19/10/2015 22h08
Denver (EUA)
Gislene Nogueira - Correspondente da Agência Brasil
Uma pesquisa do instituto Gallup divulgada hoje (19) nos Estados Unidos mostrou que 55% dos norte-americanos acreditam que o país deveria ter leis mais rigorosas para a venda de armas de fogo. O número representa um aumento de 8 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, feito há um ano.
A posse e o uso de arma de fogo é um direito garantido a todo cidadão norte-americano pela Segunda Emenda à Constituição. Entre os 1.015 entrevistados, 43% disseram que têm uma arma.
A pesquisa Gallup ouviu adultos, com 18 anos ou mais, de 50 estados norte-americanos e do distrito de Columbia. Eles foram perguntados se a venda de armas de fogo deveria ser mais estrita, menos estrita ou se deveria continuar como é atualmente.
Até o início deste mês, 381 pessoas morreram e 1.109 ficaram feridas em tiroteios nos Estados Unidos. O levantamento é feito pela instituição Shooting Tracker, que publica os dados atualizados em seu site na internet.
Em 2013, o presidente Barack Obama propôs uma lei para tornar obrigatória a checagem de antecedentes criminais para a compra de armas de fogo. Mas o Senado barrou o projeto.
Edição: Aécio Amado
Fonte: Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente