dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Avaliação do brasileiro sobre mercado de trabalho tem quinta piora consecutiva

10/06/2015 09h20
Rio de Janeiro
Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto
emprego, construção civil
Indicador que avalia opinião do brasileiro sobre mercado de trabalho tem quinta piora consecutiva Marcelo Camargo/Agência Brasil






























O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), que avalia a situação do mercado de trabalho com base na opinião do consumidor brasileiro, piorou pelo quinto mês consecutivo em maio deste ano. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o indicador teve piora de 2,9% na passagem de abril para maio.

O ICD atingiu o pior patamar desde maio de 2009, período pós-crise internacional. Segundo a FGV, o resultado mostra que a taxa de desemprego deve aumentar em maio, influenciada por um aumento da busca por empregos.

Outro índice da FGV, o Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), que busca antecipar tendências do mercado de trabalho com base na opinião de consumidores e de empresários da indústria e do setor de serviços, teve leve melhora, ao subir 0,3% em maio.

Apesar disso, segundo a FGV, o indicador ainda está em um patamar baixo, se comparado com a média histórica. Em três meses, o Iaemp acumula queda de 2,3%. De acordo com a FGV, a tendência é de “deterioração do emprego para os próximos meses”.

Houve melhora na percepção dos consumidores sobre o mercado de trabalho futuro (5,3%) e na avaliação dos empresários da indústria e dos serviços sobre a situação de seus negócios para os próximos seis meses (4,5%).

Apesar disso, houve queda nas avaliações sobre a situação atual dos negócios do setor de serviços (-5,4%) e da indústria (-4,7%).

Fonte: Agência Brasil

Estudantes montam acampamento em frente ao Ministério da Fazenda

10/06/2015 09h20
10/06/2015 11h15
Brasília
Daniel Lima – Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo
Estudantes da UNE e Ubes montam acampamento em frente ao Ministério da Fazenda para protestar contra os cortes de verbas na educação em consequência do ajuste fiscal estabelecido pelo governo (José Cruz/Agência Brasil)
Estudantes da UNE e Ubes montam acampamento em frente ao Ministério da Fazenda para protestar contra os cortes de verbas na educação em consequência do ajuste fiscal estabelecido pelo governo José Cruz/Agência Brasil

Estudantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) montaram acampamento, hoje (10) pela manhã, em frente à sede do Ministério da Fazenda, em Brasília, para protestar contra os cortes de verbas na educação em consequência do ajuste fiscal estabelecido pelo governo.

Segundo os organizadores, há cerca de 200 estudantes acampados no local. Para a Polícia Militar, há 60 estudantes. Há 50 barracas montadas.

A presidenta da UNE, Carina Vital, disse que o movimento dos estudantes ocorre em razão de o governo adotar como lema o “apoio à pátria educadora, enquanto corta recursos para a manutenção dos bandejões”. Ele acrescentou que os estudantes também protestam contra a demissão de servidores terceirizados, que dão o suporte administrativo às universidades,

Carina Vital disse que os estudantes vão manter os acampamento até serem recebidos pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Ela acrescentou que, à tarde, os estudandes vão ao Congresso Nacional para protestar também contra a proposta que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos,

A presidenta da Ubes, Bárbara Melo, disse que o ajuste fiscal “ignora um problema real que existe hoje na educação brasileira: a saída da crise não passa pela diminuição dos investimentos e sim pelo aumento dos investimentos”.

A Agência Brasil tentou ouvir a posição do ministério da Fazenda sobre os protestos. Não houve resposta do ministério até o momento da edição desta matéria.

O Ministério da Educação (MEC) informou que não vai comentar a decisão dos estudantes de acamparem em frente ao Ministério da Fazenda. O MEC acrescentou que o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, está hoje (10) na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, onde terá oportunidade de dialogar com representantes da UNE, que também lá se encontram. Segundo o MEC, "o diálogo [do governo] com as entidades estudantis está sempre aberto".

* Matéria atualizada às 11h14 para acréscimo de informações.

Fonte: Agência Brasil

Inflação oficial chega a 8,47% em 12 meses, maior taxa desde 2003

10/06/2015 09h16
10/06/2015 10h33
Brasília
Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas
dinheiro
A taxa de maio foi superior à registrada em abril, de 0,71% Agência Brasil



























A inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi 0,74% em maio deste ano, taxa superior a observada em abril (0,71%) e em maio do ano passado (0,46%). O dado foi divulgado hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação acumulada em 12 meses ficou em 8,47%, a maior desde dezembro de 2003, quando registrou 9,3%.

No ano, o IPCA acumula taxa de 5,34%, o maior percentual desde maio de 2003 (6,8%). A inflação acumulada em 12 meses ficou em 8,47%, acima do teto da meta do governo, que é 6,5%. O IPCA é considerado a inflação oficial e mede a variação de preços da cesta de compras de famílias com renda entre um e 40 salários mínimos, em dez regiões metropolitanas e três capitais brasileiras.

* Matéria atualizada às 10h33 para acréscimo de informação

Fonte: Agência Brasil

Fifa adia escolha da sede da Copa do Mundo de 2026

10/06/2015 08h56
Brasília
Da Agência Brasil* Edição: Talita Cavalcante
sede da Fifa na Suíça
A Fifa é alvo de duas investigações por pagamento de propinas para a escolha de sedes de diversos eventosDivulgação/Fifa

O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, confirmou hoje (10) que a escolha para a sede da Copa do Mundo de 2026 será adiada devido às denúncias de corrupção que ocorrem na entidade. Uma nova data ainda não foi anunciada oficialmente. Para a disputa, os Estados Unidos são os favoritos. Mas Canadá, México e Colômbia também devem entrar na disputa para sediar o evento.

"Nessa situação, eu acho que não tem sentido começar um processo de eleição com o clima atual", disse o dirigente durante uma visita à Rússia. Ele ainda ressaltou que os russos não devem perder seu Mundial porque "sempre negaram" qualquer envolvimento em casos de corrupção.

Os campeonatos de 2018, na Rússia, e o de 2022, no Catar, estão sendo investigados pelo FBI (Polícia Federal norte-americana). Há suspeita de que votos tenham sido comprados para a escolha dos dois países.

A Fifa é alvo de duas investigações – uma da polícia suíça e outra da norte-americana – por pagamento de propinas para a escolha de sedes de diversos eventos. No dia 27 de maio, 14 mandados de prisão foram emitidos para ex-dirigentes da entidade e empresários que trabalhavam com os direitos de imagens dos torneios.

Sete altos dirigentes da Fifa, entre eles o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marín, foram presos em Zurique, na Suíça, dois dias antes do congresso que elegeria o novo mandatário.

Nas eleições, Joseph Blatter foi reeleito para seu quinto mandato consecutivo. Porém, quatro dias após assumir, ele colocou o cargo à disposição e um novo pleito deve ser convocado até dezembro deste ano.

Fonte: Agência Brasil

STF começa a julgar hoje biografias não autorizadas

10/06/2015 08h43
Brasília
André Richter - Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo
O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar hoje (10) a constitucionalidade da publicação de biografias não autorizadas. Os ministros vão julgar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada, em 2012, pela Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel) contra liminares que proíbem o lançamento das biografias. A relatora é a ministra Cármen Lúcia.

O julgamento está previsto para começar às 14h, com as sustentações orais dos advogados da Anel, das entidades ligadas aos artistas, como o Instituto Amigo, criado pelo cantor Roberto Carlos; a Academia Brasileira de Letras (ABL) e organizações não governamentais que atuam em defesa da liberdade de expressão. 

Na ADI, a Anel questiona a constitucionalidade dos artigos 20 e 21 do Código Civil. A Anel argumenta que a norma contraria a liberdade de expressão e de informação, e pede que o Supremo declare que não é preciso autorização prévia do biografado para a publicação dos livros.

Segundo o Artigo 20 do Código Civil, “salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da Justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.”

Um dos casos que podem ser influenciados pela decisão do Supremo é a biografia não autorizada do cantor Roberto Carlos. A biografia Roberto Carlos em Detalhes foi escrita por Paulo César de Araújo. Em 2007, 11 mil exemplares foram recolhidos das livrarias após ação judicial impetrada pelo advogado do cantor.

Fonte: Agência Brasil

Greve dos rodoviários do DF entra no terceiro dia e TRT marca audiência

10/06/2015 07h33
Brasília
Da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto
Ônibus de transporte alternativo, na rodoviária de Brasília, circulam durante greve dos rodoviários (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Ônibus de transporte alternativo, na Rodoviária de Brasília, circula durante greve dos rodoviários Antonio Cruz/Agência Brasil

A greve dos rodoviários do Distrito Federal (DF) entra hoje (10) no terceiro dia. A categoria pede reajuste de 20% nos salários e de 30% no auxílio-alimentação e na cesta básica, além da manutenção dos planos de saúde. Os empresários ofereceram 8,34% de reajuste salarial. Sem acordo, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) marcou para esta manhã uma audiência de conciliação e instrução entre rodoviários e empresas.
A audiência foi marcada depois que as empresas entraram com pedido de reconhecimento da ilegalidade da greve com base na decisão do TRT que determinou, em caráter liminar, a circulação de 70% dos ônibus, nos horários de pico, e de 50% nos demais horários, sob multa diária de R$ 100 mil ao sindicato da classe. A reunião será conduzida pelo desembargador André Damasceno.

Saiba Mais

O dissídio coletivo de greve é um tipo de ação usada para a resolução de conflitos entre partes que mantêm relações trabalhistas quando as possibilidades de negociação direta entre elas estão totalmente esgotadas. No primeiro passo do processo da audiência, rodoviários e empresários serão incentivados a celebrar um acordo. Caso o impasse continue, a Justiça poderá impor uma solução às partes, além de se manifestar sobre a legalidade do movimento grevista.
A pedido da Justiça, o governo do Distrito Federal enviou relatório sobre a greve apontando que nenhum ônibus deixou as garagens das cinco empresas de transporte coletivo de Brasília durante a paralisação. Cerca de 2,7 mil veículos permanecem parados e a greve afeta 1 milhão de pessoas em todas as regiões do DF, segundo o governo.
Sem ônibus, a população teve de recorrer ao transporte pirata – veículos sem licença para conduzir passageiros –, ao metrô ou a tirar o carro da garagem. A todo momento, é possível ver ônibus, micro-ônibus e vans piratas circulando pelas diversas regiões do DF. Os preços cobrados chegam a R$ 10, dependendo do horário de circulação. O preço da tarifa no DF varia entre R$ 1,50 e R$ 3.
O Metrô-DF informou que colocou a quantidade máxima de trens em circulação nos horários de pico: 26. Com isso, 2,8 mil pessoas a mais podem fazer cada viagem programada. O volume de passageiros teve um acréscimo de cerca de 30% por causa da greve, segundo a companhia. Para tentar diminuir o impacto no trânsito, o governo liberou até o meio-dia para os carros as faixas exclusivas de ônibus das principais vias do DF.
Rodoviários também entraram em greve em Belo Horizonte. Nessa terça-feira (9), algumas linhas foram afetadas pela suspensão completa da circulação de ônibus. Em outras linhas, afetadas parcialmente, a frequência de veículos foi menor, e os usuários tiveram de enfrentar uma longa espera. A BHTrans, empresa municipal responsável pelo sistema de transporte, informou, no fim da noite, que a situação foi normalizada. Para hoje, no entanto, não há uma definição.
Fonte: Agência Brasil

Hoje é o último dia para pagar taxa do Enem

10/06/2015 06h45
Brasília
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante
 -

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até hoje (10) para pagar a taxa de R$ 63 e assim confirmar a inscrição. O pagamento deve ser feito até as 21h59, no horário de Brasília. As provas estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro.

"Quanto mais cedo a pessoa pagar, melhor é, porque evita qualquer tipo de problema", orienta o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. "Imagine por exemplo que a pessoa esteja querendo pagar e perde a conexão de linha ou falta a luz e não consegue pagar. Ela não terá chance. Isso não é justificativa."

De acordo com Ministério da Educação (MEC), cerca de 8,5 milhões de pessoas se inscreveram nesta edição do Enem – 3,4 milhões devem pagar a taxa. O número equivale a 40,2% dos inscritos.

Quem não imprimiu a Guia de Recolhimento da União (GRU) no fim do processo de inscrição ainda pode fazer o procedimento. Para isso, basta acessar a página do Enem e informar o CPF e a senha.

Os estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas são isentos automaticamente.

Também não pagam a taxa os participantes que solicitarem a isenção por carência, ou seja, aqueles que têm renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Participantes que declararam ser integrantes de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica também são isentos.

Quem declarou carência deve verificar na página do participante se o pedido de isenção da taxa foi autorizado. Caso isso não ocorra, deve fazer o pagamento também até hoje.

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão encerrando o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Estudantes que não terminaram o ensino médio este ano podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

Este ano, a taxa de inscrição foi reajustada pela primeira vez desde 2004. Passou de R$ 35 para R$ 63, com o objetivo de repor perdas com a inflação.

Para ajudar os candidatos a se preparar para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparou o aplicativo Questões Enem que reúne todas as questões desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.

Fonte: Agência Brasil

Brasil vence Coreia por 2 a 0 em jogo da Copa do Mundo de Futebol Feminino

10/06/2015 06h30
Montreal (Canadá)
Iara Falcão - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição: Talita Cavalcante
Brasil vence Coreia no futebol feminino
Brasileiras comemoram gol em jogo contra a Coreia pela Copa do Mundo de Futebol FemininoDivulgação/ Fifa



























O Brasil estreou com vitória na Copa do Mundo de Futebol Feminino da Federação Internacional de Futebol (Fifa), disputada no Canadá. As brasileiras derrotaram ontem (9) as coreanas com um placar de 2 a 0, com um gol de Formiga e um pênalti cobrado por Marta, no Estádio Olympique, em Montreal. A expectativa era que o jogo fosse difícil, mas a criatividade das brasileiras conseguiu transpor o equilíbrio, a velocidade e a defesa das coreanas.

Na avaliação da própria Formiga, eleita pela Fifa a melhor jogadora da partida, o que prevaleceu foi o trabalho conjunto para barrar o contra-ataque das coreanas. “Não foi tão fácil assim”, comenta a jogadora. “A gente conseguiu o propósito que a gente queria, que era não deixar elas saírem jogando, por se tratar de uma equipe que, se der espaço, chega fácil aos gols”, contou. Aos 20 anos de carreira, Formiga tornou-se a mais velha jogadora a marcar gol em Copa do Mundo.

Outra estrela da noite foi Marta. O pênalti cobrado por ela contra a Coreia foi o 15º gol marcado pela jogadora em mundiais. O resultado deu à brasileira o título de maior artilheira na história do torneio. Mais um motivo de inspiração para os fãs.

A jogadora cinco vezes eleita melhor do mundo atraiu torcedores brasileiros e estrangeiros. Norte-americanos vestiram a camisa verde-amarela e atravessaram a fronteira só para ver a meia-atacante. Como Kelly Mcinnis, de 29 anos. “Ela é tão apaixonada e tão talentosa, o futebol está no sangue, corre pelas veias dela”, comenta a jovem.

O advogado Tom Murnane e a filha Maddy também saíram dos Estados Unidos para assistir ao jogo e ver a atuação da brasileira. Para eles, Marta é inspiradora. “Se eu pudesse, eu diria a ela o quanto ela é inspiradora, o impacto que ela exerce sobre as garotas, como elas querem ser como ela no campo”, diz Maddy. “Ela é um grande modelo para as garotas”, concorda o pai Tom.

Ao saber que inspira jovens inclusive em outros países, Marta ficou emocionada. “Isso sem dúvida é algo que me mantém motivada, faz com que a cada jogo, a cada campeonato eu pare para pensar e veja o que eu posso fazer não só para mim, mas também pelas pessoas no estádio”, conta com lágrimas nos olhos. “E é o que eu procuro fazer sempre, fazer o meu melhor em busca das vitórias para minha equipe e passar uma mensagem positiva para essas pessoas e mostrar que realmente o futebol feminino é uma coisa legal, uma coisa bacana, bonita de se ver”, completa.

O próximo jogo do Brasil na Copa será contra a Espanha, no sábado (13), às 17h, no horário de Brasília. O jogo será transmitido pela TV Brasil.

Fonte: Agência Brasil

Grupo vai criar soluções para mobilidade urbana na Cidade Universitária da UFRJ

10/06/2015 00h07
10/06/2015 11h26
Rio de Janeiro
Da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro
A sustentabilidade foi o tema central do concurso que escolheu seis pessoas entre os mais de 30 profissionais e universitários que participaram hoje (9) do concurso internacional Smart Living Challenge, organizado pela Embaixada da Suécia. Os nomeados vão formar um grupo e criar soluções para a sustentabilidade urbana e a mobilidade na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, na zona norte do Rio.

O uso de bicicletas, para redução de gases poluentes, também foi bastante discutido e será o segmento usado pelo grupo formado. A competição buscou inovações que poderão ser aplicadas no Rio de Janeiro ou em qualquer outra cidade. Para a coordenadora do Fundo Verde da UFRJ, Suzana Kahn, o objetivo do projeto é levar a ideia para o mundo real e implementá-la na cidade universitária para estimular o surgimento de outras ideias e ampliar o espaço de convivência social entre os universitários.

"Espero que a gente realmente possa ter um projeto que melhore nossa mobilidade, que tenha de fato uma forma de incentivo e que outros projetos surjam. É importante também para estimular a vida universitária, porque quando você usa automóvel ou qualquer transporte motorizado, você convive pouco, ao passo que, quando você circula, anda, seja de bicicleta ou a pé, acaba socializando mais, o que acho fundamental para um campus universitário", comentou Suzana.

Ela avalia que o projeto pode servir de laboratório para novas práticas sustentáveis, poderá beneficiar outros locais e até mesmo ser expandido para o resto da cidade. Já o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, teve outra visão e disse que além de incentivar as ideias criativas, é importante fazer com que uma convivência seja criada entre as pessoas para que não haja uma guerra entre carros e transporte público ou bicicletas.

O embaixador relata que sustentabilidade, transporte e inovação serão tratados, a partir de agora, pelo grupo escolhido. Para ele, os assuntos são importantes para a evolução do planeta, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas. "É nas cidades que 50% das pessoas moram, então o transporte é uma coisa muito importante, e sabemos que o uso de carros não é a solução dos transportes, porque quanto mais vias se constroem ainda mais carros. Então, o transporte público, as bicicletas e os pedestres podem construir soluções mais coletivas e melhorias no transporte, com menos poluição e melhor qualidade de vida", disse ele.

Um projeto em prática, na cidade de Curitiba, o Bicicletário Cultural, idealizado pelos empresários Patricia Valverde, de 35 anos, e Fernando Rosenbaum, de 37 anos, pode ser inspirador para os escolhidos no concurso internacional Smart Living Challenge. Eles contaram que o bicicletário funciona no centro da capital paranaense desde agosto de 2011, e gera um endereço onde as pessoas podem se encontrar, obter informação, e ao mesmo tempo revela para a própria cidade que ela pode atualizar sua imagem de referência e mobilidade.

"Os escolhidos hoje precisam olhar ao seu entorno e ver aquilo que incomoda e tentar reagir, realizar com esse ponto que dialoga diretamente com você. Experimente visualizar o que é o ideal, qual a possibilidade que a gente tem de realmente ter um dia a dia, uma relação sadia com você mesmo e reverberar isso para cidade", disse Patricia. Fernando Rosenbaum acrescentou que o uso de bicicletas reduz quase duas toneladas de emissões de gases por mês em Curitiba, e as ideias existentes no projeto, como estacionar bicicletas, podem ajudar o grupo no desenvolvimento do projeto.

Um dos alunos escolhidos César Gonzales, de 26 anos, que cursa mestrado em engenharia de transportes na UFRJ, comemorou a nomeação e disse que será possível construir um bom projeto. Segundo ele, as palestras e experiências anteriores vão ajudar no desenvolvimento do trabalho, e contou um pouco de sua proposta.

"A gente tem uma boa infraestrutura para o ciclista, mas vejo que não é muito usada. Então, identificamos aquelas barreiras que a gente tem para o uso da bicicleta aqui no Fundão, e uma delas é que o acesso à Ilha do Governador praticamente só é possível de carro ou de ônibus. É muito difícil você pegar a bicicleta fora da Ilha e chegar à Ilha do Fundão, e eu quis facilitar esse contato e propor um sistema de barcas que tenha um ponto de parar na Ilha e um ponto de parar no Fundão, e que seja possível transportar a bicicleta dentro daquela barca", explicou. "O projeto pode ser escalado para toda a cidade do Rio de Janeiro. Citou, como exemplo, as barcas que fazem o percurso de Niterói até a Praça XV, no Rio, que não permitem entrada de bicicletas. A gente precisa ligar também as pessoas ao nosso projeto. É um elemento muito importante para que nossas ideias possam ter sucesso, então a gente deve trabalhar também nessa área", avaliou.

Os seis selecionados irão desenvolver em três meses um projeto em conjunto, que será apresentado durante a COP21, o maior evento mundial para discussão de questões ligadas à sustentabilidade e meio ambiente, em Paris, na França, no final deste ano.

*Matéria alterada às 10h43, do dia 10 de junho, para correção de informação. O grupo vai buscar soluções para a sustentabilidade urbana e a mobilidade na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e não no Parque Tecnológico da universidade, conforme informado anteriormente.


Fonte: Agência Brasil

sábado, 6 de junho de 2015

Enem: número de inscritos será divulgado na terça-feira


06/06/2015 11h36
Brasília
Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição: Kleber Sampaio
O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar na próxima terça-feira (9) o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições foram encerradas às 23h59 de ontem (5). Até às 20h, o sistema havia registrado 7,8 milhões de inscritos. A expectativa do ministério é que este número tenha chegado a 9 milhões, superando as inscrições em 2014, que somaram 8,2 milhões.


As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país.

O pagamento da taxa de inscrição, de R$ 63, deve ser feito até às 21h59 do dia de 10 de junho. Quem não pagar a taxa terá a inscrição cancelada. 

De acordo com o MEC, na edição deste ano, foram isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararam carentes. Os candidatos isentos do pagamento que faltarem às provas sem justificar a ausência, perderão o benefício na próxima edição.

Os candidatos transexuais e travestis que fizeram a inscrição, agora podem pedir o uso do nome social. Entre os dias 15 e 26 de junho, eles devem encaminhar, por meio do sistema do participante, na página do Enem na internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário online preenchido para garantir que no dia da prova sejam identificados por seus nomes sociais.

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade, nem o ano do término do curso. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

A nota do Enem é utilizada pelos estudantes para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O exame também pode ser usado para ingressar no ensino técnico, para participar do Programa Ciência sem Fronteiras e para certificar a conclusão do ensino médio.


Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 4 de junho de 2015

CCBB Rio recebe projeto de leitura inclusiva no fim de semana

04/06/2015 12h50
Rio de Janeiro
Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil* Edição: Maria Claudia
Uma instalação diferente vai levar crianças a viajar pelo mundo da literatura infantil a partir de amanhã (5) até segunda-feira (8), no Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB – no Rio de Janeiro, no lançamento da Campanha Todas as Pessoas Têm Direito a Conhecer Todas as Histórias – Leitura Acessível, criada pela Escola de Gente - Comunicação em Inclusão.

A escritora Claudia Werneck vai relançar seu livro Sonhos do Dia, o primeiro impresso em diferentes formas acessíveis e de inclusão, que surgiu em 2011, em sete formatos, e agora aparece com mais duas formas de acesso.

É um livro publicado diversas formatos, a fim de facilitar o acesso de todas as crianças a ele. Há versões em tinta; em Braille (para cegos); em DVD – uma de filme com legenda e Libras (língua de sinais), com desenhos animados e autodescrição, na qual uma voz desccreve o que está acontecendo para as crianças que não enxergam.

Outras versões são apresentadas em CD, com a história sob forma de livro falado e, ainda, adaptada para Daisy, um formato que permite a navegação pelo texto no computador, por meio de leitores de tela; e, ainda, em PDF e TXT.

A escritora Claudia Werneck, também fundadora da Organização Não Governamental Escola de Gente, que trabalha com inclusão, diz que, quando a criança começa a perceber que o livro é feito para todas as pessoas, ela aprende a "não discriminar em função de desigualdades e diferenças de qualquer natureza".

Claudia revela que, na instalação, cada formato trará apenas uma parte da história. "As crianças vão ter acesso a um pedaço do livro em cada formato. Quem não conhece braile vai perder o pedaço daquele conteúdo. Ela vai sentir um pouco da dificuldade, e saber como é triste você querer ter acesso a um conteúdo e não conseguir. O monitor vai explicar que é assim que muitas vezes a criança cega se sente, já que ela quer ter acesso ao conteúdo que, só impresso em tinta, ela não consegue ler”.

A instalação, no CCBB, foi feita pelo cenógrafo Tadeu Catharino, e tem o objetivo de proporcionar a todas as crianças a experiência de várias formas de acessar a literatura.

Claudia Werneck tem 14 livros lançados, sendo 13 deles sobre inclusão. Ela acha que a forma tradicional de publicação pode ser considerada ultrapassada.

“O livro, como habitualmente se vê, para mim, já tem uma imagem de alguma coisa obsoleta, porque o livro impresso em tinta não pensa em todas as formas humanas de se acessar informação. Uma pessoa que não tem braço, que não enxerga, com baixa visão, com dislexia, analfabeta, não tem acesso àquela informação”.

O fim da história será contada pela própria autora, que ao fim da dinâmica vai conversar com as crianças sobre a experiência. A instalação pode ser visitada de 9h as 21h, com acompanhamento por monitores a cada 3 horas: 9h, 12h, 15h, 18h.

*Colaborou Nanna Pôssa, repórter do Radiojornalismo

Fonte: Agência Brasil

Nível do Sistema Cantareira tem quinta alta seguida

04/06/2015 12h07
São Paulo
Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil Edição: Juliana Andrade
Embora tenha captado um baixo volume de água de chuva, de apenas 0,1 milímetro (mm), nas últimas 24 horas, o nível do Sistema Cantareira voltou a subir, de 20% para 20,1%. É a quinta elevação consecutiva. Os dados são da medição diária feita pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Essa medição não leva em consideração o uso da reserva técnica (água que fica abaixo das comportas). Pelo cálculo que inclui essa utilização, o nível atingiu 15,5%, com um estoque que aumentou de 196,6 bilhões de litros de água para 197,4 bilhões.

O déficit diminuiu de 9,3% para 9,2% e o volume necessário para atingir a superfície do volume útil (água que fica acima das comportas) caiu de 90,9 bilhões para 90,1 bilhões de litros. O acumulado de chuva desde o dia 1º está em 10 mm. A média histórica para o mês de junho é de 58,5 mm.

Mesmo com a melhora neste começo do mês, o Cantareira ainda está longe de conseguir repor as perdas registradas desde o verão de 2014 e se mantém com o pior cenário entre as fontes hídricas utilizadas para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo. Com a queda gradativa na capacidade de operação de seus reservatórios, esse sistema deixou de se ser o maior fornecedor de água da região, atendendo hoje a 5,4 milhões de pessoas, número bem abaixo do registrado há um ano – cerca de 9 milhões.

Nos demais mananciais administrados pela Sabesp ocorreram quedas. No Sistema Alto Tietê, o nível caiu de 22,1% para 22%. No Alto Cotia, que ontem (3) havia apresentado estabilidade em 67,3 mm, houve recuo de 0,2 ponto percentual, passando para 67,1%. No Guarapiranga, o nível baixou de 79,7% para 79,5%; no Rio Grande, de 93% para 92,7%; e no Sistema Rio Claro, de 56,2% para 56%.

Fonte: Agência Brasil

Tarifa de água fica mais cara em São Paulo a partir de hoje

04/06/2015 11h45
Brasília
Michèlle Canes – Repórter da Agência Brasil Edição: Maria Claudia
A conta de água será reajustada a partir de hoje (4) para os moradores de 359 dos 364 municípios abastecidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O aumento tarifário chega a 15,24%.

“A partir do dia 5 de junho, as contas começam a chegar com o reajuste na casa dos clientes, com a nova tarifa incidindo proporcionalmente apenas ao número de dias compreendidos no período da medição”, afirma em nota a Sabesp.

Segundo o comunicado, as tarifas em mais cinco municípios serão atualizadas em outras datas “em decorrência de características contratuais”. É o caso de Glicério (10 de junho), Magda (1º de julho), Torrinha (11 de setembro). Já em Lins e Diadema, os reajustes serão em janeiro e março do ano que vem.

Para que o reajuste seja feito, é preciso fazer uma solicitação à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), que autoriza ou não a porcentagem. O pedido da companhia foi para um reajuste de cerca de 22,7%, mas a Arcesp autorizou os 15,24%.

Em nota, a Arsesp informou que houve um longo processo de discussão, coleta e análise de dados para a revisão tarifária. A decisão pelo valor autorizado, segundo a nota, é resultado de duas deliberações. Uma delas trata, entre outros pontos, do reajuste tarifário anual referente a 2015. A segunda estabelece o índice de 6,9154% “devido ao aumento de custo da energia elétrica e à queda no mercado decorrente da crise hídrica”.

Segundo a Sabesp, um reajuste de 6,5% já estava em vigor desde o dia 27 de dezembro do ano passado.

Fonte: Agência Brasil

Campanha publicitária com casais gays gera polêmica na internet

04/06/2015 11h24
Brasília
Michèlle Canes - Repórter da Agência Brasil Edição: Maria Claudia
A campanha publicitária Casais veiculada pela empresa O Boticário para o Dia dos Namorados, gerou debate nas redes sociais e na internet. A propaganda, que está no ar desde o dia 24 de maio, mostra casais homossexuais e heterossexuais trocando presentes.

Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que é a favor da campanha, a peça reflete a pluralidade da sociedade. “Reflete a vida, reflete a existência, a pluralidade, a diversidade das expressões amorosas e afetivas”, disse.

O partalementar destacou que a campanha mostra também o reconhecimento da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) que, segundo ele, é estigmatizada. “É uma empresa que está não só reconhecendo socialmente esse grupo, mas o reconhece como consumidor, e esse é, também, um aspecto importantíssimo a ser ressaltado”, destacou o deputado em entrevista à Agência Brasil.

Internautas expressaram opiniões, tanto em defesa quanto contra a propaganda, em várias redes sociais e páginas da intenet. Na última terça-feira (2), o pastor Silas Malafaia, presidente da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo publicou um vídeo em que critica a publicidade. “Existe uma gama de empresas agora fazendo propaganda da relação gay. Eu sou contra. É um direito meu”, ele afirmou. No vídeo publicado em seu canal oficial no Youtube, o pastor convoca um boicote à marca.

Saiba Mais
Conar recebe reclamações sobre propaganda com casais gays
“Eu quero conclamar as pessoas de bem, que não concordam com essa promoção do homossexualismo através de propaganda, de televisão e de revista, para boicotarem os produtos dessas empresas, como agora faz o O Boticário”, disse Malafaia.

O pastor afirmou que não pretende impedir que uma pessoa seja homossexual, o que para ele é um comportamento. Mais de 5 mil comentários foram publicados na página, repercutindo o vídeo. As declarações geraram reações de quem defende a campanha. Para Wyllys, as publicações contra o vídeo do pastor foram importantes para contestar os argumentos usados. “Isso é muito importante, que as pessoas se posicionem.”

Para o deputado, a empresa deve servir de exemplo para outras. “Eu acho que, no Brasil, as empresas têm que respeitar a diversidade humana, considerar que os seres humanos são plurais e que têm poder de consumo. Pagamos impostos para o Estado, queremos políticas públicas, queremos leis e compramos no mercado. [Por isso] queremos do mercado respeito e reconhecimento.”

Na terça-feira, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu processo para avaliar tanto as denúncias feitas por consumidores – que alegam que a campanha desrespeita a família – quanto a defesa da empresa. “Eu espero que o Conar tenha bom senso e diga que essa campanha não faz o que vocês estão dizendo’’, disse o deputado.

Em nota à imprensa, O Boticário diz que “acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação".

Segundo a empresa, a proposta da campanha Casais, que estreou na TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, "a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor –  independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados”. A empresa diz ainda que “valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista”.

Fonte: Agência Brasil

Polícia Rodoviária Federal recomenda atenção nas estradas no Corpus Christi

04/06/2015 11h04
Brasília
Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil Edição: Maria Claudia
PRF intensifica fiscalização de condutas imprudentes no quilometro trinta e cinco da BR-040 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Polícia Rodoviária Federal recomenda que o motorista verifique itens de segurança do veículo e pegue a estrada nos horários de menor fluxoMarcello Casal Jr/Agência Brasil

Antes de pegar a estrada neste feriado prolongado de Corpus Christi, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recomenda que o motorista planeje o roteiro da viagem, verifique os itens de segurança do veículo e, principalmente, avalie se ele está preparado para dirigir em uma rodovia.

“Não podemos confundir o trânsito urbano com as estradas federais de longo percurso”, disse o agente de PRF Wanderley Francisco Soares, um dos responsáveis pelo patrulhamento das estradas federais que cruzam o Distrito Federal.

“As rodovias não são locais, definitivamente, de [o motorista] se autotestar, de aprender, porque o resultado disso costuma ser muito danoso”, afirmou Soares. Mas a falta de experiência só pode ser superada dirigindo. Nesse processo, o condutor deve tomar certos cuidados, como conduzir durante o dia e evitar pista molhada.

“Em primeiro lugar, se o condutor não tiver experiência adequada, for novo de habilitação, ele deve adquirir experiência no trânsito urbano primeiro, e passar a direção para uma pessoa com mais experiência quando for pegar rodovias”, orientou o agente da PRF.

Outra alternativa que pode salvar vidas é pegar a estrada nos períodos de menor fluxo. “Uma dica é sair antes ou depois dos outros. Especificamente, neste feriado agora, o ideal é optar pelo período da tarde, já que o horário de pico vai começar a partir das 5h desta quinta”.

Fonte: Agência Brasil

O Porto de Santos e seus rebocadores

Postado em 2 de junho de 2015 | 17:17

Os rebocadores estão entre as embarcações que atuam no Porto de Santos. Eles são utilizados nas operações de atracação e desatracação dos navios nos complexos marítimos. De dimensões pequenas mas de grande potência, foram projetados para empurrar e puxar embarcações, auxiliando nas manobras navais.

No caso de cargueiros e navios de passageiros, as manobras precisam de mais espaço. Em ambientes estreitos como o canal do estuário de Santos e na grande maioria dos acessos aquaviários a complexos marítimos, essas operações são difíceis. Para auxiliar nessas situações, é que são solicitados os rebocadores.
No cais santista, atualmente, estão em operação 14 rebocadores. São seis da Wilson Sons, cinco da Smit e três da Sulnorte. E quando necessário, outros podem vir de portos próximos, como o de São Sebastião.
Para realizar o serviço, essas embarcações ficam posicionadas entre o Armazém 39, na Ponta da Praia, e os Armazéns 5 e 6, no Centro da Cidade. As manobras podem ser realizadas no cais santista 24 horas por dia e levam, em média, 60 minutos.
A partir do momento em que o navio chega no Porto, os rebocadores são acionados e vão de encontro às embarcações para puxá-las até o berço de atracação. Essa operação é realizada pelo mestre do rebocador em parceria com o prático, profissional responsável por orientar as manobras no canal de navegação. O contato entre esses dois profissionais é feito por rádios transmissores durante todo o serviço. As equipes são compostas, em média, por seis pessoas, que se revezam em turnos.
Geralmente, cada operação conta com três rebocadores. Assim que são conectadas as cordas nos navios, o reboque começa. Após entrar no canal, os navios são levados até o berço de atracação reservado. No momento da atracação (ou da desatracação, na hora de zarpar), um dos rebocadores fica responsável por empurrar (ou puxar) a embarcação, para o navio atracar com segurança.
Os rebocadores podem ser divididos em dois grupos: os de porto e os de alto-mar. O primeiro engloba os modelos de pequeno porte, com motores de grande potência e alta capacidade de manobra. Eles são utilizados nos serviços de atracação e desatracação de grandes navios, além de transporte de pessoal e pequenas cargas. Já os de alto-mar têm grande porte e potência. São destinados à missões de socorro de embarcações avariadas, combate a incêndios e resgate de pessoal.
Fonte: A Tribuna via brazilmodal.com.br/jornalmultimodal

terça-feira, 2 de junho de 2015

Lei das domésticas é sancionada e prevê recolhimento do FGTS

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, nessa segunda-feira (1), o projeto de lei que regulamenta o trabalho das empregadas domésticas. A lei foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (2) e estabelece uma série de garantias aos empregados domésticos. Além do recolhimento previdenciário, a nova legislação para a categoria prevê o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A regulamentação, no entanto, ainda será feita pelo Conselho Curador do FGTS e pelo agente operador do fundo.

A PEC das Domésticas, entrou em vigor em abril de 2013 e, com isso, alguns direitos, como jornada máxima de 44 horas semanais (e não superior a 8 horas diárias); pagamento de hora extra; adicional noturno; seguro-desemprego; e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); começaram a valer também para esta categoria.


Vetos

O primeiro veto refere-se à possibilidade de estender o regime de horas previsto na lei, de 12 horas trabalhadas por 36 de descanso, para os trabalhadores de outras categorias, como os vigilantes. A presidenta vetou esse parágrafo por entender que se trata de matéria estranha ao objeto do projeto de lei e com características distintas.

O segundo veto trata de uma das razões para demissão por justa causa, a de violação de fato ou circunstância íntima do empregador ou da família. A presidenta entendeu que esse inciso é amplo e impreciso e daria margem à fraudes, além de trazer insegurança para o trabalhador doméstico.

Regulamentação

O empregador doméstico somente passará a ter obrigação de promover a inscrição e de efetuar os recolhimentos referentes ao FGTS de seu empregado após a regulamentação da lei.

No caso de demissão, o aviso prévio será concedido na proporção de 30 dias ao empregado que conte com até um ano de serviço para o mesmo empregador. Ao aviso prévio devido ao empregado serão acrescidos três dias por ano de serviço prestado para o mesmo empregador, até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de até 90 dias.

A falta de aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período ao seu tempo de serviço.

No caso do empregado descumprir o aviso prévio, o empregador terá o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo. O valor das horas extraordinárias habituais integra o aviso prévio indenizado.

Fonte: Agência Brasil

Pedágio da Ponte Rio-Niterói já está mais barato

PAC

Publicado: 2-6-2015
Taxa teve redução de R$ 1,50 após concessão feita pelo governo federal

O pedágio da Ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, já está R$ 1,50 mais barato a partir desta segunda-feira (1°). Além da redução da tarifa, a nova concessionária será responsável pela execução de obras de melhorias na via. Os usuários da via que liga a capital do Rio de Janeiro à região Norte do estado passaram a pagar menos ao atravessar a Ponte Rio-Niterói.

Com o leilão de concessão, que foi realizada em 18 de março deste ano pelo governo federal, a tarifa de pedágio passou de R$ 5,20 para R$ 3,70, com uma redução de R$ 1,50 beneficiando principalmente a população que usa a ponte diariamente. O contrato de concessão da BR-101/RJ será de trinta anos e administrada pela Concessionária Ecoponte, do grupo EcoRodovias Infraestrutura e Logística. 

Além do pedágio mais barato, o contrato prevê investimentos de R$ 1,3 bilhão para obras de melhorias em infraestrutura, como a construção da Avenida Portuária, Alça de Ligação com a Linha Vermelha e a construção do mergulhão sob a Praça Renascença – uma passagem subterrânea, em Niterói, para separar o tráfego local e o tráfego de longa distância, proporcionando maior fluidez ao sistema rodoviário.

A Ponte Rio–Niterói é um dos trechos rodoviários do Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado em agosto de 2012. Foram concedidos seis trechos a empresas privadas, num total de 4.873 quilômetros. Há duas semanas, a presidente Dilma Rousseff participou de cerimônia de assinatura do contrato entre a concessionária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acompanhada dos ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.

Fonte: Portal Brasil

ALISTAMENTO MILITAR, DEVER CÍVICO

Brasília, 06/01/2015 - Os cidadãos nascidos em 1997 e que completam 18 anos em 2015 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) municipal mais próxima das suas residências.
Foto Jorge Cardoso
Cerca de 2 milhões de jovens devem ser alistar: 100 mil deverão ser incorporados como recrutas às Forças Armadas
Cerca de 2 milhões de jovens devem ser alistar: 100 mil deverão ser incorporados como recrutas às Forças Armadas
Para cumprir com seu dever cívico, os jovens do sexo masculino precisam apresentar na Junta Militar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou equivalente (identidade, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e duas fotos 3x4 (recente). O prazo para o alistamento militar começou no dia 2 de janeiro e vai até 30 de junho de 2015.


Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência precisam entregar atestado médico. Todos os documentos necessitam ser apresentados em suas versões originais.


Segundo dados da Seção de Coordenação de Mobilização Militar do Ministério da Defesa, no ano passado 1,7 milhão de jovens se alistaram nas Juntas de todo o país. Cerca de 100 mil foram incorporados às Forças Armadas.


Ato obrigatório


O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros.


Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.


Aqueles que perderem o prazo de alistamento (2 de janeiro a 30 de junho de 2015) só poderão participar da seleção em 2016, para se incorporar apenas em 2017.


Confira os locais das Juntas de Serviço Militar (JSM).


Tire aqui suas dúvidas acerca do Serviço Militar.



FONTE:


Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa

61 3312-4070

Policiais são condenados por forjar flagrante em protesto no Rio

02/06/2015 14h59
Rio de Janeiro
Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar
Dois policiais militares foram condenados hoje (2) a 36 dias de prisão por forjar um flagrante durante uma manifestação em 2013, no Rio de Janeiro. O major Fábio Pinto Gonçalves e o tenente Bruno César Andrade Ferreira foram acusados de ter atribuído a posse de um rojão a um manifestante, que foi preso por causa disso.

O falso flagrante foi capturado em vídeo, que mostra o policial revistando o manifestante e jogando o artefato explosivo no chão, como se tivesse caído da mochila do jovem. Os dois foram condenados por constrangimento ilegal, crime previsto no Código Penal Militar.

A pena, no entanto, foi suspensa por dois anos, em condições a serem fixadas pelo juízo da execução penal.

Fonte: Agência Brasil

Anatel descarta "apagão" da TV aberta com desligamento de sinal analógico

02/06/2015 14h57
Brasília
Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado realiza audiência pública para debater migração da TV digital e apresentar as garantias de acesso da população (Antônio Cruz/Agência Brasil)
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado realiza audiência pública para debater migração da TV digital e apresentar as garantias de acesso da população à nova tecnologiaAntônio Cruz/Agência Brasil































O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Rodrigo Zerbone Loureiro disse hoje (2), durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, que o cronograma de desligamento do sinal de TV analógico será alterado caso pelo menos 93% das residências não tenham acesso ao sinal digital, até novembro, quando está previsto o início da transição.

Zerbone descartou a possibilidade de haver um “apagão” da TV aberta por conta da transição. “Não vai haver apagão, até porque se por algum motivo em alguma dessas localidades não for alcançado o percentual [de 93%], o sinal [analógico] não será desligado até que ele seja atingido. Não existe possibilidade de ter apagão ou de muitas pessoas ficarem sem acesso à TV digital. A gente não trabalha com essa hipótese”, disse o representante da Anatel.

O presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Luiz Claudio Costa, no entanto, discorda da expectativa da Anatel e acredita que o apagão pode ocorrer. Durante a audiência que debateu a transição do sistema de TV analógico para o digital, ele disse que o país ainda não está preparado para o fim dessas transmissões. Segundo ele, a implementação do sinal digitalizado da forma como está programado poderá provocar um “apagão” da TV aberta.

O conselheiro da Anatel, no entanto, reiterou que a transição será gradual. “Em cada local a ser implementado o sinal digital será feita uma pesquisa algum tempo antes do desligamento [do sinal analógico], de forma que a gente consiga ver se foi atingido os 93% ou não. Isso [o desligamento] será progressivo, começando em Rio Verde [em Goiás] e terminando no final de 2018”, disse Zerbone. 

Conforme o calendário estabelecido pelo governo, a primeira cidade a ter o sinal de TV totalmente digitalizado será Rio Verde, em Goiás, a partir de novembro deste ano. O desligamento, no entanto, será feito a partir de abril do ano que vem, no Distrito Federal e em mais 11 cidades do entorno da capital.

De acordo com o cronograma de transição, que vai até 2018, as emissoras de TV são obrigadas a veicular comerciais na programação local para alertar sobre a necessidade de adequação dos equipamentos para a mudança ao sinal digital.

Fonte: Agência Brasil

Cães farejadores vão ajudar nas buscas de helicóptero desaparecido na Amazônia

02/06/2015 14h46
Brasília
Michelle Moreira – Repórter do Radiojornalismo Edição: José Romildo
Dois cachorros da raça labrador vão ajudar nas buscas pelo helicóptero desaparecido desde a sexta-feira (29) no interior do Amazonas. A aeronave seguia da aldeia de Pentiaquinho, no município de Atalaia do Norte, para Tabatinga.

O helicóptero desapareceu por volta das 18h20, hora local. A aeronave pertence à empresa Moreto Taxi Aéreo e foi contratada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, para a remoção de pacientes da aldeia. Cinco pessoas estavam a bordo: o piloto, uma enfermeira e moradoras da comunidade.

Os cães Hope, de 2 anos, e Bêni, de 6 meses, pertencem ao Corpo de Bombeiros de Manaus e desembarcaram no município de Tabatinga no início da tarde dessa segunda-feira (1º).

De acordo com o coordenador de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Janderson Lopes, os cães têm uma capacidade olfativa 40 vezes superior à do ser humano e são muito úteis nas buscas.

“É como se a gente estivesse multiplicando essa quantidade de homens 40 vezes mais. Os cachorros acabam percebendo nuances que os nossos homens não iam conseguir perceber. Isso amplia a nossa capacidade de achar pessoas”, disse Lopes.

Oito bombeiros da capital foram destacados para ajudar nas buscas.Também participam da ação homens do 8º Batalhão de Infantaria de Selva, do Corpo de Bombeiros de Tabatinga, da Polícia Militar, da Defesa Civil, além da Força Aérea Brasileira (FAB).

Fonte: Agência Brasil

Receita Federal destrói toneladas de produtos falsificados no Rio

02/06/2015 14h38
Rio de Janeiro
Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura

A Receita Federal destrói, no Rio cerca de 3,7 mil toneladas de mercadorias apreendidas em todo o Brasil.O material destruído é constituído por produtos falsificados, impróprios para consumo ou utilização (Tânia
A Receita Federal destruiu  3,7 mil toneladas de mercadorias apreendidas. No Rio, foram 312 toneladas Tânia Rêgo/Agência Brasil

Casacos, camisas e bolas falsificadas de marcas famosas foram destruídos hoje (2) no depósito da Receita Federal no Rio de Janeiro. A maioria das peças apreendidas no último ano foi importada da China e chegou à cidade pelo porto.

A ação faz parte do 15º Mutirão Nacional de Destruição de Mercadorias, que descartará 3,7 mil toneladas de produtos ilegais em vários estados. Foram destruídos também cigarros, bebidas e medicamentos falsificados, entre outros produtos que não atendem às normas da vigilância sanitária ou de segurança.

No Rio, foram inutilizadas 312 toneladas de mercadorias. Hoje, as embalagens das roupas foram separadas para reciclagem e os itens triturados em um aparelho do tamanho de uma caçamba, no depósito da Receita, em Benfica.

Representantes das marcas falsificadas, presentes no local, que preferiram não se identificar, explicaram que as peças originais têm etiquetas específicas que conferem autenticidade aos produtos.

O subsecretário de Gestão Corporativa da Receita, Marcelo de Melo Souza, explicou que, apesar de o vestuário apreendido estar em boas condições, desrespeita legislação de direitos autorais. No caso das bolas, informou tratar-se de importação irregular.

“Um dos motivos de apreensão, às vezes, não é a qualidade do produto em si, mas o procedimento da importação que favorece a sonegação de impostos ou não permite identificar a procedência”, esclareceu.
Fale com a Ouvidoria

Fonte: Agência Brasil

Acusados da morte Amarildo têm prisão revogada, mas continuam presos

02/06/2015 14h35
Rio de Janeiro
Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil Edição: Maria Claudia
A Auditoria de Justiça Militar revogou a prisão do major da Polícia Militar Edson Santos, ex-comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha acusado de participar da tortura e morte do pedreiro Amarildo de Souza, em 2013.

O oficial é acusado, com mais dois policiais, de corrupção ativa de testemunhas no caso Amarildo.

Além do major, tiveram a prisão revogada o tenente Luiz Felipe de Medeiros e o soldado Newland de Oliveira e Silva Júnior. No entanto, tanto o major Edson Santos quanto o tenente Luiz Felipe de Medeiros continuarão presos, porque eles ainda têm um mandado de prisão pela tortura e morte de Amarildo, em processo que corre na 35ª Vara Criminal.

Amarildo de Souza desapareceu no dia 14 de julho de 2013, durante uma operação conjunta da Polícia Militar e da Polícia Civil na Rocinha, na zona sul da cidade. Apesar de o corpo nunca ter sido encontrado, o Ministério Público (MP) denunciou mais de 20 policiais militares da UPP pela tortura e morte do morador da comunidade.

De acordo com a Polícia Civil e o MP, Amarildo teria sido levado à base da UPP, no alto da comunidade e morrido depois de uma sessão de tortura.

Fonte: Agência Brasil

Joseph Blatter renuncia à presidência da Fifa e anuncia nova eleição

02/06/2015 14h24
Brasília
Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil Edição: Carolina Pimentel
O suíço Joseph Blatter, de 79 anos, renunciou hoje (2) à presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Desde o último dia 27, quando as autoridades de Justiça dos Estados Unidos e da Suíça deflagaram uma grande operação internacional contra a corrupção no futebol, a entidade tem sido obrigada a explicar as denúncias de que seus principais dirigentes cobravam propina para negociar contratos de marketing, transmissão de jogos e a escolha dos países-sede da Copa do Mundo.
Joseph Blatter (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Joseph Blatter renuncia à presidência da FifaTânia Rêgo/Agência Brasil

A renúncia foi anunciada há pouco, pelo próprio Blatter, durante entrevista coletiva concedida em Zurique, na Suíça. Uma nova eleição para escolher o sucessor do suíço será agendada. Até lá, Blatter continuará no comando da entidade.

Blatter anunciou ainda um programa de reformas significativas na entidade. As mudanças serão conduzidas pelo presidente independente do Comitê de Auditoria da Fifa, Domenico Scala.

Blatter tinha sido reeleito presidente da Fifa na última sexta-feira (29), depois que seu adversário na disputa, o príncipe jordaniano Ali bin Al Hussein, 30 anos, desistiu da candidatura sem maiores explicações. Seria o quinto mandato de Blatter à frente da entidade, que ele comanda desde 1998.

Na manhã da última quarta-feira (27), policiais suíços prenderam, em Zurique, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin, e mais seis dirigentes esportivos: Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel. No final da tarde do mesmo dia, o ex-vice-presidente da Fifa Jack Warner entregou-se às autoridades de Trinidad e Tobago, na América Central, mas foi liberado após pagar fiança de US$ 400 mil.

Nove dirigentes da Fifa e cinco empresários esportivos de várias nacionalidades – entre eles os sete já presos - foram denunciados à Justiça norte-americana devido às denúncias da Promotoria de Nova York. As autoridades norte-americanas também investigam indícios de fraude na escolha dos países-sede das duas próximas copas do Mundo (Rússia, 2018, e Catar, 2022). Segundo a Promotoria de Justiça de Nova York e o FBI (Polícia Federal dos Estados Unidos), o esquema pode ter movimentado mais de US$ 150 milhões em mais de duas décadas.

Fonte: Agência Brasil

Naufrágio na China deixa mais de 440 pessoas desaparecidas

02/06/2015 09h08
Pequim
Da Agência Lusa
Mais de 440 pessoas que viajavam a bordo do navio naufragado na noite de ontem (1º) no Rio Yangtze, na China, estão desaparecidas. O último balanço divulgado pela agência oficial chinesa Xinhua aponta ainda cinco mortes e 12 pessoas resgatadas com vida. O naufrágio pode ser o pior registrado nas últimas décadas no país.

Nas últimas horas, mergulhadores conseguiram salvar uma mulher de 65 anos que estava dentro do navio, mas o vento forte e a chuva dificultam as operações de busca e salvamento. O acidente aconteceu quando o navio Dongfangzhixing (Estrela do Oriente) foi atingido por ventos de 130 quilômetros por hora.

O capitão e o engenheiro-chefe da embarcação foram detidos e disseram que o navio afundou no espaço de um a dois minutos. "Foi tão rápido que o capitão nem teve tempo de dar sinal de alerta", disse Wang Yangsheng, funcionário superior do Centro de Socorro Marítimo de Yuegang.

Estavam a bordo 406 passageiros e 47 tripulantes. As idades dos passageiros vão de 3 aos 83 anos, sendo a maioria entre 60 e 70 anos. O navio, com 76 metros de comprimento e quatro andares, seguia de Nanjing para Chongqing, duas grandes cidades por onde passa o Rio Yangtze.

Mais de 100 barcos e quase 5 mil pessoas, entre elas 1.840 soldados e 1.600 agentes de polícia, foram mobilizados para as operações de busca e salvamento, indicou a imprensa oficial. O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, já se deslocou para o local do naufrágio, uma região com 15 metros de profundidade, situada em Jianli, na província de Hubei.

Com quase 20 anos de serviço e capacidade para transportar 534 pessoas, o Dongfangzhixing fazia regularmente passeios turísticos no Yangtze, terceiro maior rio do mundo depois do Nilo e do Amazonas, com 6.300 quilômetros de extensão.

Fonte: Agência Brasil