dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Polícia Federal prende 14 suspeitos de fraudes em concursos públicos

21/10/2015 13h35

São Paulo
Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (21) 14 pessoas acusadas de fraudar provas de concursos públicos para ingresso em várias áreas, principalmente do Judiciário. As prisões ocorreram nos estados de São Paulo, Paraná, Alagoas, Rio de Janeiro e Rondônia, durante a Operação Afronta. Entre os presos, dez eram candidatos que pagaram valor dez vezes acima do que iriam receber como salário nos cargos pretendidos.

A PF investigava a ação da organização criminosa há cerca de quatro meses. Segundo o delegado Victor Rodrigues Alves Ferreira, 50 suspeitos estão sendo investigados. O líder da organização, que não teve o nome revelado, continua foragido. De acordo com o delegado, o líder é de Alagoas, mas transitava entre São Paulo e Rondônia.

Conforme o delegado, o grupo agia há pelo menos quatro anos. Em caso de condenação, os criminosos poderão pegar pena de quatro anos de reclusão e ainda ter de responder por formação de quadrilha. Os candidatos envolvidos serão submetidos a análise de cada caso. Victor Rodrigues Alves afirmou que há ligação com os organizadores do concurso público ou com os tribunais.

A descoberta da fraude ocorreu após o Tribunal Regional Federal da 3ª Região suspeitar da semelhança do texto discursivo da prova de candidatos da cidade de Sorocaba, que disputaram vagas para os cargos de analista judiciário e técnico judiciário.

Para garantir a aprovação do candidato, a organização criminosa inscrevia alguns de seus integrantes com a missão de entrar na sala de concurso como se fossem fazer a prova. Na verdade, eles só fotografavam as questões por meio de um microcâmera.

Uma hora depois de iniciado o teste, eles saiam do local e enviavam as questões para outros integrantes, que se encarregavam de enviar as respostas corrigidas aos candidatos. Estes recebiam os dados por meio de pontos eletrônicos, que, segundo o delegado, precisavam de imãs no momento da retirada.

Edição: Armando Cardoso

Fonte: Agencia Brasil

Velório da atriz Yoná Magalhães emociona fãs, amigos e parentes

21/10/2015 13h27
Rio de Janeiro
Da Agência Brasil
Yoná Magalhães (Cedoc TV Globo)A atriz Yoná Magalhães (Cedoc TV Globo)Cedoc TV Globo

























O corpo da atriz Yoná Magalhães, que morreu ontem (20) no Rio de Janeiro vítima de complicações após uma cirurgia no coração, foi velado na manhã de hoje (21) no Memorial do Carmo, no Caju. O velório reuniu fãs, amigos e parentes,

O aposentado Nilramos Soares, 70 anos, foi figurante de alguns trabalhos em que a atriz esteve presente. “Além de ser excelente atriz, era uma pessoa muito humana, que transbordava alegria dentro e fora do estúdio. Sempre cumprimentava a todos sem nenhuma distinção, com um sorriso no rosto. Ela era uma pessoa maravilhosa. Essa é a imagem que fica”.

Para a também aposentada Raimunda Nazaré de Moura, Yoná Magalhães era muito mais que uma grande artista. Ela conta que foi com 17 anos para o Rio, por intermédio da atriz, morar em sua casa e trabalhar na TV Globo. Bastante emocionada, Raimunda falou do legado deixado por Yoná.

“Olha, ela ajudou muita gente, pode ter certeza. Eu fui só uma delas. Era uma pessoa diferente, que ajudava a todos que passavam por suas mãos, fazendo-os crescer. Eu digo que cresci na vida muito por causa dela. Era uma segunda mãe para mim e sempre será”, disse.

Em nota divulgada na tarde de ontem (20), o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, lamentou a morte da atriz e destacou seus trabalhos na TV. "Yoná Magalhães viveu personagens com as várias caras do Brasil, divertindo e emocionando a todos. Uma atriz que sempre nos brindou com talento e espontaneidade. Yoná deixará saudades”.

Com larga atuação no teatro, na TV e no cinema, a atriz se destacou como a personagem Rosa, no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Gláuber Rocha. Na televisão, atuou em novelas da TV Tupi e participou de mais de 30 novelas da Rede Globo, como Roque Santeiro,Tieta e Saramandaia, além de minisséries como Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados, adaptação da obra de Nelson Rodrigues.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agencia Brasil

Dilma volta da Finlândia e reúne ministros no Palácio da Alvorada

21/10/2015 13h13

Brasília
Luana Lourenço – Repórter da Agência Brasil
Depois de voltar de viagem oficial à Escandinávia, a presidenta Dilma Rousseff passou a manhã reunida com ministros no Palácio da Alvorada. Dilma chegou à residência oficial por volta das 8h, depois de mais de 15 horas de voo da Finlândia ao Brasil.

No meio da manhã, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, chegou ao palácio. Em seguida, entraram os ministros da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, e da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Dilma esteve fora do Brasil desde a última sexta-feira (16) quando embarcou para a Suécia e Finlândia com a missão de ampliar parcerias comerciais, educacionais e em outras áreas com os dois países.

O retorno da presidenta coincide com o recebimento, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de novo pedido de impeachment protocolado por partidos da oposição.

Nos últimos dias, Dilma e Cunha deram declarações à imprensa em que trocaram comentários sobre corrupção. Na Finlândia, Dilma negou corrupção no Planalto e disse que “não é o governo que está sendo acusado atualmente”. Em Brasília, Cunha ironizou a resposta da presidenta ao questionar se a Petrobras, origem do esquema investigado pela Operação Lava Jato, não faz parte do governo.

Além das questões políticas a resolver, a presidenta deve decidir junto com a equipe econômica a estratégia do governo para a meta fiscal deste ano. No começo da semana, o ministro Jaques Wagner reconheceu que a ideia é revisar a previsão de superávit, que mede a economia de recursos para pagar os juros da dívida pública. Atualmente, a meta é de R$8,74 bilhões, o equivalente a 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB).

A revisão está em estudo pela área econômica, que aguardava o retorno de Dilma para bater o martelo. O anúncio deve ser feito até o fim desta semana e a mudança tem que receber o aval do Congresso Nacional.

Edição: Maria Claudia

Fonte: Agencia Brasil

Nelson Barbosa diz que governo pode rever meta fiscal deste ano

21/10/2015 13h13
Brasília
Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil

A perspectiva de frustração de receitas pode levar à revisão da meta de superávit primário, economia para o pagamento de juros da dívida pública, para este ano. A afirmação é do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que conversou com jornalistas após reunião com o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto.


Brasília - O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, durante a transmissão de Cargo do ex-ministro Edinho Araújo para o novo ministro-chefe da Secretaria de Portos, Helder Barbalho (José Cruz/Agência Brasil)
Para o ministro Nelson Barbosa, o foco do governo é 2015José Cruz/Agência Brasil

Inicialmente, a meta de esforço fiscal para União, estados, municípios e estatais correspondia a R$ 66,3 bilhões (1,1% do PIB) para este ano. Em julho, por causa da queda na arrecadação federal, a equipe econômica diminuiu a meta para R$ 8,747 bilhões – 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país),

“Só que isso não é uma decisão tomada. Estamos fazendo várias avaliações, porque tem receitas que podem se materializar no fim do ano”, disse. Barbosa acrescentou que pode haver novas receitas com concessões, por exemplo.

O ministro disse ainda que as avaliações sobre a meta estão sendo feitas pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento e serão divulgadas até sexta-feira (23). Nelson Barbosa afirmou que ainda não tem “nenhum número consolidado” sobre o assunto.

Perguntando se o governo estuda flexibilizar a meta de 2016, o ministro informou que o foco é 2015.

”Não que 2016 não seja importante. É muito importante, porque nossa direção continua sendo a mesma: de recuperar nossa capacidade fiscal, capacidade de produzir resultados primários em nível suficiente para estabilizar a dívida pública do governo federal. Só que, no contexto atual macroeconômico, essa recuperação é mais lenta do que se esperava inicialmente.”

Barbosa também disse que o cenário em análise ainda depende do encaminhamento que o Tribunal de Contas da União (TCU) dará sobre o pagamento de equalização de taxas de juros, dinheiro repassado do governo para os bancos. Neste mês, o TCU recomendou ao Congresso a rejeição das contas do governo de 2014 devido ao atraso no repasse de recursos para a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Barbosa acrescentou que, durante a reunião com Rossetto, foram avaliadas propostas de melhoria na situação fiscal da Previdência Social, após aprovação no Congresso da nova fórmula para cálculo de aposentadorias.
Edição: Armando Cardoso

Fonte: Agencia Brasil




MST cobra benefícios durante ocupação de prédio da Conab

21/10/2015 13h08
Brasília
Da Agência Brasil

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam na manhã de hoje (21) o prédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no centro de Brasília. Eles cobravam benefícios e a liberação de projetos que estão em análise.

Segundo o superintendente de Fiscalização da Conab, Francisco Faraj, os pagamentos estão realmente em atraso e a reivindicação é válida. “A Conab está negociando com os trabalhadores, a distribuição está atrasada, mas não depende de nós. Estamos em meio a uma crise e o Tesouro não nos libera verbas para a execução dos projetos”, disse.

Faraj informou que a direção do movimento se reuniu com representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social para buscar soluções e negociar.

O delegado da Polícia Federal Joselito de Araújo Souza informou que não houve danos ao patrimônio público. “O trabalho da Polícia Federal foi normal, procuramos a direção da Conab para saber sobre eventuais danos e se houve violação à ordem. Não tivemos problemas dignos de nota”, afirmou.

O coordenador do MST, Valdivino de Almeida, disse que em todos os estados estão sendo feitas ocupações e que o acampamento em frente ao Palácio do Buriti não tem data de saída.

Os servidores foram retirados do prédio pelos militantes. Outros foram barrados na entrada.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil

Crédito bancário para empresas está mais difícil, revela CNI

21/10/2015 12h57
Brasília
Stênio Ribeiro – Repórter da Agência Brasil
As dificuldades de acesso ao crédito bancário, por pessoas jurídicas, estão maiores do que no auge da crise financeira de 2008 e 2009, revela a Sondagem Industrial divulgada hoje (21) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Pesquisa da entidade industrial, feita na primeira metade de outubro com 2.468 empresas, revela que o indicador de facilidade de acesso ao crédito caiu pelo sétimo mês consecutivo e está em 29,9 pontos, em uma escala de zero a 100. Quanto menor o índice, maior a dificuldade.

A sondagem da CNI revela também que os empresários estavam insatisfeitos com o lucro e a situação financeira no terceiro trimestre (julho a setembro). O indicador de margem de lucro operacional ficou em 32,7 pontos, e o de satisfação financeira em 38,9 pontos.

Expectativas

De acordo com os dados, os preços das matérias-primas também subiram no trimestre passado. Apesar disso e das incertezas econômicas, a CNI aponta sinais positivos no horizonte, como a redução do excesso de estoques, que caiu de 53 para 51,6 pontos.

Análise técnica da pesquisa ressalta que quanto mais próximo da linha divisória de 50 pontos, mais ajustados os estoques. De acordo com o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, “o início de um processo de ajuste dos estoques é muito positivo, porque, se consolidado, abre caminho para o aumento futuro da produção”.

Outro ponto positivo é o aumento do otimismo dos empresários em relação às vendas externas. O índice de expectativas nos próximos seis meses passou de 50,2 pontos, em setembro, para 52,5 pontos. A disposição de investimento também melhorou um pouco, com elevação de 39,2 para 40,7 pontos, depois de nove quedas sucessivas.

Mas nem todas as perspectivas são positivas. A forte oscilação do dólar no ano fez com que a taxa de câmbio subisse do oitavo para o quarto lugar no ranking das principais preocupações do empresariado.

Avaliação da CNI diz que a volatilidade do câmbio dificulta qualquer análise das empresas para planejamento de exportação, formação de preços e investimento necessário para o esforço exportador.

A maior preocupação do setor continua a ser, porém, a elevada carga tributária, de acordo com 44,9% das respostas, seguida pela demanda interna insuficiente (42,2%) e o alto custo da energia (29,4%).

Edição: Denise Griesinger

Fonte: Agência Brasil


Comlurb e bombeiros continuam retirada de escombros em São Cristóvão

21/10/2015 12h52
Rio de Janeiro
Da Agência Brasil

As equipes do Corpo de Bombeiros continuam hoje (21) o trabalho de remoção dos entulhos na Rua São Luiz Gonzaga, resultantes da explosão seguida de desabamento, ocorrida na madrugada da última segunda-feira (19) em São Cristóvão, na zona norte do Rio. Até agora, não foram encontrados mais feridos.

Trabalhando em conjunto com os bombeiros, a Coordenadoria de Operações Especiais da Secretaria Municipal de Conservação e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) informaram que já foram retirados mais de 1.430 toneladas de entulho do local, o que corresponde a 130 viagens de caminhão.

César Cabral, filho do dono de uma casa de material esportivo vizinha do local da explosão, disse que ainda não sabe o que vai fazer, pois o que restou da loja foi demolido. O estabelecimento do pai estava há mais de 60 anos na região. “A loja já foi demolida. Agora eu quero ver se consigo recuperar alguns documentos, que ficaram no meio dos escombros. O estoque foi todo perdido com a explosão.”

As causas ainda estão sendo investigadas pela Polícia Civil e uma perícia complementar será feita após a retirada do restante dos escombros. Os resultados podem levar de 15 a 20 dias, mas as suspeitas são de que o acidente tenha sido causado por botijões de gás em um dos dois estabelecimentos vizinhos.

A explosão destruiu três lojas e 14 quitinetes nos fundos de uma delas, provocando a interdição de um total de 54 imóveis na região. Segundo a Defesa Civil, os imóveis permanecem interditados.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil

Construção civil cresceu 3,7% em 2013, diz IBGE

21/10/2015 11h55
Rio de Janeiro
Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil

A indústria da construção fechou o ano de 2013 com crescimento de 3,7%, em comparação a 2012, em incorporações, obras e serviços realizados pelas empresas do setor, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado foi influenciado pela ampla oferta de crédito imobiliário e por obras decorrentes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Também influiu no resultado a execução de obras preparatórias para a Copa do Mundo 2014.

Os dados, que fazem parte da Pesquisa Anual da Indústria da Construção, indicam que as obras totalizaram investimentos de R$ 357,7 bilhões. A pesquisa engloba informações sobre emprego, salários, custos e valor de projetos a cargo das empresas de construção. 

O IBGE usa as informações como subsídio para o cálculo definitivo do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e riquezas produzidos no país.

Em 2013, os investimentos na construção foram divididos da seguinte forma: 42,8% em construção de edifícios, 39,4% em obras de infraestrutura e 17,8% em serviços especializados. A receita operacional líquida avançou 5,3%, em termos reais (já descontada a inflação do período), entre 2012 (R$ 313,5 bilhões) e 2013 (R$ 337,6 bilhões), enquanto a variação do valor adicionado foi 6%, sendo 12,8% para os serviços especializados. Houve um acréscimo de 5.800 empresas nesse período.

Com isso, 2013 terminou com 111,9 mil empresas relacionadas com o setor de construção. Elas ocuparam 3 milhões de pessoas, o que correspondeu a R$ 67,4 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações, e um salário médio de R$ 1.750,88.

Edição: José Romildo

Fonte: Agência Brasil

Oposição entrega a Cunha novo pedido de impeachment contra Dilma Rousseff

21/10/2015 10h54
21/10/2015 12h04
Brasília
Carolina Gonçalves – Repórter da Agência Brasil

Partidos de oposição entregaram hoje (21) ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), novo pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff assinado pelos juristas Hélio Bicudo, ex-integrante do PT, Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique, e Janaína Conceição Paschoal.

Pauderney Avelino (DEM-AM) se disse confiante com o andamento do processo: “Acredito que o presidente Eduardo Cunha não tem como rejeitar este pedido. Ele agrega as pedaladas de 2015 e quatro decretos sem número editados pelo governo Dilma. Estes quatro decretos perfazem total de R$ 820 milhões que foram créditos abertos sem autorização do Congresso Nacional. Isto já foi motivo da rejeição das contas e do crime de responsabilidade pelo qual ela será responsabilizada”.

Ao receber o documento, Cunha prometeu analisar o pedido com “total isenção”. Representando os juristas, Maria Lúcia Bicudo, filha de Hélio Bicudo, apelou para que os movimentos pressionem por uma mudança na condução do país. “Há necessidade que estes movimentos de rua, dos jovens, transformem e modifiquem este país com suas energias. Temos que ir às ruas lutar por um Brasil melhor sem corrupção, sem conchavos políticos. Tudo isto que queremos é para o bem. É o caminho do bem”.

Além de partidos de oposição como DEM e PSDB o texto, com 65 páginas além de anexos, tem o apoio de 45 movimentos, entre eles Brasil Livre e Vem Pra Rua. Representantes desses movimentos sociais que foram na Câmara entregar o pedido ao presidente da Casa, Eduardo Cunha, entoavam gritos de guerra: "queremos um Natal sem Dilma".

Na semana passada, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que não vê fundamento para um processo de impeachment: “Temos absoluta tranquilidade em observar que [em relação aos pedidos de impeachment] não há fato, não há fundamento".

Os juristas que assinam o pedido já tinham apresentado documento semelhante no mês passado, mas decidiram reformular o texto, para incluir a recomendação do procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira. O procurador recomendou a abertura de um novo processo para analisar operações do governo federal que teriam violado a Lei de Responsabilidade Fiscal este ano, a partir de demonstrativos contábeis oficiais da Caixa Econômica, do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), já encaminhados ao TCU.

No último dia 13, a Corte acatou liminares apresentadas pelos partidos governistas para suspender o rito definido pelo peemedebista para um processo de impeachment que inclui, entre as regras, a previsão de recurso ao plenário da Câmara no caso dele recusar um pedido de abertura de processo. O rito foi divulgado como resposta a uma questão de ordem apresentada pela oposição que queria clareza sobre os procedimentos e regras nestes casos.

Há dois dias Cunha protocolou recursos para tentar reverter as liminares, argumentando que o trâmite foi estabelecido com base no Regimento Interno da Casa e em precedentes adotados em decisões da Câmara. Ontem, líderes da oposição pediram que peemedebista desista dos agravos para acelerar o andamento dos pedidos. A estratégia defendida pelas legendas é que se Cunha aceitar a decisão do Supremo, desconsiderando a questão de ordem, ele pode analisar os novos pedidos baseado no Regimento Interno da Casa e na Lei 1.079/50, que trata de processos de impeachment.

Cunha já indeferiu mais de dez pedidos que estavam aguardando sua análise e agora aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a Mesa Diretora da Casa, desde o início de 2015 foram apresentadas 27 pedidos de afastamento da presidenta Dilma. Deste total, 20 já foram arquivados e sete estão em andamento.

*Matéria ampliada às 12h04 para inclusão de informações

Edição: Denise Griesinger

Fonte: Agência Brasil

El Niño deste ano deve se igualar ao mais forte já registrado, alerta Nasa

21/10/2015 10h53
Brasília
Paula Laboissière* - Repórter da Agência Brasil

El Niño aumenta risco de queimadas na Amazônia (Divulgação/Doug Morton/Nasa)Divulgação/Doug Morton/Nasa

O El Niño registrado no período 2015/2016 deve se igualar ao de 1997/1998, o mais forte já identificado até o momento. O alerta é da agência espacial norte-americana (Nasa, na sigla em inglês). O fenômeno climático é caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial.

A Nasa informou ainda que, neste ano, os impactos do El Niño em todo o mundo serão melhor observados do espaço do que em qualquer outro ano, por meio do uso de satélites e de superprocessadores de dados. “Nas duas últimas décadas, fizemos grande progresso em reunir e analisar dados que podem ajudar os pesquisadores a entender mais os mecanismos e os impactos globais desse fenômeno”.

No Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que as variações climáticas registradas nas últimas semanas são resultado do El Niño e confirmou que o fenômeno este ano está mais intenso que o normal. Enquanto a Região Sul sofre com fortes chuvas e tempestades de granizo, moradores da região central do país buscam formas de se proteger do sol, enfrentar as altas temperaturas e a baixa umidade.

*Colaborou Ivan Richard

Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil

Mortes provocadas por policiais no Rio crescem 18% neste ano

21/10/2015 10h49
Rio de Janeiro
Vitor Abdala* – Repórter da Agência Brasil

Dados do Instituto de Segurança Pública mostram que policiais mataram 517 pessoas entre janeiro e setembro deste ano Arquivo/Agência Brasil

As mortes provocadas pela polícia do Rio de Janeiro cresceram 18% neste ano, em relação ao ano passado. De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), os policiais mataram 517 pessoas entre janeiro e setembro deste ano, ou seja, 79 a mais do que no mesmo período de 2014.

Essas ocorrências são registradas nas delegacias como “autos de resistência”, ou seja, os policiais registram o caso como sendo legítima defesa. Para especialistas, a culpa é da política de segurança pública do estado, que estimula uma guerra entre policiais e criminosos, sem buscar combater a origem da criminalidade.

Segundo a diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, essa política de guerra também tem seu efeito negativo no lado dos policiais. De janeiro a setembro deste ano, 21 policiais foram mortos em serviço no estado do Rio de Janeiro, cinco a mais do que no mesmo período do ano passado.

“Isso de algum modo faz parte da cultura organizacional que vê no enfrentamento ao criminoso um mecanismo para controlar o crime”, disse.

Samira Bueno acrescentou que esse comportamento, na prática, tem gerado muitas vítimas. “Se não pensarmos numa reformulação do modelo de segurança pública, não começarmos a rediscutir a política de drogas, não pensarmos em novos mecanismos de prover segurança pública, dificilmente conseguiremos garantir a vida dos agentes de segurança”, afirmou.

Morte

Em maio do ano passado, Johnatha de Oliveira, de 19 anos, foi morto por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Manguinhos, na zona norte da cidade do Rio. Os policiais alegaram que o jovem estava atirando contra policiais quando foi morto.

A família dele, no entanto, disse que ele estava desarmado e tinha acabado de sair de casa quando, durante, os policiais começaram a atirar. Um dos tiros atingiu o jovem.

A morte de Johnatha foi investigada e os responsáveis identificados. No entanto, quase um ano e meio depois, o julgamento ainda está na fase de instrução. “Eu quero que, quem tirou a vida do meu filho, pague pelo erro que cometeu. Meu filho tinha uma vida toda pela frente. Ele tinha sonhos, que foram tirados por causa de uma política de segurança pública em que a vida da favela não tem vez”, disse a mãe de Johnatha, Ana Paula Oliveira.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do estado informou que prioriza a preservação da vida, por isso tem premiado policiais integrantes de batalhões que tenham diminuído índices de “letalidade violenta”, indicador criminal que soma homicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e os autos de resistência.

Além disso, de acordo com a secretaria, diversas medidas foram tomadas para diminuir os índices de mortes em confronto, como a diminuição do uso de fuzis, a criação do Centro de Formação do Uso Progressivo da Força para policiais e a implementação da Divisão de Homicídios, que investiga todas as mortes decorrentes de intervenção policial.

*Colaborou Tâmara Freire, repórter do Radiojornalismo

Edição: José Romildo

Fonte: Agência Brasil

Romênia vai julgar ex-presidente Iliescu por crimes contra a humanidade

21/10/2015 10h30

Bucareste
Da Agência Lusa
Um tribunal da Romênia decidiu hoje (21) julgar o ex-presidente Ion Iliescu por supostos crimes contra a humanidade cometidos na repressão violenta de manifestações nos anos 90, meses depois do fim do regime comunista.

“O senhor Iliescu foi informado de que foram iniciados procedimentos legais contra ele”, disse um porta-voz do Ministério Público romeno.

O ex-presidente, que esteve hoje por cerca de uma hora no tribunal, recusou-se a falar com jornalistas que o aguardavam à saída.

Iliescu é acusado de reprimir violentamente um movimento de oposição, durante protesto que bloqueou o centro de Bucareste durante várias semanas em meados da década de 90, seis meses depois da queda do regime comunista liderado por Nicolai Ceausescu.

“A repressão violenta da manifestação, feita na Praça da Universidade, deixou quatro mortos e cerca de 1.000 feridos, três deles a tiro”, informou o Ministério Público em comunicado.

A instituição abriu inquérito sobre o caso em março, seis meses depois de o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos ter criticado a Justiça romena por não investigar devidamente o incidente.

Ion Iliescu, de 85 anos, foi acusado em 2005 de homicídio e tentativa de homicídio na repressão do protesto, mas o processo foi arquivado em 2008.

O ex-presidente, que dirigiu o país de 1990 a 1996 e de 2000 a 2004, afirmou em 2005 que uma condenação seria “vergonha nacional”.

Fonte: Agência Brasil

PM reintegra área da Favela da Ilha, em Osasco, após incêndios na madrugada

21/10/2015 10h22

São Paulo
Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil
Após focos de incêndio durante a madrugada de hoje (21), a Polícia Militar cumpriu, pela manhã, mandado de reintegração de posse da Favela da Ilha, em um terreno na cidade de Osasco. Mil e quinhentas famílias deixaram suas casas pacificamente e sem resistência.

A área é de propriedade particular e está localizada na Rua João Furlan, próxima à Rodovia Anhanguera, altura do quilômetro 16. No total, são 44 mil metros quadrados, que estavam ocupados por barracos de madeira e lona há 2 anos. Ontem (20) os policiais foram ao local e derrubaram o muro que cercava o terreno.

Durante a madrugada, alguns barracos foram incendiados, provocando nervosismo entre as famílias. De acordo com a polícia, moradores contrários à reintegração teriam provocado os incêndios. A empregada doméstica, Cristina de Medeiros, 41 anos, morava na ocupação com os três filhos e o marido. Ela disse que entrou em desespero quando percebeu o incêndio.

“Pegou fogo nos barracos, foi um desespero, todo mundo correndo, eram 3h da manhã. Estou aqui há 2 anos. Queríamos pelos menos receber o bolsa-aluguel agora. Vim parar aqui quando meu marido e eu ficamos desempregados, não tínhamos condições de pagar aluguel”, lamenta.

Segundo o capitão da Polícia Militar, Márcio Agamenon, o Corpo de Bombeiros foi acionado na madrugada para controlar o fogo e a reintegração de posse começou às 6h. Muitas famílias já haviam deixado o local, quando os 250 policiais militares e dois pelotões da Tropa de Choque chegaram. O capitão informou que a demolição dos cerca de 500 barracos deve terminar apenas no final do dia.

Sandra dos Santos Cardoso, de 30 anos, mãe de três filhos, ainda tentava recuperar pertences em seu barraco. Grávida de oito meses, ela passou mal durante a noite. Sandra e o marido estão desempregados. “A agente fica sem entender o que está acontecendo, a gente não teve assistência nenhuma”, disse.

A Agência Brasil entrou em contato e aguarda um posicionamento da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Osasco sobre o encaminhamento que será dado às famílias despejadas hoje. 


Edição: Denise Griesinger

Fonte: Agência Brasil

PF deflagra operação para prender fraudadores de concursos públicos

21/10/2015 10h06
São Paulo
Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) em São Paulo, no Paraná, Rio de Janeiro, em Alagoas e Rondônia, a Operação Afronta, para desarticular uma organização criminosa que frauda concursos públicos do Poder Judiciário em todo o país. A fraude foi detectada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que notou irregularidades no último concurso para os cargos de analista judiciário e técnico judiciário. Os documentos foram encaminhados à PF para instauração de inquérito. Os candidatos suspeitos tinham feito a prova em Sorocaba.

Segundo a PF, a investigação apurou que os líderes do grupo monitoravam a publicação de editais de concursos públicos, inscreviam no exame candidatos interessados em ingressar na carreira mediante fraude e também os chamados pilotos - membros da organização que se inscrevem no concurso para fotografar o caderno de questões com microcâmeras durante a prova.

Esses "pilotos" saíam da sala de aula depois do tempo de permanência exigido, de uma hora, e repassavam as fotos das folhas ao líder da organização que providenciava a correção das questões com o auxílio de outros comparsas. No final, as respostas eram repassadas aos candidatos por meio de ponto eletrônico, dispositivo intra-auricular de comunicação, que se conecta ao celular do candidato.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil

Fundação Casa tem mais uma fuga de menores

21/10/2015 09h56
São Paulo
Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil

A Polícia Militar está a procura de seis adolescentes que escaparam da unidade da Fundação Casa, no bairro de Pirituba, zona noroeste da cidade de São Paulo, por volta das 1h30 de hoje (21). Até as 9h30, nenhum desses menores tinha sido encontrado.

A Fundação Casa informou que será instaurada sindicância para apurar como esses internos conseguiram sair do local. Caso sejam recapturados, eles serão submetidos à análise da Comissão de Avaliação Disciplinar, que poderá aplicar sanções. A comissão é composta por servidores de várias áreas do próprio centro socioeducativo.

Desde setembro, têm sido frequentes os casos de fuga envolvendo os menores da Fundação Casa. O episódio mais recente ocorreu no último dia 12, quando 42 dos 64 internos da unidade de Santos, no litoral paulista, fugiram. Nesse caso, cinco funcionários foram feitos reféns e ao deixar a unidade, os adolescentes utilizaram um barco para conseguir chegar a uma comunidade próxima, conhecida como Favela do Caixão.

A assessoria de imprensa da Fundação Casa informou que ainda não tem um balanço das ocorrências.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil

De janeiro a outubro de 2015, prévia da inflação oficial chega a 8,49%

21/10/2015 09h43

Rio de Janeiro
Da Agência Brasil
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) chegou a 8,49% no período de janeiro a outubro de 2015, informou hoje (21) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2014, o índice correspondente ao mesmo período ficou em 5,23%. O índice deste ano foi o mais elevado acumulado de janeiro a outubro desde 2003, quando alcançou 9,17%.

O  IPCA-15 é uma prévia da inflação oficial do país, baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A coleta de dados do IPCA-15 ocorreu no período de 15 de setembro a 14 do mês de outubro.

O IPCA-15 teve variação de 0,66% em outubro e ficou 0,27 ponto percentual acima da taxa de setembro (0,39%). Esse foi o índice mais elevado para um mês de outubro desde 2002 (0,90%). Quanto aos últimos 12 meses (9,77%), a taxa acumulada ficou não somente acima dos 12 meses imediatamente anteriores (9,57%) como foi a mais elevada desde dezembro de 2003 (9,86%). Em outubro de 2014 o IPCA-15 chegou a 0,48%.

O índice do mês foi influenciado pelos três grupos que mais pesam no orçamento das famílias: habitação, com alta de 1,15%, transportes (0,80%) e alimentação e bebidas (0,62%). Os índices somados foram responsáveis por 72,73% do resultado do IPCA-15 de outubro.

Botijão de gás

Individualmente, o impacto mais elevado foi exercido pelo item botijão de gás, do grupo habitação (1,15%). Os preços desse item aumentaram 10,22% em outubro, depois de subirem 5,34% em setembro, acumulando 16,11% nestes dois meses. Este foi o reflexo, nos pontos de distribuição ao consumidor, do reajuste de 15% nas refinarias autorizado pela Petrobras, com vigência a partir de 1º de setembro.

Nos transportes (0,80%), o principal destaque ficou com a gasolina, 1,70% mais cara, refletindo, nas bombas, parte do reajuste de 6% nas refinarias autorizado pela Petrobras, com vigência a partir de 30 de setembro. Além disso, o etanol subiu 4,83% nas bombas, contribuindo também para a alta da gasolina, já que faz parte de sua composição.

No grupo alimentação e bebidas (0,62%), os alimentos consumidos em casa subiram 0,39%, enquanto a alimentação fora de casa teve alta de 1,06%. Vários produtos subiram de um mês para o outro, entre eles o frango inteiro (5,11%), batata-inglesa (4,22%), arroz (2,15%), pão francês (1,14%), carnes (0.97%) e a refeição fora de casa (1,15%).

O maior índice regional foi o de Brasília (1,28%), influenciado pela alta de 26,67% no item ônibus urbano, cujas tarifas foram reajustadas em 33,34%, a partir de 20 de setembro. A energia elétrica (4,55%), cujas contas ficaram 18,26% mais caras desde 26 de agosto também influiu. O menor índice foi o da região metropolitana de Recife (0,24%).

A população pesquisada pelo IPCA-15 abrange famílias com rendimentos mensais compreendidos entre um e 40 salários-mínimos, incluindo qualquer fonte de rendimentos, e residentes nas áreas urbanas das regiões.

Edição: José Romildo

Fonte: Agência Brasil

Tremor de 5,5 de magnitude atinge Fukushima sem causar danos

21/10/2015 09h12
Tóquio
Da Agência Lusa

Um tremor de magnitude 5,5 na escala Richter atingiu hoje (21) a região japonesa de Fukushima, onde fica a central nuclear com o mesmo nome, que não sofreu danos.

O tremor teve epicentro a 30 quilômetros de profundidade, na costa de Fukushima, sem que tenha sido emitido alerta de tsunami, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

A proprietária da central nuclear, a Tokyo Electric Power, não detectou, até agora, nenhuma anomalia na central, nem na vizinha Fukushima Daiini, disse à agência France Press um porta-voz da companhia.

O tremor foi sentido em 17 das 47 prefeituras do Japão, segundo a JMA.

Fukushima foi uma das regiões mais afetadas pelo forte sismo de 9 graus na escala Ritcher, seguido de tsunami, em 11 de março de 2011, que devastou a Costa Nordeste e deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos.

O terremoto e o tsunami causaram o pior acidente nuclear desde o de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.


Fonte: Agência Brasil

Crise de refugiados domina debate eleitoral na Polônia

21/10/2015 09h08

Varsóvia
Da Agência Lusa
A divisão da Polônia sobre como lidar com a crise de refugiados na União Europeia esteve no centro de um debate ontem (20) entre os candidatos às eleições de domingo (25).

Candidatos de oito partidos falaram sobre a forma como a Polônia devia gerir o fluxo de refugiados que chegam à União Europeia, fugidos da guerra e instabilidade no Oriente Médio e Norte de África.

A primeira-ministra polaca Ewa Kopacz, do partido Plataforma Cívica, reiterou seu compromisso com a solidariedade europeia, mas sublinhou a importância de se reforçar as fronteiras do bloco.

“Acima de tudo vamos mostrar solidariedade com estas pessoas que estão fugindo do perigo ou da morte”, disse, acrescentando que a distinção entre refugiados e migrantes econômicos deve ser uma prioridade.

O Governo de Kopacz opôs-se a quotas obrigatórias mas aceitou acolher cerca de 5 mil das 120 mil pessoas a serem distribuídas entre os 28 Estados-Membros da União Europeia.

Já Beata Szydlo, do partido da oposição Lei e Justiça (PiS), defendeu que a Polônia “devia focar na ajuda humanitária e apoio financeiro aos países onde estas pessoas estão agora em risco”, destacando que o problema dos refugiados devia ser resolvido na fonte.

Duas pesquisas publicadas na semana passada deram ao PiS 32% e 36% das intenções de voto, à frente dos 22% da Plataforma Cívica, que tem visto a sua popularidade cair ao fim de oito anos no poder.

Pawel Kukiz, um roqueiro aposentado, líder do Movimento Kukiz'15, que conseguiu 20% dos votos nas eleições presidenciais de maio, disse que “estes são migrantes econômicos” e não refugiados.

Janusz Korwin-Mikke, do grupo Korwin, acusou Angela Merkel de “pedir que criemos campos de concentração para estes refugiados e os guardemos para que não fujam para a Alemanha”.

Adrian Zandberg, do pequeno partido de esquerda Together, instou a classe política a não ceder ao argumento do medo e pediu “decência” com os migrantes.

“Se estas pessoas que estão fugindo da guerra, da morte e da fome estão batendo à nossa porta, é nosso dever, como seres humanos, cuidar deles”, disse.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Semana de Ciência e Tecnologia mostra relação entre luz e conhecimento humano

20/10/2015 19h50
Brasília
Da Agência Brasil

Brasília - Abertura da 12 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema Luz, Ciência e Vida, em alusão ao Ano Internacional da Luz estabelecido pela Onu (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Uma das atrações da semana é uma espécie de planetário no qual são projetadas Imagens da história da construção do conhecimento humano e da relação com a luz Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Com o tema Luz, ciência e vida, foi aberta oficialmente hoje (20), em Brasília, a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, que vai até domingo (25), tem mais de 28 mil atividades previstas em 662 municípios de todo o país.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o objetivo é popularizar a ciência e mostrar à sociedade sua importância no desenvolvimento do país e incentivar a atitude científica e a inovação.

Para a ministra Ciência Tecnologia e Inovação em exercício, Emilia Rodrigues, a semana representa um esforço conjunto do governo e de empresas com o objetivo de expandir o alcance do conhecimento científico no Brasil.

“Sabemos que o país passa por um momento de desafios. Temos toda a consciência de que superar as nossas dificuldades, no longo prazo, somente será possível por meio do desenvolvimento científico e tecnológico”, disse Emília.

A escolha do tema desta edição foi baseada em decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que proclamou 2015 como Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Instituições de pesquisa, agências de fomento e organizações sociais compõem a programação nacional da semana, que reúne também palestras, debates, simpósios, minicursos, exposições e oficinas.

Exposição

Brasília - Abertura da 12 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema Luz, Ciência e Vida, em alusão ao Ano Internacional da Luz estabelecido pela Onu (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)Adolescente testa bobina de Tesla durante mostrano Parque da Cidade Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil



























Em Brasília, um dos destaques da semana é um espaço de 200 metros, em formato de planetário, onde são projetadas imagens da história da construção do conhecimento humano e a relação com a luz. “A gente pode ver aqui como a luz é importante para as nossas vidas e está presente em várias parte das ciências”, disse a estudante Natália Cunha.

Crianças e jovens podem aproveitar a feira para conhecer equipamentos usados por estudiosos, como a bobina de Tesla. “O equipamento é um transformador, que produz altas tensões elevadas sob elevadas frequências. Com a alta tensão, a bonina transforma o ar em condutor de eletricidade e faz esses raios”, explica o monitor Thiago Soares, de 19 anos.

Em outro estande, crianças e adolescentes desenham, com a ajuda de um ilustador, qual seria a cidade do futuro, com foco na sustentabilidade. “As crianças conseguem, com isso, ver as dificuldades que enfrentamos com o clima e os desafios do futuro”, afirmou a professora Janaína Batista.

No Distrito Federal, as atividades ocorrem no Pavilhão do Parque da Cidade, área central de Brasília. A programação completa está disponível no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Edição: Nádia Franco

Fonte: Agência Brasil

Bancários rejeitam proposta da Fenaban e decidem manter greve

20/10/2015 19h46
São Paulo
Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil

Os bancários rejeitaram hoje (20) a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de 7,5% de reajuste e retirada do abono, após reunião realizada para negociar o fim da greve, no Hotel Maksoud Plaza, capital paulista.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, o Comando Nacional dos Bancários quer discutir aumento real e orienta a categoria a manter a greve forte. A negociação continua amanhã (21), a partir das 11h.

Os bancários estão em greve há 15 dias. Ontem (19), segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (‎Contraf-CUT), 12.496 agências e 40 centros administrativos paralisaram suas atividades nos 26 estados e no Distrito Federal.

Eles reivindicam reajuste salarial de 16%, incluindo reposição da inflação, mais 5,7% de aumento real, participação nos lucros e resultado (PLR), equivalente a três salários mínimos, mais R$ 7.246,82, melhores condições de trabalho e fim das demissões, entre outros.

“O desrespeito dos bancos continua. Amanhã, a greve completa 16 dias, sem avanço até o momento. Queremos discutir um reajuste digno do esforço dos bancários e correlato aos ganhos reais dos bancos. Não podemos aceitar perda salarial”, disse, em nota, Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

“Os bancos apresentaram uma proposta que reduz ainda mais os salários. Reiteramos nossa disponibilidade de negociar nova proposta. Por enquanto, a orientação é manter a greve forte. A negociação será retomada amanhã às 11h”, informou Roberto Von der Osten, presidente da Contraf-CUT e também coordenador do Comando Nacional.

Edição: Armando Cardoso

Fonte: Agência Brasil