23/08/2014 14h2623/08/2014 14h45
Bagdá
Da Agência Lusa
Pelo menos seis pessoas morreram hoje (23) num atentado suicida, com um carro-bomba, contra a sede dos serviços de informações do Ministério do Interior iraquiano, no centro da capital Bagdá, informaram representantes das forças de segurança do país. A explosão deixou ainda 32 feridos.
A sede dos serviços de informações iraquianos está protegida por muros, mas os guardas que controlam a entrada do complexo governamental, num cruzamento bastante movimentado da capital iraquiana, acabam sendo um alvo fácil para os atacantes.
A autoria do atentado não foi reivindicada até ao momento. Esse tipo de ação, no entanto, está normalmente relacionado a grupos insurgentes sunitas iraquianos, como os jihadistas do Estado Islâmico (EI), grupo sunita ultrarradical que controla partes do Iraque e da Síria.
Desde 9 de junho, o Iraque enfrenta uma ofensiva de insurgentes sunitas, que controlam vastas áreas no Norte e Oeste do país. A ocupação jihadista provocou o êxodo de milhares de civis, principalmente da minoria étnico-religiosa Yazidi.
*Matéria alterada às 14h45 para atualizar o número de mortos no atentado, que subiu de dois para seis, e de feridos, que passou de oito para 32
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente