21/02/2013 - 20h37
Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O Hotel Copacabana Palace, um dos mais tradicionais
e luxuosos da capital fluminense, foi alvo hoje (21) de uma operação do
Procon-RJ, que encontrou nas três cozinhas do estabelecimento mais de
100 quilos de alimentos fora da data de validade e até mesmo em
decomposição. Os fiscais apreenderam 10 quilos de peixes, 20 quilos de
carne, além de queijos, pães, rolinhos primavera e pastas. Na ação, o
responsável pelas cozinhas foi encaminhado à 12ª Delegacia de Polícia
(Copacababana) por flagrante delito. O hotel será autuado e poderá
receber multa inicial de cerca de R$ 270 mil.
De acordo com o Procon, o hotel tem 15 dias para apresentar a defesa.
“Se ela for considerada improcedente, a penalidade vai ser aplicada. A
multa é baseada na gravidade da situação, já que são vários produtos,
bem como no porte econômico da empresa. Eles têm a possibilidade de
pagar a multa em até 30 dias com desconto de 25%, que daria em torno de
R$ 100 mil”, disse o coordenador do departamento de fiscalização do
Procon, Marco Antônio Silva.
Segundo Silva, as operações de fiscalização de restaurantes, bares e
hotéis estão em andamento desde o início do ano. “Se você trabalha com
alimentos, eles têm que ser manipulados e armazenados da forma correta”,
acrescentou.
O órgão informou que as cozinhas do hotel não serão interditadas. Em
caso de reincidência, podem ser interditadas total ou parcialmente.
“Tinha carne vencida desde 2012. Em decomposição, havia potes de pastas e
pães. A ideia não é fazer caça às bruxas, perseguindo A ou B, ou hotéis
de uma ou cinco estrelas, mas é que o fornecedor de produto ou serviço
tome consciência que precisa respeitar as leis, principalmente quando se
trata da saúde do consumidor”, explicou o coordenador.
Todos os alimentos apreendidos foram levados para a delegacia de
polícia, onde serão analisados. Durante a operação, os agentes
vistoriaram o bar da piscina, os quartos e lojas do hotel.
Em nota, a assessoria do hotel informou que “algumas irregularidades
foram encontradas e todas as medidas corretivas já foram colocadas em
prática". "Apoiamos a iniciativa das inspeções realizadas pelos órgãos
oficiais e corroboramos que o hotel tem como objetivo ser exemplar em
todos os seus procedimentos. O Copacabana Palace reafirma seu
compromisso com a excelência dos seus serviços”.
Edição: Carolina Pimentel
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente