- 09/03/2014 18h21
- 09/03/2014 15h28
- São Paulo
Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil
Edição: Nádia Franco
Artistas gráficos, quadrinistas e todos os tipos
de publicadores independentes participaram, neste fim de semana, da
Feira Plana, na área externa do Museu da Imagem e do Som (MIS), zona
oeste paulistana. Segundo a idealizadora da feira, Bia Bittencourt, a
feira é uma oportunidade para o público conhecer produtos que
dificilmente circulam por espaços mais convencionais, como livrarias ou
bancas de revista.
“Acho que tais produtos dependem muito dessas feiras para circular. É por isso que, quando há um evento, fica tão insano [lotado]. As pessoas ficam esperando por isso, por essa oportunidade”, ressaltou Bia, em entrevista à Agência Brasil.
“Acho que tais produtos dependem muito dessas feiras para circular. É por isso que, quando há um evento, fica tão insano [lotado]. As pessoas ficam esperando por isso, por essa oportunidade”, ressaltou Bia, em entrevista à Agência Brasil.
Ela teve a ideia de realizar a Feira Plana quando foi a um evento
feira semelhante em Nova York. “Eu cheguei louca para fazer um negócio
parecido. Copiar mesmo”, ressaltou Bia. ao sobre como começou a montar a
exposição, que teve a primeira edição no ano passado. Em 2013, a mostra
teve 90 expositores e público de cerca de 4 mil pessoas. “O negócio foi
um sucesso tão grande que este ano dobrou de tamanho”, disse ela sobre
os 150 expositores desta edição.
Neste ano, Bia estima que pelo menos 10 mil pessoas tenham ido
conhecer as publicações independentes. A estrutura foi ampliada com
apoio do museu e a captação de patrocínio, que não havia na primeira
edição. “Ano passado, não tínhamos dinheiro e compramos papelão para
fazer as mesas. Aí, as mesas ficavam desmontando.” Agora, além das
tendas para abrigar os editores, foi possível convidar artistas
internacionais para ministrar oficinas.
Para
o criador de histórias em quadrinhos Carlos Ferreira, a Feira Plana é
uma boa maneira de aproximar os artistas do público. “Uma feira facilita
muito o contato direto com o público, que é importante e humaniza mais o
trabalho", disse Ferreira, que levou cinco títulos para a mostra com
tiragens entre mil e 3 mil exemplares.
Na opinião de Ferreira, muitas vezes, a feira acaba sendo mais
eficiente para divulgação de autores independentes do que a estrutura
das editoras, que deixam esse trabalho a cargo das distribuidoras. “O
distribuidor vai distribuir o que vende mais. O que não estiver vendendo
ele não vai trabalhar em uma dinâmica de divulgação. Por isso, às
vezes, trago os meus livros para esses eventos, onde eles acabam tendo
uma divulgação melhor e mais exposição. Até as vendas melhoram.”
Há espaço também para artistas iniciantes, como Mariana Paraizo, que
assina os quadrinhos que cria como Mazô. Estudante de artes, a jovem de
21 anos está preocupada com a aceitação de seu primeiro título, feito
quase de improviso. “Dá um medinho de não ter público. Será que estou no
lugar certo? Mas eu estou no começo, não tenho como exigir mais do que
isso”, ressaltou Mazô, ao comentar a baixa venda da revista que publicou
e levou à feira.
Mesmo assim, destacou Mazô, valeu a pena sair do Rio de Janeiro para
conhecer técnicas e trabalhos diferentes. “Foi muito bom vir para cá,
porque estou vendo coisas em que nunca tinha pensado. Papel vegetal,
costurar papel, adesivos, carimbos, não só quadrinhos”, disse a artista,
que começou a desenhar depois de ter ido a um evento parecido com a
Feira Plana em Belo Horizonte. Na ocasião, ela descobriu que existem
muitos outros desenhistas em todo o país, também muito jovens, que
desenvolvem trabalhos na mesma linha.
Para o editor Renato Malkov, que visitava a feira, a mostra é uma
oportunidade de ter contato com produtos que não são encontrados em
outros lugares. “Vim com a ideia de comprar, porque tinha um trabalho
que eu já conhecia”, disse ele.
Fonte: Agência Brasil
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