25/09/2015 17h39
Rio de Janeiro
Da Agência Brasil
Uma frente fria que se aproximou do Rio de Janeiro na tarde desta sexta-feira (25) provocou forte ventania em diversos pontos da cidade. Os ventos chegaram a 80 quilômetros por hora no Forte de Copacabana, na zona sul, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Depois de registrar o dia mais quente do ano ontem (24), com 41,3 graus Celsius (ºC), o Rio deverá ter céu nublado e temperaturas mais baixas neste fim de semana.
A meteorologista-chefe do sistema Alerta Rio, da prefeitura do Rio, Juliana Hermsdorff informou que a frente fria vem de São Paulo e deve passar pelo oceano, causando chuva fraca a moderada em pontos isolados da cidade na noite de hoje e na tarde e noite de amanhã (26).
"Tivemos uma massa de ar quente e seca predominando no município, o que provocou as altas temperaturas ao longo da semana. Ela perdeu força e permitiu a aproximação de uma frente fria, que não ficará estacionada na cidade e deve passar pelo oceano. Ainda assim, devemos registrar chuva em pontos isolados da cidade", afirmou a meteorologista.
Ainda segundo Juliana, no domingo (27) a frente fria se afasta e o céu deve ficar parcialmente nublado, com gradual aumento de temperatura. O sistema Alerta Rio mostra que amanhã os termômetros devem oscilar entre 21ºC e 30ºC. Já no domingo, a mínima deve ser de 18ºC e a máxima de 34ºC.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, a temperatura máxima hoje chegou aos 39,3º Celsius (°C) na Estação Meteorológica de Irajá, zona norte da cidade. Conforme o boletim, uma massa de ar quente deixou as temperaturas elevadas na capital fluminense.
A aproximação de uma frente fria provocou aumento gradativo da nebulosidade e rajadas de vento de moderado a forte na parte da tarde. As temperaturas ficaram estáveis em relação ao dia anterior. A sensação térmica mais elevada foi de 41,6ºC registrada na Estação Santa Cruz, zona oeste do Rio.
Edição: Armando Cardoso
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente