dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Croácia chega a limite da capacidade de acolhimento

18/09/2015 06h57

Migrantes que cruzaram fronteira da Sérvia com a Croácia aguardam em campo
para fazer registroEPA/Antonio Bat/Agência Lusa/Direitos Reservados

Zagreb
Da Agência Lusa

O ministro do Interior croata, Ranko Ostojic, declarou hoje (18) que a capacidade de acolhimento de refugiados está saturada, depois da entrada no país de 13 mil migrantes, desde a manhã de quarta-feira.

"Registamos, até o momento, 13 mil migrantes em território da Croácia, e esse número indica que as nossas capacidades de acolhimento estão saturadas", declarou o ministro, citado pela emissora de televisão N1.

"Temos a obrigação de registar [os migrantes] devido às regras europeias. Essas pessoas podem pedir a proteção da Croácia e o nosso principal objetivo neste momento é estabilizar o acolhimento e ajudar quem precisa de ajuda", acrescentou.

"Fechamos os postos fronteiriços devido ao grande número de entradas", explicou Ranko Ostojic.

De acordo com a televisão pública sérvia (RTS), 30 ônibus que transportam migrantes chegaram esta madrugada a Sid, localidade muito próxima da fronteira com a Croácia.

A partir dali, os migrantes continuam a pé e atravessam a fronteira através dos campos.

Ontem (17), as autoridades croatas decidiram fechar "até nova ordem" sete dos oito postos fronteiriços com a Sérvia.

A decisão mantém a pressão sobre a União Europeia, cujos dirigentes vão se reunir na próxima semana para tentar ultrapassar suas divisões sobre uma resposta comum à crise migratória.

A Croácia é a nova rota para a Europa ocidental, depois do fechamento da fronteira da Sérvia com a Hungria, palco na quarta-feira de confrontos entre migrantes e forças de segurança.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente