Jornal do Brasil Internacional

Produção de gás natural é recorde em outubro

Rio -  Depois de meses de quedas consecutivas a produção de petróleo no país voltou a subir em outubro, expandindo 4,6% em relação a setembro. A produção de gás natural também cresceu 1,7% em outubro, registrando recorde na produção nacional. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e indicam que a produção de petróleo atingiu a média diária de 2 milhões e 11 mil barris por dia em outubro, enquanto a produção de gás natural chegou a 73 milhões de metros cúbicos diários, superando a marca de junho de 2012 quando atingiu 72 milhões de metros cúbicos por dia.
ANP informa ainda que a produção total de petróleo equivalente (petróleo e gás natural) registrou em outubro 2,47 milhões de barris por dia. A agência atribui o resultado à produção do Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, o de maior extração de óleo em outubro, com uma média diária de 326,8 mil barris de petróleo equivalente por dia. Aproximadamente 90% da produção de petróleo e 76,7% da de gás natural foram extraídos de campos marítimos, dos quais cerca de 94% têm origem em campos operados pela Petrobras.
A produção na camada pré-sal foi 181,6 mil barris de petróleo por dia e de 5,6 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, totalizando 216,7 mil barris de óleo equivalente, resultando em uma diminuição de 1,5% em relação a setembro. Apesar da queda entre setembro e outubro, ainda assim, a produção no pré-sal ficou acima dos 200 mil barris de petróleo equivalente pelo quarto mês consecutivo.
As informações são da Agência Brasil
Fonte: O Dia Online

Novas concessões de aeroportos serão anunciadas até o fim de dezembro

Brasília -  A presidenta Dilma Rousseff confirmou nesta quarta-feira que o governo vai lançar até o fim do mês um plano para concessão de aeroportos. Fará parte do anúncio também um pacote de investimentos na aviação regional. “Até o final de dezembro, nós vamos lançar o plano de investimentos para os aeroportos regionais, bem como novas concessões para os aeroportos chamados centrais”, disse a presidenta, em pronunciamento na abertura do 7º Encontro Nacional da Indústria.
O pacote para os aeroportos faz parte do Plano de Investimentos em Logística, que o governo lançou em agosto, e que inclui rodovias, ferrovias e antecipação da renovação das concessões do setor elétrico. “Nós iniciamos a remoção dos gargalos de infraestrutura que ainda afligem não somente os produtores, mas toda a sociedade brasileira”, ponderou.
Nesta quinta-feira, a presidenta Dilma anuncia o pacote para concessões de portos. Será “um conjunto de ações e investimentos em novas regras para aumentar a eficiência e reduzir os custos do setor portuário brasileiro – elo fundamental da nossa cadeia de logística”, disse.
As informações são da Agência Brasil
Fonte: O Dia Online

STF rejeita proposta de redução das penas do mensalão

Brasília -  Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quarta-feira, por maioria, derrubar a proposta de redução das penas da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Por 7 votos a 2, a Corte rejeitou a sugestão do ministro Marco Aurélio Mello, que considerava vários crimes contra a administração pública como um só, aplicando apenas uma pena agravada em até dois terços.
A discussão foi retomada após o intervalo com o voto do ministro-revisor Ricardo Lewandowski, único a aderir à proposta de Marco Aurélio. “Não me parece consentâneo com o princípio da Justiça nem da equidade que o alegado chefe do esquema criminoso tenha recebido uma pena corporal quatro vezes menor que um de seus executores e que integra a mesma quadrilha. Me parece que há uma desproporção que temos que corrigir”, disse o ministro, em referência a José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil) e Marcos Valério (publicitário).
Segundo Lewandowski, não há porque acreditar que os juízes de primeira instância começarão a seguir o exemplo do STF, reduzindo vários crimes em apenas um. O ministro disse que o caso do mensalão não serve de paradigma para processos futuros porque inovou em várias questões criminais, como o conceito de lavagem de dinheiro e superampliação das penas para evitar prescrição.

Os ministros que votaram em seguida rejeitaram a proposta, aderindo à tese do relator Joaquim Barbosa para manter as penas como estão. “Daqui a pouco até estupro vamos colocar nesse pacote, e vai ser colocado continuidade delitiva, sem limite temporal e espacial”, protestou Gilmar Mendes. Ele lembrou que as penas são proporcionais aos múltiplos crimes executados pelo grupo. “Tudo aqui é inusitado, e não a nossa decisão”, completou Barbosa.
As ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber disseram que não podem encaixar como um único crime delitos tão diferentes, como lavagem de dinheiro e corrupção, mas não descartaram revisar o tema da continuidade delitiva em processos futuros.
As informações são da Agência Brasil
Fonte: O Dia Online

Morre Oscar Niemeyer

Publicação: Quarta-feira, 05/12/2012 às 22:00:30 
Oscar Niemeyer, de 104 anos, internado há 33 dias por infecção renal , faleceu por volta das 21h55 no  Hospital Samaritano,  no Rio de Janeiro.

Aguarde mais informações.
Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Confirmado! Eduardo Bandeira, da chapa azul, é o novo presidente do Flamengo

Rio -  O Flamengo tem novo presidente. Com ampla vantagem, Eduardo Bandeira de Mello, da chapa azul se sagrou vencedor para comandar o clube no triênio de 2013 a 2015. No começo da campanha,  quando a Chapa Azul foi lançada, suas bandeiras eram um choque de gestão com executivos e empresários de diversas áreas, o candidato era Wallim Vasconcellos, ex-diretor do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

No entanto, a candidatura de Wallim foi impugnada, porque o candidato era sócio há menos de cincos anos, algo não permitido no estatudo, no dia 8 de novembro e nome de Eduardo foi escolhido.
A vitória de Eduardo Bandeira de Mello foi arrebatadora, com 1414 votos, contra 914 votos de Patrícia Amorim e 347 votos de Jorge Rodrigues, ou seja, teve mais votos que a soma de seus opositores.
Eduardo Bandeira de Mello recebeu o apoio do Zico | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia

pesquisa de boca de urna, feita três horas antes do começo da eleição, a vitória da chapa azul já havia sido prevista. Eduardo liderava com 45%, seguido da atual presidente Patrícia Amorim, com 22,3%, e Jorge Rodrigues com 12,5%.

Antes de ser eleito, Eduardo Bandeira de Mello falou sobre os principais temas que vai enfrentar como presidente do Flamengo.

Resgate do Flamengo
Brigaremos por títulos. Voltaremos a ser campeões. Mas, para isso, precisaremos mudar a imagem do clube. Hoje, nenhum jogador quer jogar no Flamengo. Nenhum patrocinador quer patrocinar o Flamengo. Queremos entrar exatamente para trazer de volta a credibilidade financeira ao clube.

Projetos e metas
Me inteirar da situação financeira do Flamengo. Segundo o próprio contador do clube, os números disponíveis não têm a menor confiabilidade e certamente herdaremos uma posição bem desconfortável de compromissos vencidos, como salários e contas a pagar.

Sonho de consumo
Como venho falando, o futebol será gerido por um grupo de profissionais que ainda vamos divulgar, em caso de vitória no dia 3 (hoje). Portanto, ainda não posso antecipar qualquer nome ou planejamento sem antes formar este grupo.

Adriano
O Adriano precisa de ajuda. É um ídolo do Flamengo, campeão brasileiro e um jogador que poderia estar na seleção brasileira. Mas, nas condições atuais, não pode ser solução para qualquer time. Precisa se curar. E, se ganharmos, nós estaremos à disposição se quiser ajuda.

Marketing
O nosso VP de marketing, Luiz Eduardo Baptista (presidente da Sky), vai coordenar a execução de um plano de marketing, coisa que não existe no clube. Perdemos uma grande oportunidade de aumentar exponencialmente as receitas do Flamengo com a passagem do Ronaldinho Gaúcho. A diretoria não aproveitou. Com o nosso grupo, a torcida pode ter certeza de que devolveremos a saúde financeira do clube. Sobre a Adidas, desconheço os termos da proposta, por isso é difícil falar.

Dívida do Fla
O principal de tudo é não fazer mais dívidas. Além disso, teremos ninguém menos do que o professor Carlos Langoni, ex-presidente do Banco Central, que será o presidente do Comitê de Reestruturação da Dívida do clube.

Fifa coloca à venda mais de 470 mil ingressos da Copa das Confederações

03/12/2012 - 18h34
Da Agência Brasil
Brasília - Começou hoje (3)  e vai até o dia 15 de janeiro de 2013 uma nova fase de venda oficial dos ingressos da Copa das Confederações. A Federação Internacional de Futebol (Fifa) colocou à venda 477.441 entradas pela  internet, divididas por partida e pelas quatro categorias de preços. 
No caso das partidas que tiverem mais pedidos do que o número de ingressos disponíveis, será feito um sorteio pela Fifa entre os interessados, em fevereiro - pois esta fase, segundo a entidade, trata-se de uma pré-venda. O torcedor sorteado receberá por e-mail informações sobre a compra (se foi efetivada ou não).
Estão disponíveis ingressos para os 16 jogos e todas as categorias de preços, inclusive para a categoria 4, reservada para quem mora no Brasil. Os preços variam de R$ 28,50 a R$ 418. Estudantes e beneficiários do Bolsa Família pagam meia-entrada. Os maiores de 60 anos podem pedir desconto em qualquer setor.
Nas cidades que vão sediar mais de uma partida também será possível comprar carnês para todos os jogos. A despesa do torcedor pode chegar a R$ 684.
No mês passado, 130 mil pessoas compraram os ingressos reservados para a operadora de cartão de crédito Visa garantiram vagas nas arquibancadas. Segundo a Fifa, a maior procura foi para as partidas de abertura - entre Brasil e Japão - que ocorrerá em Brasília, no dia 15 de junho, e para a final, no Maracanã, no dia 30.
Edição: Carolina Pimentel
Fonte: Agência Brasil

Edição extra do DOU traz MP dos royalties

Publicação: Terça-feira, 04/12/2012 às 07:17:00
A Medida Provisória que trata dos royalties do petróleo foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na noite da segunda-feira (03). O texto enviado ao Congresso pela presidente Dilma Rousseff complementa o veto parcial ao projeto aprovado pelos parlamentares.Os percentuais defendidos pelos congressistas para a distribuição  dos recursos foram mantidos, mas a nova divisão só vale para contratos firmados a partir de segunda-feira (03). Com a nova divisão, estados e municípios produtores perderão porcentuais dos recursos de royalties e haverá participação especial para quem não produz. A União também terá uma receita proporcionalmente menor.
O texto da MP destina ainda para a educação todos os recursos dos novos contratos de concessão, seja da União, de estados ou municípios. A educação receberá ainda ao menos 50% dos rendimentos do Fundo Social, que é uma espécie de poupança feita com recursos dos royalties e da exploração de petróleo do modelo de partilha, que será usado para o pré-sal.
O Congresso terá agora até 120 dias para analisar a MP, descontado o período de recesso parlamentar. Alguns parlamentares pretendem propor alterações no texto para que a nova distribuição valha também para as áreas já concedidas. Outra alternativa é pressionar pela derrubada do veto da presidente, que protegeu estados e municípios produtores.

Fonte: Agencia Estado/ clicabrasília

Preso homem que sacou R$ 87 mil de caixa eletrônico

Publicação: Terça-feira, 04/12/2012 às 07:24:00
Um homem foi preso, por volta das 22h45 da segunda-feira (03), após conseguir sacar mais de R$ 87 mil em um dos caixas eletrônicos do hall de entrada da agência do Banco do Brasil localizada na altura do nº 552 da Avenida Penha de França, na Penha, zona leste de São Paulo.Acionados pela central de monitoramento que presta serviço para o banco, que detectou algo de anormal na máquina, policiais militares da 3ª Companhia do 51º Batalhão chegaram rapidamente ao local e flagraram o homem, de nome Samuel e que teria 36 anos, fazendo os saques. Segundo os PMs, o rapaz era auxiliado por um comparsa via celular.
O bandido já havia sacado R$ 87.500,00 apenas de um caixa com o uso de um teclado dobrável de notebook e um pen drive, instalado pelo criminoso em uma entrada de USB acessada por meio do compartimento onde estava a câmera da segurança da máquina. "Ele (o bandido), com o programa instalado no pen drive, reiniciou a máquina e digitava o valor das notas que queria sacar: primeiro as de cem, depois as de cinquenta e assim por diante.", disse o sargento Ricardo, um dos policiais que fizeram a prisão.
Ainda de acordo com os policiais, o homem, que já tem passagem por furto, não quis revelar o nome nem o endereço do comparsa que o auxiliava no processo de retirada das notas. Levado para o 10º Distrito Policial, da Penha, foi autuado em flagrante por furto qualificado.

Fonte: Agencia Estado/clicabasília

Operação Porto Seguro: AGU identifica 23 pedidos de audiência

Publicação: Terça-feira, 04/12/2012 às 07:40:52
A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou o resultado do levantamento feito nos atos assinados pelo ex-adjunto do Advogado-Geral da União, José Weber Holanda Alves. O pente-fino identificou 23 pedidos de audiência a José Weber pelo ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Vieira.

Foram detectados ainda dois agendamentos com o ex-senador Gilberto Miranda, o primeiro no dia 14/02/2012 e o segundo no dia 07/02/2012. No entanto, não é possível certificar se esses encontros de fato ocorreram.

O levantamento foi determinado pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e tem como objetivo detectar a possível existência de vícios e irregularidades na atuação do ex-adjunto, investigado pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro.

Desde a nomeação do adjunto no gabinete da Advocacia-Geral da União, em 9 de julho de 2009, tramitaram 42.327 documentos. Desse universo, 942 atos foram assinados por José Weber Holanda até a data da exoneração, que ocorreu no dia 26/11/2012. A maior parte é referente a documentos administrativos e burocráticos que não possuem desdobramentos jurídicos. Os atos foram elaborados nas funções de adjunto do advogado-geral da União e em substituição da chefia de gabinete em casos de férias, por exemplo.

Somente 40 documentos têm alguma ligação com manifestações jurídicas da AGU. Sete são despachos ligados ao Parecer  10/12, já suspenso, na última terça-feira por determinação do ministro Adams. O parecer adotava entendimento jurídico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) de que a autorização da supressão de vegetação é competência dos ministros das pastas envolvidas e não da Presidência da República. O documento é apontado nas investigações da Polícia Federal como objeto de tratativas entre o ex-adjunto e o diretor da Antaq.

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Dilma sanciona leis com punições para crimes na internet

A presidenta Dilma Rousseff sancionou duas leis que tipificam os crimes na internet, aprovadas pelo Congresso Nacional em outubro e novembro. As leis foram assinadas na última sexta-feira (30) e publicadas na edição de hoje (3) do Diário Oficial da União.
As novas regras alteram o Código Penal para definir os crimes cibernéticos e instituir as respectivas penas. As leis tipificam crimes como a invasão de computadores, o roubo de senhas e de conteúdos de e-mail, a derrubada proposital de sites e o uso de dados de cartões de débito e crédito sem autorização do titular. 
A prática de uso de dados de cartões de débito e crédito sem autorização do dono, por exemplo, passará a ser equiparada à falsificação de documento, com penas de um a cinco anos de prisão e multa.
Fonte: Agência Brasil / clicabrasília

Eleitor ausente no primeiro turno deve justificar até quinta-feira

04/12/2012 - 6h19
Da Agência Brasil
Brasília – Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano têm até quinta-feira (6) para justificar a ausência. Quem não justificar pode ter o título cancelado – caso ocorra três vezes seguidas –, ficar impedido de tirar passaporte, de fazer concurso ou renovar matrícula em unidade pública de ensino.
O eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa, obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais ou no site do Tribunal Superior Eleitoral. O requerimento deve ser apresentado em qualquer cartório eleitoral do país, acompanhado de documento com foto, como a carteira de identidade ou de habilitação.
Os eleitores residentes no exterior que já se cadastraram para votar no país onde moram não precisam justificar a ausência, pois não votam na eleição municipal – somente na presidencial. Os que ainda não se cadastraram devem justificar a ausência às eleições no prazo de 30 dias após o retorno ao Brasil.
Os eleitores que faltaram ao segundo turno poderão justificar até 27 de dezembro.
Edição: Graça Adjuto
Fonte: Agência Brasil

Projeto do Ministério da Defesa oferece capacitação profissional para jovens militares

03/12/2012 - 22h43
Da Agência Brasil
Brasília – Na premiação hoje (03) da melhor gestão do Projeto Soldado-Cidadão, o ministro da Defesa, Celso Amorim, ressaltou a importância do papel do serviço militar na integração dos indivíduos na sociedade. O projeto, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, possibilita a capacitação profissional de jovens militares das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha) para o mercado de trabalho.
Em dez anos do Projeto Soldado-Cidadão, 180 mil jovens foram beneficiados e mais de 67%  saíram das Forças Armadas com emprego. Só no ano passado, 16 mil jovens de 134 municípios foram qualificados. No projeto, os cursos de profissionalização têm duração de 140 horas e é oferecida capacitação profissional em áreas como mecânica e culinária.
O ministro destacou a dificuldade de expandir o projeto e o trabalho dedicado à recuperação da capacidade orçamentária para investimento nas Forças Armadas. No 3° Prêmio da Melhor Gestão do Projeto Soldado-Cidadão foram reconhecidos instituições e personalidades, militares ativos e da reserva, reformados e integrantes das forças auxiliares.
Edição: Fábio Massalli 
Fonte: Agência Brasil

domingo, 2 de dezembro de 2012

Força Militar: Reajuste de 9,2% só em março

1.12.2012 às 01h00 > Atualizado em 30.11.2012 às 22h01
Por Marco Aurelio Reis
Rio -  Os soldos entram na conta neste fim de semana  com a segunda parcela do 13º salário. “Com a defasagem de nosso salário em relação ao aluguel e aos preços dos supermercados, será o Natal mais pobre desde que entrei para vida militar”, desabafa leitor da Coluna. “Problema é que 2013 chega, com despesas de material escolar e IPVA, com soldo ainda baixo”, reclama, numa referência ao fato de o reajuste para o ano que vem de 9,2% anunciado em setembro só entrar em vigor em fevereiro, caindo na conta a partir de março. “Ou seja, vai fazer cócegas no bolso só depois do Carnaval”, brinca outro militar, destacando que a mãe dele, pensionista de Marinha, havia se confundido e pensado que o aumento já ia entrar na conta em janeiro, como o governo faz com aposentadorias e pensões do INSS. “Ela estava até fazendo planos”, revela ele.

30% SÓ EM 2015

O reajuste que começa a ser creditado no ano que vem é o primeiro de três parcelas, que vão somar 30% e serão pagas também em 2014 e 2015, sempre no dia 1º de março.
Fonte: O Dia Online

Militares defendem o 'ouro negro' que sai do pré-sal

1.12.2012 às 23h30 > Atualizado em 1.12.2012 às 21h33
 Por Paulo Maia
Durante exercício militar que simulava ataque aéreo, praça abastece metralhadora e fica a postos, atento à ordem para atirar | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Rio -  Voz baixa, olhar atento e corpo jovem descrevem o militar que ocupa uma das funções mais importantes do navio de guerra Almirante Saboia, da Marinha do Brasil. O marinheiro Alan de Carvalho tem apenas 22 anos, mas já trabalha como vigia do mar e, por isso, é um dos responsáveis pela defesa dos poços de petróleo da camada do pré-sal, ‘ouro negro’ que a presidenta Dilma Rousseff decidiu, na sexta-feira, investir integralmente para melhorar a educação no país.

Na parte externa e mais alta da embarcação, com um binóculo e um rádio pendurados no pescoço, o marinheiro Alan avisa a tripulação sobre a presença de qualquer objeto estranho na água. O posto solitário serve para complementar a varredura feita pelos radares e nunca fica vazio, inclusive no período da noite e nas madrugadas.

“Tenho que ficar sempre atento. Barcos pesqueiros, lixo e manchas de óleo não são detectados pelos equipamentos. Estou aqui para vigiar o mar”, revela o marinheiro, que serve no Almirante Saboia há um ano. “Tenho orgulho de exercer essa função que é uma das mais importantes”, conta o militar.

“À noite é mais complicado. Os barcos pesqueiros, muitas vezes, navegam no escuro e fica difícil localizá-los na água. Mesmo assim, já consegui alertar a tripulação sobre a presença de um desses bem próximo ao navio”, diz Alan, que não desgruda os olhos do binóculo.

Na última terça-feira, o vigia do mar do navio de guerra Almirante Saboia foi um dos protagonistas da simulação de ataque aéreo a navios da Marinha. O exercício, que é parte da ‘Atlântico III’ — operação promovida pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica — foi feito a 100 km da costa do Rio, na região chamada ‘Amazônia Azul’, área litorânea que engloba a área do pré-sal.

“É uma área que tem importância estratégica para o Brasil”, resume o comandante da simulação de ataque aéreo, contra-almirante Marcio Ferreira de Mello.

A simulação contou ainda com exercícios de interceptação de navio de pesquisa, combate a incêndio, tiros reais e transporte de carga entre dois dos quatro navios de guerra que participaram do exercício. A operação ‘Atlântico III’ foi coordenada pelo Ministério da Defesa e teve como objetivo adestrar 10 mil militares para manter a vigilância sobre as matrizes energéticas brasileiras. Além de atividades militares, foram promovidas ações cívicas.

'Amazônia azul' tem a maior biodiversidade do Brasil

Segundo o contra-almirante Marcio Ferreira de Mello, a região do pré-sal tem importância estratégica para o Brasil porque reúne grandes reservas de recursos naturais.

Cerca de 95% do comércio exterior do Brasil é transportado por via marítima, o que aumenta a importância estratégica dessa região.

A ‘Amazônia Azul’ é uma extensa área oceânica adjacente ao litoral que corresponde a mais da metade da área total do continente brasileiro. Trata-se de um espaço marítimo de grandes dimensões, com recursos naturais incalculáveis.

Os limites das águas jurisdicionais são linhas sobre o mar que não existem fisicamente. O que as define é a patrulha de navios e também ações de presença no oceano, como a operação ‘Atlântico III’.

O local apresenta biodiversidade maior que a Amazônia Verde. Além disso, é neste local que o país retira a maior parte do petróleo e do gás natural.

A Marinha ressalta que, sem o petróleo, uma crise energética e de insumos poderia paralisar o Brasil, o que geraria a dúvida sobre a competência brasileira para manter a auto-suficiência energética.

De acordo com a Marinha, dependência do Brasil em relação ao tráfego marítimo é uma vulnerabilidade que precisa ser protegida.
Fonte: O Dia Online

NOVA IDENTIFICAÇÃO MARINHA TROCA AS PLAQUETAS

A Marinha se prepara para substituir no ano que vem as atuais plaquetas de identificação de seus praças e oficiais (pretas, com letras brancas, e vermelhas, com letras amarelas) por um modelo único, confeccionado em superfície metálica dourada, de formato retangular. Segundo a alteração já prevista no Regulamento de Uniformes da Marinha, o nome de guerra do militar será gravado em baixo relevo, com letras pretas.
"Na lateral direita, deverá constar uma miniatura da Bandeira do Brasil tremulando, em alto relevo", prevê o regulamento. Será criada ainda uma "plaqueta de identificação de representação" com as mesmas características dos novos modelos que serão usados rotineiramente. Ele terá ainda a palavra "Brasil" em caixa alta logo abaixo do nome de guerra do militar.
Será o Sistema de Abastecimento da Marinha que vai produzir e fornecer as novas plaquetas. Todo o processo vai passar pelo Depósito de Fardamento da Marinha, que fica no Rio de Janeiro.
<<<
MARINHA 2
QUANDO COMPRAR
Os militares ficarão sabendo quando as novas placas estarão disponíveis pelo boletim interno. A orientação é não adquirir as novas plaquetas fora do Sistema de Abastecimento. "Queria saber quanto vai custar a mudança", questiona leitor da Coluna.
<<<
MARINHA 3
MULHER GENERAL
A carioca Dalva Carvalho Mendes é a primeira mulher a ser nomeada oficial general da Marinha. A promoção da agora contra-almirante duas estrelas Dalva foi assinada dia 23 pela presidenta Dilma. Dalva serviu por 28 anos no hospital Marcílio Dias.
Fonte: O Dia Online / Força Militar às 20:20 :: Arquivado

Polícia de Belize prende criador de software McAfee

Publicação: Sábado, 01/12/2012 às 20:43:00 
O criador de software antivírus, John McAfee, procurado pelas autoridades de Belize pelo assassinato de seu vizinho, foi capturado após semanas de fuga. "Recebemos notícia não confirmada de que John McAfee foi capturado na fronteira de Belize e México", segundo o blog oficial whoismcafee.com.O endereço na internet, criado por McAfee para combater o que ele vê como acusações errôneas da mídia e das autoridades sobre ele, afirmou que postaria mais informações assim que possível.
A polícia diz que eles querem apenas interrogar o homem de 67 anos sobre o assassinato do americano Gregory Faull, nativo da Flórida, que foi encontrado morto em sua casa na ilha caribenha de Ambergris Caye, no mês passado, em uma piscina de sangue.
Faull, de 52 anos, foi baleado pelas costas na cabeça, de acordo com informações da polícia. Não havia sinais de assalto e seu laptop e seu celular desapareceram.
McAfee disse temer por sua vida e estava fugindo das autoridades, com quem teve problemas após se recusar a fazer uma doação para a campanha de um político local. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Agencia Estado / clicabrasília

Justiça interdita batalhão prisional da Polícia Militar fluminense

Publicação: Sábado, 01/12/2012 às 15:20:04
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu interditar hoje (30) o Batalhão Especial Prisional (BEP) da Polícia Militar (PM). Para o local são levados os militares que são presos por decisão da Justiça.

Os oficiais de Justiça da Vara de Execuções Penais, que fizeram inspeção da unidade prisional, informaram ter constatado várias indícios de privilégios para os policiais presos. Dentre as irregularidades, destacam-se celas com divisórias de madeiras e a presença de eletrodomésticos, como fornos de micro-ondas e televisores.
 
Com a interdição, a partir da semana que vem nenhum policial militar preso poderá ser levado para o BEP. O governo do estado tem de 60 a 90 dias para esvaziar a prisão.

 Hoje, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou fotos, que mostram as regalias dos policiais militares presos na unidade prisional, instalada em Benfica, zona norte da capital fluminense.

 Em nota, a Polícia Militar informou que as fotos foram feitas durante o mutirão carcerário, em dezembro de 2011. De acordo com a corporação, desde aquela época vem fazendo inspeções permanentes na unidade que atualmente tem 325 presos.

 A PM informa, ainda, que no decorrer de 2013, a nova unidade prisional especial para policiais militares estará funcionando no Complexo de Gericinó, na zona oeste da cidade. O projeto básico já está pronto, e a licitação para construção do novo prédio ocorrerá em fevereiro do ano que vem.

Fonte: Agência Brasil/clicabrasília