dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 1 de março de 2013

No Rio, Dilma inaugura primeira etapa de fábrica de submarinos

A fábrica está instalada na Base Naval de Itaguaí e faz parte de programa que tem a França como parceira

Agência Brasil
Publicação: 01/03/2013 09:57 Atualização:

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff inaugura hoje (1°/3), no Rio de Janeiro, uma unidade de produção de estruturas metálicas, primeira etapa para a construção de submarinos. A fábrica está instalada na Base Naval de Itaguaí e faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

O programa é uma parceria entre o Brasil e a França e prevê a fabricação de cinco submarinos: quatro convencionais – de propulsão diesel-elétrica – e um com propulsão nuclear, segundo o Ministério da Defesa. Os equipamentos serão produzidos com tecnologia nacional, por técnicos treinados na França. O primeiro dos quatro submarinos convencionais deverá ser entregue em 2015. O prazo para a entrega do submarino nuclear é 2023.
 
 
Além da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem), que será inaugurada hoje, o Prosub prevê a construção do estaleiro e da base naval que abrigará os submarinos. O investimento nessas etapas será R$ 7,8 bilhões, com desembolsos até 2017.

Dilma vai inaugurar ainda o Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador. À noite, participará da abertura do Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá. O museu é parte do projeto de revitalização da zona portuária da cidade.

 Fonte: Correio Braziliense

___________________________________________________________________________________

 BRASÍLIA-DF / Submarinos / Luiz Carlos Azedo

A presidente Dilma Rousseff, o ministro da Defesa, Celso Amorim, o comandante da Marinha, Júlio de Moura Neto, e o embaixador da França no Brasil, Bruno Delaye, inauguram hoje a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem), em Itaguaí (RJ). No local, serão construídos quatro submarinos convencionais e um de propulsão nuclear com tecnologia francesa.

Fonte: Coreeio Braziliense/sinopse do Comando da Marinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente