Brasília
Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, reuniu-se hoje (20) com representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, da Petrobras e de estaleiros contratados pela Sete Brasil para produzir sondas de perfuração de petróleo. Segundo o ministro, “o horizonte é positivo” para a retomada da produção.
A empresa Sete Brasil é uma das investigadasna Operação Lava Jato. O ex-gerente de Tecnologia da Petrobras e também ex-diretor da Sete Brasil Pedro Barusco, que fez acordo de delação premiada, disse que a empresa pagou propina a diretores da Petrobras nos contratos de construção de 28 sondas de perfuração.
Com o início das investigações da Polícia Federal, a Sete Brasil teve dificuldades de caixa e deixou de pagar os estaleiros. Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em maio, o presidente da empresa, Luiz Eduardo Guimarães Carneiro, disse que a Sete Brasil não fazia os pagamentos desde novembro.
Eduardo Braga informou que o objetivo do governo, além de retomar a produção, é manter os postos de trabalho no setor. “O trabalho que está sendo feito com relação a esses estaleiros é justamente para que se possa manter os trabalhadores na indústria de óleo e gás e também nas indústrias de estaleiros”, declarou.
Apesar disso, ele ressaltou que a retomada da produção não deve igualar o nível de encomendas anterior. “Com tudo que foi publicado, e com o novo preço do petróleo, houve redimensionamento. Mas não são apenas as encomendas da Sete Brasil. [São] as encomendas da indústria do petróleo”, salientou.
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente