25/09/2015 09h53
Bruxelas
Da Agência Lusa
Países europeus têm instaladado barreiras de arame para impedir a entrada de migrantes. Na foto, cerca entre Croácia e HungriaEPA/Gyorgy Varga Hungary/Agência Lusa/Direitos Reservados
A União Europeia (UE) pediu hoje (24) à Croácia “esclarecimentos urgentes” sobre o bloqueio da fronteira com a Sérvia para barrar a chegada de migrantes. “A nossa primeira avaliação” das restrições à circulação impostas desde segunda-feira por Zagreb ao longo da fronteira com a Sérvia é que “levantam algumas questões graves”, afirmou a porta-voz da Comissão dos Negócios Estrangeiros, Maja Kocijancic. “Neste contexto particular, pedimos esclarecimentos urgentes às autoridades croatas”, acrescentou.
Pouco depois, o primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic, declarou que está analisando a possibilidade de “hoje ou amanhã [sábado]” erguer o bloqueio da fronteira com a Sérvia.
“Estou em consultas intensivas com os meus colaboradores sobre a anulação, hoje ou amanhã, das medidas que tivemos de tomar” na fronteira com a Sérvia, declarou Milanovic à imprensa.
No início da semana, a Sérvia queixou-se a Bruxelas de que as restrições croatas violavam os termos do Acordo de Estabilidade e Associação que Belgrado assinou em 2013 como um primeiro passo para a adesão ao bloco europeu.
A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, telefonou hoje de manhã aos primeiros-ministros dos dois países, cujas relações nunca estiveram tão tensas desde a guerra nos anos 1990.
Mogherini pediu aos dois vizinhos que tivessem uma “abordagem construtiva que permita resolver esta questão e restabelecer os fluxos comerciais”, disse a porta-voz.
À medida que a crise dos migrantes se aprofundou, com milhares de pessoas tentando entrar na UE, a Hungria fechou a sua fronteira com a Sérvia, num esforço para deter o fluxo.
Os migrantes, na maioria sírios, determinados a continuar para o Norte, rumo à Alemanha, viraram-se para a Sérvia que os encaminhou para a Croácia.
Depois de uma recepção calorosa inicial, a Croácia disse não poder lidar com o fluxo de migrantes e fechou os pontos de passagem na sua fronteira com a Sérvia.
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente